ABENO News 77 – 53ª Reunião da ABENO está imperdível!
NEWS – BOLETIM ELETRÔNICO DA ABENO

Palavras da Presidente

53ª Reunião da Abeno está imperdível!

Prezados Amigos da Abeno,

Nosso encontro anual em 2018 acontece na capital do país, Brasília-DF, nos dias 11 a 13 de julho. Seguindo a determinação de reposicionar a realização do evento dentro das Instituições de Ensino Superior, temos o prazer de contar com o acolhimento do Centro Universitário Euroamericano (Unieuro) que abre suas portas para nos receber. Contamos ainda com o esforço colaborativo dos cursos de Odontologia da Universidade de Brasília (UNB), Universidade Católica de Brasília (UCB), Faculdades Integradas do Planalto Central (Faciplac), Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), Universidade Paulista (Unip) e Faculdades (Icesp).

A centralidade de Brasília, entre seus outros atributos, deve facilitar o acesso igualitário dos professores e estudantes das diferentes regiões brasileiras o que certamente em muito irá enriquecer nossa reunião. O ambiente para o diálogo entre docentes, dirigentes de curso, tutores da rede de serviços públicos, estudantes de graduação e de pós-graduação, representantes da categoria e formuladores de políticas públicas está, desde já, amplamente assegurado.

Nesse sentido, a 53ª Reunião Anual da ABENO traz uma contextualização do ensino de odontologia no plano internacional e nacional. Realiza uma manhã de trabalho com oficinas temáticas focadas em importantes aspectos do dia a dia da gestão do ensino especialmente concebidas para apoiar os Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) em suas missões. Discute o emprego e os limites do uso de tecnologias, mostra resultados exitosos, debate a utilização de mídias sociais na Odontologia entre outros temas. Em tempos de profundas mudanças, abre o espaço para a voz da Diretoria de Avaliação do Inep e do Conselho Nacional de Educação, no ano em que os processos de avaliação in loco ganham novo instrumento e nossas Diretrizes Curriculares Nacionais seguem para as etapas finais de reformulação e aprovação.

Assim, mais uma vez, a Reunião da Abeno está imperdível! Aguardamos sua presença nessa oportunidade de encontro, de trocas de experiências e de convívio de pares na busca da excelência do ensino odontológico, cujo coletivo é uma das riquezas imensuráveis da Abeno.

Maria Celeste Morita
Presidente da Abeno

Abeno participa do 1º Seminário Internacional de Residências em Saúde

A Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno) participou do 1º Seminário Internacional de Residências em Saúde (Sires), promovido pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES – MS). O evento foi realizado entre os dias 15 e 18 de maio em São Paulo (SP), sendo dirigido às instituições e associações de Ensino, comissões nacionais de Residência, gestores estaduais e municipais, além de profissionais dos Ministérios da Saúde e da Educação. Representou a Abeno no evento, o Prof. Dr. Pablo Guilherme Caldarelli (UEL).

Em pauta a integração ensino e serviço, a interprofissionalidade, o financiamento e a formação em regiões de difícil provimento, por meio de experiências nacionais e internacionais. Os temas serviram de subsídios para a estruturação de um Plano de Ação para as Residências em Saúde.

O 1º Sires foi um importante espaço de compartilhamento de experiências e intercâmbio de ideias entre países, por meio de diálogos entre pesquisadores e gestores de diferentes cenários nacionais e internacionais, discutindo os desafios e as possibilidades para o fortalecimento das Residências em Saúde.

A Secretaria de Gestão da Educação na Saúde do Ministério confirmou no evento a continuidade das Residências como política pública e a manutenção da destinação de recursos pelo Ministério da Saúde.

CIRHRT analisa formação de RH em Saúde no SUS

No dia 24 de maio último foi realizada em Brasília/DF, a reunião ampliada da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho (CIRHRT), do Conselho Nacional de Saúde (CNS), com a pauta “A prerrogativa constitucional do SUS em ordenar a formação dos trabalhadores da área da saúde”.

