A Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO), em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promoveu a oficina regional sul do projeto “Interculturalidade na Formação de Profissionais de Saúde para o SUS”, coordenado pelo Prof. Fernando Antonio Menezes da Silva (UFPE).
A oficina, realizada nos dias 02 e 03 de dezembro de 2024, teve como objetivo reunir representantes de diversas áreas, incluindo as associações nacionais de ensino na saúde, gestores de saúde e grupos de interesse, como organizações que atuam na saúde de povos indígenas, migrantes, negros e da comunidade LGBTQIAPN+.
A programação do dia 02/12/2024 incluiu a mesa de abertura e painéis com espaço para debate, abordando os seguintes temas: Visão dos Grupos de Interesse de Instituições de Educação Superior, que contou com a presença dos seguintes palestrantes, PROAFE/UFSC – Pró-reitora Profa. Leslie Sedrez Chaves; UFFS – Professor Jaime Giolo; UFPE – Profa. Maria Wanderleya Coroliano de Lavor e como mediadora a Profa. Daniela Lemos Carcereri (UFSC) e o Painel com os Grupos de Interesse de Comunidades, Estudantes e Pesquisadores contou com a presença dos palestrante, representante dos povos indígenas – Aline Padilha; Representante da população negra: Doutora Carol Lima de Carvalho (UDESC – Projeto AYA); Projeto de Pesquisa Trans Bucal: Profa. Andreia Morales Cascaes (Saúde Pública/UFSC); Lisiane Bonatelli, doutoranda PEN/UFSC e como mediadora a Profa Marilise Luiza Martins dos Reis Sayão (PROAFE/UFSC). Cada tema contou com duas perguntas, seguidas por um “Café com Ideias”, promovendo debates mais informais fortalecendo a colaboração e o diálogo entre os profissionas.
O dia foi encerrado com os Grupos de Trabalho: Análise de Conceitos e Definições, Interculturalidade, Eixos e Indicadores e logo após a Apresentação dos resultados dos Grupos de Trabalho com as recomendações para os conceitos e definições revisados que teve como facilitadores os professores(as): Maria Wanderleya Coroliano de Lavor, Petronio Martelli, Felipe Rios, Daniela Lemos Carcereri, Francis Tourinho e Iraní Tomiatto de Oliveira.
No dia 03/12/2024, a programação iniciou com o terceiro e último painel, Experiências dos Serviços, que contou com as seguintes apresentações: A vivência da interculturalidade no ambulatório de prática da UFFS, Jaime Giolo; Atenção à saúde das pessoas Transexuais: Profa. Helena Moraes Cortes (Enfermagem/ UFSC); atenção à saúde da população de rua, Psicóloga Lívia Maria Fontana – membro da Equipe Consultório na Rua – CnaR/SMS Florianópolis e como mediador Prof. Petronio Martelli (Medicina/UFPE). Seguido pelos Grupos de Trabalho: Análise das Tabelas com Eixos e Indicadores (Delphi). Em seguida, houve a Apresentação dos Resultados dos Grupos de Trabalho, com as recomendações para os indicadores selecionados, que teve como facilitadores os professores(as): Maria Wanderleya Coroliano de Lavor, Petronio Martelli, Felipe Rios, Daniela Lemos Carcereri, Francis Tourinho e Iraní Tomiatto de Oliveira.
O dia foi encerrado com mais um “Café com Ideias”.
Os resultados desta oficina irã se somar aos resultados advindos das demais oficinas regionais participantes do projeto que seguirá em andamento em 2025.