Recorde de estudantes das
5 Regiões na Reunião Abeno

Público recorde de estudantes presente na 52ª- Reunião Abeno, com participação de acadêmicos das cinco regiões brasileiras, sob a coordenação dos profs. Adair Stefanelli Busato e Mário Uriarte Neto, no dia 5 de julho.

Após breve histórico sobre os primórdios da Odontologia e a transição da Odontologia Tecnicista para a que exige pensamento crítico, tiveram início discussões sobre a formação de profissionais que cumpram as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Odontologia. Já o prof. Uriarte destacou, ao falar, a inserção do cirurgião-dentista no sistema público de saúde e o papel que este profissional ocupa na sociedade.

Entre os temas que foram debatidos pelos estudantes - que são recorrentes e vem sendo debatidos em todas as reuniões da Abeno - destacaram-se o sistema de cotas nas universidades, Diretrizes Curriculares, Enade, Estágios, Preceptores, Sistema de Avaliação, projeto político-pedagógico dos cursos, política de dejetos, relação professor/aluno.

No encontro foram enfocados ainda temas de interesse desse público, como a existência da lista integrada de materiais odontológicos e o banco de empréstimo de materiais. Também houve manifestações sobre a evasão estudantil, clínica integrada na atenção básica, liderança estudantil e a cultura da competição versus colaboração.

Outros temas mais polêmicos como o preconceito, inclusão e acessibilidade fizeram parte do debate, bem como novas preocupações expressas entre os participantes, por exemplo, o aumento dos casos de depressão e da síndrome do pânico e a necessidade do apoio psicológico aos estudantes e professores nos cursos de Odontologia, bem, como crescimento de casos de suicídio nas universidades.

A presidente da Abeno, Maria Celeste Morita, falou de seu contentamento em presenciar falas comprometidas e estruturadas ressaltando “a liderança e engajamento dos estudantes de Odontologia nas reuniões da Abeno como agentes ativos no processo de sua formação profissional”. 

A dirigente disse ainda que “esta é uma importante pauta que se destaca a cada ano e que, em 2018, durante a 53ª Reunião da Abeno, que acontecerá em Brasília (DF), espera ver superada a meta de participação em mais uma reunião de sucesso”.

 

20-07-2017