ABENO News 76 – ABENO reúne-se com CNE para Revisão das DCNs
NEWS – BOLETIM ELETRÔNICO DA ABENO

Abeno reúne-se com CNE para Revisão das DCNs

Luiz Liza Curi, Arthur Roquete, Celeste Morita, Daniela Lemos, Ana Isabel Scavuzzi, Carbonari Neto e Arlindo Abreu Castro (da esq. Para a dir.)

A presidente da Abeno profa. Maria Celeste Morita (UEL) participou dia 7 de março, em Brasília (DF), da reunião da Comissão da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE). Em pauta a Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o curso de graduação em Odontologia. A reunião foi dirigida pelo presidente da Comissão da Câmara de Educação Superior do CNE Luiz Roberto Liza Curi, contando também com os conselheiros Arthur Roquete e Antonio Carbonari Netto.

As professoras Ana Isabel Fonseca Scavuzzi, presidente da Comissão de Ensino da Abeno (UEFS e UNIME), Daniela Lemos Carcereri (membro da Comissão de Ensino (UFSC) e prof. Arlindo Abreu de Castro (UNIEURO) e da Abeno integraram a equipe da entidade nesta segunda reunião do grupo com a Comissão da Câmara de Educação Superior do CNE.

Nesta 2ª Reunião com a Comissão da Câmara de Educação Superior do CNE a Abeno apresentou mais uma vez o trabalho de revisão das DCNs de Odontologia e aguarda para o início de maio de 2018 a 3ª Reunião no CNE, antes que a audiência pública seja marcada para avaliação do documento.

A revisão das DCNs de Odontologia teve como pressuposto inicial ser um processo dialógico, amplo e inclusivo mediado pela Abeno e foi desenvolvido no período de julho de 2015 a outubro de 2016, com a participação de 131 instituições representativas do ensino odontológico nacional incluindo instituições de ensino superior, Conselho Federal de Odontologia, Conselhos Regionais, sindicatos, associações e entidades.

Expectativa de 600 participantes na 53ª Reunião da Abeno em Brasília

A 53ª Reunião da Abeno será realizada nesta edição de 2018 na Capital Federal, Brasília, na Unidade Asa Sul da UNIEURO, com expectativa de 600 participantes, entre professores, alunos e gestores de cursos da área de Odontologia. A parceria entre a Abeno e UNIEURO foi firmada em dezembro, pela presidente da Abeno Maria Celeste Morita e o Pró-Reitor Acadêmico, Professor Dr. Arlindo Abreu de Castro Filho.

Serão mais de 30 atividades no evento, com palestras, debates, mesas redondas, oficinas e apresentação de trabalhos científicos, realizadas dias 11, 12 e 13 de julho próximo. A Abeno preparou uma grade de programação especial que atenderá as mudanças por quais estão passando o ensino de Odontologia, tais como a formação e especialização dos profissionais, as novas formas de relacionamentos virtuais e tecnologias de ensino inovadores e aprendizagem, a formação interprofissional. Teleodontologia e Ética serão alguns dos temas colocados em discussão.

Dia 11 de julho – A programação terá Reunião de Estudantes, palestra Ética, Odontologia e Redes Sociais,Reunião dos coordenadores de Pós-graduação Strictu Sensu, Projeto Graduação e de Bioética, Ética, Odontologia e Redes Sociais.

Na parte da tarde está marcada no Auditório principal a apresentação do Panorama Internacional do Ensino Odontológico- Integração Curricular e Novas Tecnologias Educacionais, seguida do Cenário do Ensino Odontológico no Brasil. Neste dia também estão previstas, no hall, exposição de pôsteres e vídeos.

Dia 12 de julho – A 53ª- Reunião da Abeno programou a Mostra Tecnologias Educacionais no Ensino Ontológico, três oficinas, Reunião Teleodontologia, na parte da manhã: à tarde, palestra Sofrimento Psíquico e Moral no Ambiente Acadêmico: como lidar, com debates, e Recursos Educacionais Inovadores no Ensino Odontológico. Na parte da tarde, também serão apresentados relatos das oficinas 1, 2 e 3. Essa atividade é uma resposta ao anseio do público de acompanhar todas as oficinas manifestado na pesquisa de avaliação do evento de 2017. Como todos os três temas são de profundo interesse para o ensino odontológico, neste ano, todos terão a oportunidade de acompanhar. Haverá ainda a Reuniões da Comissão de Ensino Abeno e da Diretoria Abeno.

Dia 13 de julho – A programação tem início com o Seminário Ensinando e Aprendendo, reuniões Residências Multiprofissionais e Avaliadores de Odontologia Basis. À tarde, Avaliação do Ensino Superior- MEC-Inep, Novas DCNs em Odontologia e Perspectivas para o Documento Orientador de Odontologia, com espaços para discussão dos temas.

O Abeno News apresenta nesta edição dois destaques da programação da 53ª Abeno e publicará mais detalhes da grade nas próximas edições do informativo

INSCRIÇÕES: http://reuniaoanual.abeno.org.br/53reuniao/

Em pauta, Ética, Odontologia e Redes Sociais, na 53ª Abeno

O prof. Leandro Brambilla Martorell, da Universidade Federal de Goiás (UFG)-Departamento de Prevenção e Reabilitação Oral e do Centro Universitário de Anápolis (UniEvangélica), fará a palestra Ética, Odontologia e Redes Sociais durante a programação da 53ª- Reunião da Abeno, em Brasília (DF).

Ao falar sobre o tema, ele explica que com a popularização do uso da internet, em especial das redes sociais virtuais, houve uma alteração significativa no modo como as pessoas lidam com as informações e também umas com as outras. “Um dos principais aspectos destas mudanças é a hiperexposição da vida privada, tanto compartilhando informações, inclusive imagens do ambiente de trabalho e estudo, da rotina de vida, de lazer, entre outros”, destaca.

Mas, um dos problemas desta exposição – aponta – é que ela nem sempre se limita às informações dos indivíduos que as compartilham, como é o caso dos cirurgiões-dentistas que publicam sua rotina de trabalho no atendimento a pacientes. Para exemplificar, ele aponta o exemplo da relação profissional-paciente que é atingida pelas mudanças que as tecnologias de informação trouxeram para o setor Saúde:

Respeito -A importância do respeito aos princípios da dignidade humana, autonomia, privacidade e confidencialidade na relação de cuidados em saúde

Ética – A responsabilidade ética do cirurgião-dentista frente ao uso das redes sociais

Desafios da Bioética frente à formação de estudantes de Odontologia neste contexto

Palestra Ética, Odontologia e Redes Sociais, dia 11 de julho, das 10h30 às 12h00, no Auditório Principal da UNIEURO

Desconstrução da matriz por especialidades x concepção nos agravos da saúde bucal

A profa. Ana Carla Ferreira Carneiros Rios (Universidade Estadual de Feira de Santana com especialização em Metodologia de Ensino Superior e Unime) vai apresentar e coordenar a oficina “Desconstrução da matriz por especialidades x Concepção com foco nos agravos da saúde bucal e nos ciclos da vida”.

Ela antecipa resumo do tema que colocará em discussão durante a 53ª Reunião Abeno :

*Mediadores – “Desconstrução da matriz por especialidades x Concepção com foco nos agravos da saúde bucal e nos ciclos da vida” os professores de Odontologia se apercebam mediadores num processo anti-hegemônico. Isso se dá por meio de uma discussão das características predominantes dos currículos dos cursos de Odontologia vigentes, confrontando-os com outras concepções metodológicas na elaboração de matrizes curriculares. O que se pretende é provocar um brainstorming que possibilite aos “oficineiros” desvendarem suas potencialidades para concepção de matrizes curriculares integradas em sentido horizontal e vertical, direcionada a uma formação condizente com a realidade nacional.

*Ciclos de vida – “Assim, diz a professora, propomos para esta oficina uma construção conjunta de uma matriz curricular com foco nos ciclos da vida (eixo curricular horizontal), e na resolução dos principais agravos à saúde bucal (eixo curricular vertical), permeada por debate em grupo.

A Oficina Desconstrução da matriz por especialidades x Concepção com foco nos agravos da saúde bucal e nos ciclos de vida acontecerá dia 12 de julho, das 9 às 12 horas, na Sala 4 da UNIEURO