A Abeno foi representada pela Profa. Daniela Lemos Carcereri (Departamento de Odontologia /UFSC) que discorreu sobre os compromissos e ações realizadas pela entidade para fazer valer este preceito constitucional, destacando o amplo processo de revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e participação nos movimentos de defesa da formação em Saúde no SUS, na modalidade presencial. Na ocasião também foi divulgada a realização da 53ª Reunião Anual da Abeno, com o tema central “Qualidade na Formação e no Exercício Profissional” na qual serão debatidos temas como o” Cenário do Ensino Odontológico no País” e “Formação interprofissional para Atenção à Saúde”, entre outros.

O encontro buscou levantar subsídios sobre a temática, com vistas à publicação de uma Resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS) a ser amplamente divulgada e encaminhada ao Ministério da Educação (MEC), reafirmando a prerrogativa constitucional do SUS em ordenar a formação dos trabalhadores da área da Saúde. Pretende-se construir e pactuar coletivamente uma Agenda/Carta de Compromissos, relacionada ao Artigo 200 da CF/88 e à 16ª Conferência Nacional de Saúde, entre os distintos representantes dos setores da Saúde e da Educação presentes na reunião, identificando estratégias e ações prioritárias que considerem os desafios que se apresentam no atual cenário das políticas públicas de Saúde e Educação implementadas no país.

A reunião teve por objetivos ampliar diálogos sobre o Artigo 200 da CF/88 com representantes das associações de ensino; dos conselhos profissionais; das executivas estudantis; das federações e confederações das profissões da saúde; das Escolas Técnicas do SUS (ET-SUS); da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), Andifes, dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação (ForGRAD), ABRAHUE, OAB e gestores dos ministérios da Educação e da Saúde.

Dia 12/7,Oficina Educação Interprofissional em Saúde

A Oficina Educação Interprofissional em Saúde (EIP) trará para debate o tema “Qual o lugar da EIP nos currículos e nas práticas docentes dos cursos de graduação em Odontologia?”, programado para o dia 12 de julho, das 9 às 12 horas, no Centro Universitário Euroamericano (Unieuro), em Brasília (DF) , local da 53ª Reunião da Abeno.

Em foco, a educação e trabalho interprofissional como componentes importantes para assegurar a qualidade da atenção à Saúde, com destaque para as iniciativas de EIP na graduação em Odontologia. Ainda, análise dos espaços curriculares potentes para o desenvolvimento da EIP e das competências colaborativas na formação e no trabalho em saúde centrado no usuário.

Os objetivos desta oficina serão: identificar iniciativas de EIP, na graduação, envolvendo o curso de Odontologia; mapear espaços potentes para o desenvolvimento da EIP nos currículos dos cursos de graduação em Odontologia e produzir um documento sobre EIP na graduação em Odontologia (experiências e perspectivas).

A Comissão Organizadora está formada por Celso Zilbovicius (USP), Daniela Lemos Carcereri (UFSC), Franklin Forte (UFPB) e Ramona Fernanda Ceriotti Toassi (UFRG).

A Oficina construirá um documento a partir da produção escrita entregue por cada grupo contendo as iniciativas de Educação Interprofissional em Saúde envolvendo a Odontologia e os espaços potentes para o desenvolvimento da EIP nos currículos dos cursos de graduação em Odontologia, além de uma síntese dos demais aspectos discutidos nos grupos de trabalho, como produto da Oficina.

EaD na Graduação em Saúde: Abeno em Audiência Pública na Câmara dos Deputados

A Associação Brasileira de Ensino (Abeno), esteve presente na Audiência Pública sobre Ensino a Distância (EaD) na Graduação em Saúde. Realizada no dia 15 deste mês, em Brasília (DF), a reunião teve a presença dos representantes do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que mais uma vez se posicionou contra a modalidade.

O debate aconteceu na Comissão de Seguridade Social e Família, na Câmara dos Deputados. O Projeto de Lei tem como autora a deputada Alice Portugal (PCdoB/BA) e relator o deputado Mandetta (DEM/MS). Em breve a Comissão deve se reunir com o ministro da Educação para discutir o assunto.

Na audiência, o Prof. Arlindo Abreu de Castro, da Unieuro, representou a Abeno.