53ª Reunião da ABENO

Tema: “Qualidade na Formação e no Exercício Profissional”.
De 11 a 13 de julho de 2018 – Brasília – DF.


Prezados Amigos da ABENO,

Nosso encontro anual em 2018 acontece na capital do país, Brasília-DF, nos dias 11 a 13 de julho. Seguindo a determinação de reposicionar a realização do evento dentro das Instituições de Ensino Superior, temos o prazer de contar com o acolhimento do Centro Universitário Euroamericano (UNIEURO) que abre suas portas para nos receber. Contamos ainda com o esforço colaborativo dos cursos de Odontologia da Universidade de Brasília (UNB), Universidade Católica de Brasília (UCB), Faculdades Integradas do Planalto Central (FACIPLAC), Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), Universidade Paulista (UNIP) e Faculdades (ICESP).

A centralidade de Brasília, entre seus outros atributos, deve facilitar o acesso igualitário dos professores e estudantes das diferentes regiões brasileiras o que certamente em muito irá enriquecer nossa reunião. O ambiente para o diálogo entre docentes, dirigentes de curso, tutores da rede de serviços públicos, estudantes de graduação e de pós-graduação, representantes da categoria e formuladores de políticas públicas está, desde já, amplamente assegurado.

Nesse sentido a 53ª Reunião Anual da ABENO traz uma contextualização do ensino de odontologia no plano internacional e nacional. Realiza uma manhã de trabalho com oficinas temáticas focadas em importantes aspectos do dia a dia da gestão do ensino especialmente concebidas para apoiar os Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) em suas missões. Discute o emprego e os limites do uso de tecnologias, mostra resultados exitosos, debate a utilização de mídias sociais na odontologia entre outros temas. Em tempos de profundas mudanças, abre o espaço para a voz da Diretoria de Avaliação do INEP e do Conselho Nacional de Educação, no ano em que os processos de avaliação in loco ganham novo instrumento e nossas Diretrizes Curriculares Nacionais seguem para as etapas finais de reformulação e aprovação.

Assim, mais uma vez, a Reunião da ABENO está imperdível! Aguardamos sua presença nessa oportunidade de encontro, de trocas de experiências e de convívio de pares na busca da excelência do ensino odontológico, cujo coletivo é uma das riquezas imensuráveis da ABENO.

Maria Celeste Morita
Presidente da ABENO