ABENO participa da oficina da rede APS no Abrascão 2022, em Salvador – BA

 Oficina da RedeAPS no 13o Congresso Brasileiro de Saúde Coletivadiscute e aponta caminhospara APS integral, resolutiva, territorial ecomunitária noSUS

A Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde da Abrasco realizou uma Oficina no 13ºCongresso Brasileiro de Saúde Coletiva com o tema “Bases para uma AtençãoPrimária àSaúde integral, resolutiva, territorial e comunitária no SUS: aspectos críticos e proposições” no dia 20 de novembro de 2022 (domingo), das 9 às 17h em Salvador (Bahia), com participação de mais de 200 congressistas e não congressistas. 

 

A oficina organizada pela Rede de Pesquisa em AtençãoPrimária à Saúde da Abrasco teve por objetivos: 1) analisar os avanços, desafios, ameaças e retrocessos na política nacional de atenção primária / atenção básica à saúde; 2) apresentar uma agenda estratégica política para a APS no SUS; 3) discutir com atores chave um conjunto de proposições para uma AtençãoPrimária à Saúde integral, resolutiva, territorial e comunitária de qualidade no SUS. 

 

A dinâmica da oficina envolveu apresentações e debates em interlocução com os participantes e representantes de gestores do SUS e de profissionais atuantes na APS no SUS e como preparação para a Oficina foram disponibilizados em nosso site, o ebook intitulado“Bases para uma Atenção Primária à Saúde integral, resolutiva, territorial e comunitária no SUS: aspectos críticos e proposições”(https://redeaps.org.br/wp-content/uploads/2022/07/e-book.pdf) e as 14notas técnicas que podem ser acessadas pelo link: https://redeaps.org.br/notas-tecnicas/. Outro importante documento oferecido e disponibilizado seria o Manifesto da RedeAPS que foi confeccionado para a Conferência Livre, Democrática e Popularem Saúde de 2022. Omanifesto pode ser acessado pelo link (https://redeaps.org.br/wp-content/uploads/2022/08/APS-integral-resolutiva-territorial-comunitaria-e-integrada-a-rede-do-SUS-4-agosto-Conferencia-livre-e-popular-Proposicoes-da-Rede-de-Pesquisa-em-APS-da-ABRASCO.pdf) ou clicando aqui. 

 

Sobre a oficina: 

A análise da política nacionale experiências e estratégias de fortalecimento da APS integral, resolutiva, territorial e comunitária no SUS aconteceu no turno da manhã, com apresentações de Luiz Augusto Facchini (Rede APS e UFPel), ConceiçãoSilva (CNS eUNEGRO), Claunara Schilling Mendonça (Grupo Hospitalar Conceição e UFRGS) e Sandro Rodrigues Batista (SES Goiás e UFG), mesa que teve coordenação da Ligia Giovanella (RedeAPS e ENSP). 

 

 

No turno da tarde a mesa apresentou Estratégias e ações em favor da APS integral, resolutiva, territorial e comunitária no SUS e foi composta por Ana Pimentel (SMS Juiz de Fora e deputada eleita), Lenilma Bento deAraújo Meneses (ABEn), Maria Inez Padula Anderson (SBMFC), Daniela Carcereri(ABENO), Lucelia Santos (ABEFACO) e Lucia Gutemberg (CONACS), com coordenação da Claunara S. Mendonça (GHC e UFRGS). Também contamos com umamesade relatoria (Allan e Renato Tasca) e equipe de filmagem (Angélica, Márciae colegas).

 

A Rede APS em um agir coletivo construiu um documento chamado de “Revoga Já!” onde são sintetizadas as principais proposições para alcançarmos as melhores condições de saúde e de atenção da população brasileira, com base nos princípios constitucionais do SUS. O documentoRevoga Já pode ser acessado pelo link (https://redeaps.org.br/wp-content/uploads/2022/11/Revoga-Ja-Rede-APS-1.pdf) ou clicando aqui Revoga Já – Rede APS. 

 

As apresentações podem ser acessadas atravésdos links abaixo:

Manhã

Luiz Augusto Facchini – Apresentação_Agenda_Facchiniversão Sem 08jul2022 final

Conceição Silva – 1Manhã-Apresentação CNS – CTAB 13 ABRASCAO Salvador 2022 MesaAPS Manhã Conceição

Claunara S. Mendonça – RevogaçoABRASCO

Sandro Rodrigues – Abrascão_2022_20Nov- Sandro Rodrigues 

 

Tarde

Lenilma Bento – 2lenilma Apresentação Rede APS_ Abrascão 2022(1)

Daniela Carcereri – Abeno- oficina Rede APS Abrascao Salvador 201122

Lucelia Santos – Abefaco_ApresentaçãoRede de Pesquisa em APS

Apresentação Allan sobre a APS em Revista – apresentacao_abrasco_20221120_final 

 

A Rede APS agradece a participação detod@s. 

 

 

Vídeo da Oficina

Realizamos a filmagem de toda a Oficina e em breve iremos disponibilizar o vídeo na íntegra no nosso canal do Youtube: RedeAPS. 

 

Carta-Manifesto em Defesa do NASF

Em outra oficina realizada durante o 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva foi elaborado um documento em defesa do NASF que foi entrega à Equipe de Transição do Governo Federal.Os autores da carta também abriram uma petição que já conta com mais de 5 mil assinaturas. Acarta-manifesto pode ser acessada pelo link (https://redeaps.org.br/wp-content/uploads/2022/11/CARTA-EM-DEFESA-DO-NASF.pdf) ou clique aqui (CARTA EMDEFESA DO NASF). 

 

Carta em defesa do SUS e da democracia divulgada pela Abrasco

A Abrasco divulgou carta reiterando o compromisso com a defesa do Sistema Único de Saúde(SUS), reconhecendo a sua relevância para um país diverso e plural, comprometido com a democracia e com o desenvolvimento sustentável. Nela destacam-se a convergência entre os abrasquianos na superação da pandemia de Covid-19, apoiados no conhecimento científico; vencermos o obscurantismo social e político que se instalou no governo federal nos últimos anos e recuperação dos fundamentos de uma democracia participativa no país. A carta da Abrasco pode ser acessada clicando aqui.

 

Visiteo site da Rede APS – http://redeaps.org.br

e siga-nos no Instagram @rede_aps, Facebook @redeaps e Twitter- @apsrede 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *