59ª Reunião da ABENO
 
 

Prezados associados, estudantes e amigos da ABENO, sejam muito bem vindos a nossa 59ª Reunião Anual!

É com imensa alegria que a ABENO retorna a Belo Horizonte – MG para mais um momento de conexão, aprendizado e colaboração no campo do ensino odontológico.

Há 20 anos atrás, de 29 a 31 de julho de 2004, foi realizada em Belo Horizonte a 39.a Reunião Anual com o tema central “Ensino e saúde: A integração do ensino para a atenção integral em saúde”. Sob a presidência do Prof. Antonio César Perri de Carvalho, a 39ª Reunião promoveu discussões relevantes sobre as clínicas integradas e a integração ao SUS, fundamentais para os avanços que se sucederam.

E como diz a canção:

“Oh! Minas Gerais, Oh! Minas Gerais

Quem te conhece não esquece jamais

Oh! Minas Gerais…”

Uai, sô, como poderíamos esquecer sua gente tão acolhedora, o clima das montanhas, a rica cultura, o cheirinho de café e aquele pão de queijo delicioso?

Minas Gerais está sempre presente nas reuniões da ABENO, por meio da participação de professores, estudantes e dirigentes. Esta participação ativa reuniu uma grandiosa comissão organizadora local que está cuidando de todos os detalhes! Sob a coordenação das professoras Maria Inês Barreiros Senna e Camilla Aparecida Silva de Oliveira Lima a comissão vem se dedicando com afinco para que tenhamos dias enriquecedores e possamos desfrutar das discussões, oficinas e apresentações que foram cuidadosamente preparadas.

A 59ª Reunião Anual será presencial e realizada no Centro de Convenções da Escola de Engenharia, no Campus Pampulha, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), de 09 a 12 de julho de 2024.

As reuniões paralelas serão as únicas atividades na modalidade híbrida, contando com participantes no local do evento e transmissão online. Este é um espaço que vem se consolidando a cada ano ao reunir grupos de professores, grupos de interesse em temas inovadores e entidades como o Conselho Federal de Odontologia e os Conselhos Regionais e também as Academias de Odontologia.

A reunião conta com atividades de pré-evento, voltadas aos estudantes de graduação. Esta programação especial contou com a participação estudantil na definição dos temas que vão abordar entre outros, os impactos das mídias sociais, o mercado de trabalho e a inclusão do estudante com deficiência no ensino odontológico.

O time ABENO em conjunto com a comissão organizadora local deseja que a 59a Reunião proporcione momentos de inspiração, motivação e construção de novas parcerias; além de muito aprendizado!

O tema central “Educação Odontológica por agravos nas fases de vida – os desafios para a implementação das matrizes curriculares na perspectiva das DCN” permitiu a elaboração de uma programação científica alinhada com a complexidade e diversidade do ensino odontológico. Nosso objetivo é que as iniciativas e exemplos apresentados, assim como as ricas discussões que teremos possam se capilarizar e impactar as diferentes realidades socioeconômicas, culturais e políticas de cada região e instituição.

Participe! Inscreva seu trabalho! Esta edição está repleta de novidades!

Os trabalhos tipo “painel temático” serão apresentados oralmente em diferentes salas organizadas em 18 eixos temáticos. A premiação contemplará os melhores trabalhos nas categorias graduação, pós-graduação/profissional e docente.

Você poderá também inscrever trabalhos na modalidade de oficinas, com duas horas e meia de duração.

O já tradicional “Seminário Ensinando e Aprendendo” selecionará 8 trabalhos para apresentação oral na sala de seminários, que irão concorrer ao “Prêmio Léo Kriger”.

O ensino odontológico no mundo está em constante evolução, adaptando-se às mudanças no campo da saúde, nas demandas da sociedade e nas inovações tecnológicas. Estes temas estarão na pauta na 59.a Reunião, que contará com a presença de representantes de entidades de diferentes regiões, como da África, América Latina, América do Norte e Europa.

As DCN nos colocam neste movimento sempre em busca da excelência.  Sabemos o quanto pode ser desafiador mobilizar uma instituição para mudar sua matriz curricular!

Venha para a 59ª Reunião da ABENO para se atualizar, se conectar e co-laborar! Além da programação científica teremos a feira de exposição e também atividades sociais e culturais, para que você possa vivenciar bons momentos!

Fernando Brant e Milton Nascimento traduzem na canção “Encontros e despedidas” muito do que vivemos nas reuniões da ABENO!

“Todos os dias é um vai e vem

A vida se repete na estação

Tem gente que chega pra ficar

Tem gente que vai pra nunca mais

Tem gente que vem e quer voltar

Tem gente que vai e quer ficar

Tem gente que veio só olhar

Tem gente a sorrir e a chorar…

…. A hora do encontro é também despedida…”

Já estou com saudades!

Em julho é na UFMG que a gente se vê!

Forte abraço e até lá!

Daniela Lemos Carcereri, Presidente da ABENO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *