48ª Reunião da ABENO

Tema: “Ser professor”
De 21 a 23 de agosto de 2013 – Rio de Janeiro – RJ.


Prezados amigos da Abeno,
Nesta nossa 48ª Reunião Anual, propomos uma reflexão tão profunda como urgente sobre Ser Professor. Uma reflexão que acompanha cada ação da Abeno em todas as suas frentes de trabalho pelo permanente desenvolvimento do ensino odontológico brasileiro, criando espaços que promovam a qualidade desse ensino e possibilitem avanços no processo da formação em Odontologia.

O professor é um dos protagonistas das transformações que precisamos empreender para que esses avanços sejam realidade. Mas como garantir nosso preparo para um mundo em acelerado processo de mudanças, onde as relações de ensino-aprendizagem se reconfiguram a cada dia, permeadas pelas novas tecnologias e por demandas profissionais e sociais cada vez mais multidisciplinares? Essa e outras questões serão discutidas em profundidade ao longo de toda a nossa programação científica, que reúne importantes pesquisadores em torno dos temas mais atuais relacionados à formação superior.

Participam ativamente dessas reflexões centenas de professores, pesquisadores, gestores e estudantes, todos parte dessa gigante comunidade que a Abeno representa em seus trabalhos junto ao poder público, à iniciativa privada, à sociedade civil organizada enfim, em todas os espaços sociais cujas ações impactam na formação profissional e intelectual em Odontologia. Esta 48ª Reunião é uma interface desses múltiplos espaços de atuação da nossa entidade, oportunidade de trocas e interações com os setores que influenciam o ensino odontológico em especial os formuladores das políticas públicas do setor. Com a proximidade do Enade 2013, a Abeno mais uma vez contribui aproximando dirigentes, estudantes e professores do processo de avaliação do ensino e da aprendizagem em nível superior.

Neste cenário de pluralidade de ideias e ações, a Abeno convida estudantes, docentes, tutores e dirigentes a integrarem-se à sua 48ª Reunião Anual. São todos muito aguardados!

Maria Celeste Morita
Presidente da Abeno