
A Associação Brasileira de Ensino Odontológico, enlutada, comunica o falecimento do Professor Orlando Ayrton de Toledo, professor titular do Departamento de Odontologia, da Faculdade de Ciências da Saúde, da Universidade de Brasília, ocorrido sábado, 12 de abril de 2025, em Brasília-DF.
O Professor Ayrton, como era carinhosamente chamado, foi pioneiro e um dos responsáveis pela criação do Curso de Odontologia da UnB, onde atuou como professor titular até março de 2001. Uma das grandes referências na área de Odontopediatria teve destacada atuação no ensino e na pesquisa como orientador de dissertações e teses, autor de artigos e livros com destaque para a obra intitulada “Odontopediatria – Fundamentos para a Prática Clínica”. Foi um dos fundadores e presidente do Grupo Brasileiro de Professores de Ortodontia e Odontopediatria (GRUPO) em três diferentes períodos 1977/1978, 1979/1980 e1989/1990.
Além de referência na área de odontopediatria, Prof. Ayrton foi um defensor da qualidade do ensino odontológico; atuou como avaliador de cursos e foi presença constante e marcante nas Reuniões Anuais da ABENO. Foi o vice-presidente da ABENO no período de 2006 a 2010, tendo exercido a presidência de 2009 a julho de 2010. Seu trabalho, dedicação, alegria e gentileza serão para sempre lembrados.
Ao longo de sua trajetória recebeu inúmeros títulos e prêmios, tendo recebido, em 2002, o título de Professor Emérito da Universidade de Brasília, por contribuição relevante na área de Odontologia.
Agradecemos o exemplo e o legado que o Professor Orlando Ayrton de Toledo deixa para o ensino odontológico e, em especial para a ABENO.
E manifestamos nosso pesar à esposa, aos familiares, aos amigos, colegas e ex-alunos; que encontrem conforto em cada abraço amigo.