Lideranças máximas da Odontologia

na 46ª Reunião da Abeno, em SC

Em foco, nova realidade do mercado de trabalho, que se reconfigura
para estender atenção odontológica a toda a população

 

A Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno) recebeu lideranças do Brasil e do mundo na realização de sua 46ª Reunião, em Florianópolis (SC), de 10 a 13 de agosto. Com programação de peso, ocupou o espaço que lhe cabe para a análise e a troca de ideias, conceitos e questionamentos sobre a formação odontológica. Foram quatro dias de intensos debates, com a particularidade da Abeno de ouvir não só os especialistas convidados, mas também os associados da entidade e participantes, formando massa crítica para suas reflexões. Na solenidade de abertura, a profª Maria Celeste Morita, presidente da entidade, teve ao seu lado Ana Estela Haddad, diretora de Programa da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde; Sérgio Franco, presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), representando o Ministério da Educação; Cláudio José Amante, pró-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina; Cléo Nunes, coordenador local do evento; Ailton Morilhas, presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO); Newton Miranda de Carvalho, presidente nacional da Associação Brasileira de Odontologia (ABO); e Roberto Vianna, presidente da Federação Dentária Internacional (FDI). Veja mais.

Na ocasião, Maria Celeste Morita destacou a “importância de chamar a atenção da comunidade acadêmica para uma nova realidade, em que o mercado de trabalho do profissional a ser formado se reconfigure para estender a atenção odontológica a toda a população, respondendo às novas dinâmicas sociais de um novo Brasil, um país que resgata o valor de sua identidade nos planos nacional e internacional”. Veja a íntegra do pronunciamento da presidente da Abeno.

Abeno vence desafio

Léo Kriger homenageou a presidente da Abeno, dizendo que Maria Celeste Morita “venceu o primeiro desafio, em seu primeiro ano de gestão, conduzindo a recuperação da entidade para colocá-la onde sempre deve estar, para que seja o fórum do ensino odontológico brasileiro. Estamos no caminho certo, como prova este evento, com público expressivo e de qualidade”. Em vários momentos, representantes das instituições de ensino se manifestaram apoiando tanto as ações da Diretoria da entidade como a realização da Reunião e seu conteúdo. Frase recorrente ouvida nos auditórios da 46ª Reunião: “A Abeno está renascendo”. Como disse o prof. José Ranali, presidente da Comissão de Ensino, ainda sobre o papel da Abeno e citando Jung: “Quem olha para fora sonha. Quem olha para dentro acorda”. E acrescentou: “Devemos ter essa obrigação de seguir avante e manter unida esta entidade. Vejo renovação na Abeno e isso traz novas energias”.

Reunião de peso e conteúdo

Público de 350 participantes e 30 atividades para refletir sobre
“A formação odontológica e o mercado de trabalho”

 

As lideranças máximas da Odontologia, do Brasil e do exterior, educadores de 20 Estados e do Distrito Federal compuseram o público presente na 46ª Reunião da Abeno, em Florianópolis (SC).

Presidida pela profª Maria Celeste Morita, o evento reuniu perto de 350 profissionais responsáveis pela formação e ensino dos cirurgiões-dentistas, e não por acaso teve como tema escolhido para direcionar os trabalhos desta edição “A formação odontológica e o mercado de trabalho”.

Com apoio do Ministério da Saúde, Organização Pan-americana da Saúde, Pró-Saúde, PET-Saúde, Capes e Colgate, a 46ª Reunião da Abeno teve cerca de 30 atividades: I Mostra de Experiências Exitosas dos Projetos Pró-Saude, Pet-Saúde e Telessaúde da Área de Odontologia; Encontro de Professores de Odontologia do Mercosul; Reunião de Coordenadores de Residência em Odontologia; e Reunião das Iniciativas Brasileiras de Teleodontologia do Programa Telessaúde Brasil, além de conferências, todas abertas a discussões e debates, sobre os temas Avaliação do Enade-Odontologia 2010; Processo de Acreditação de Cursos de Odontologia no Mercosul; Geração Y e a Graduação em Odontologia; Uso da Tecnologia da Informação e Comunicação: Uma Nova Área da Odontologia Aplicada ao Ensino; A Formação Profissional para a Gestão: na Academia, na Política e na Administração; Trabalho no Serviço Público e Formação Odontológica; Reunião de Coordenadores de Residência em Odontologia; Mercado de Trabalho em Odontologia – Uma Avaliação Externa; Simpósio J&J: Atualização e Cenário Atual do Ensino sobre o Controle Químico Diário do Biofilme; Saúde Bucal no Brasil: Panorama Atual e Perspectivas Futuras; Formação para o Ensino na Saúde: Órgão de Fomento (Capes) e a Formação Docente, além das reuniões da Diretoria, da Comissão de Ensino, do Conselho Fiscal e Assembleia Geral.

 

Palavras das autoridades foram
renovação, experiência, desafio

Após a abertura da sessão, com palavras de Cléo Nunes, coordenador do evento, sobre o conteúdo da 46ª Reunião, as seguintes autoridades manifestaram-se sobre a Abeno: 

Sérgio Franco, presidente da Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Conaes), parabenizou todos que movimentam a Abeno e destacou a fala do educador Paulo Freire: “Educação é essencialmente diálogo, mas diálogo não são duas pessoas que falam, e, sim, atravessamento de ideias. É isso que fazemos, somos diferentes, tanto o Ministério da Saúde, o Ministério da Educação, as instituições de ensino superior, os educadores. Mas é esse atravessamento de ideias que faz a riqueza e a preciosidade dessa área”.

Ana Estela Haddad, diretora de Programa da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, ressaltou a presença das entidades unidas em ótima interlocução. “Temos encontrado acolhimento a nossas parcerias. É um momento de renovação desse espaço que a Abeno preserva em sua história, é a experiência do Léo Kriger, do Sérgio Franco, do Roberto Vianna, da área internacional, do Ailton e do Newton, com a programação aberta a boas reflexões nada triviais sobre o Enade, a acreditação de cursos no Mercosul, a residência odontológica, tudo isso no mesmo encontro.” Ela indicou, ainda, leitura de um dos números da revista Lancet em que há texto editorial sobre o SUS mostrando a relação de educação e recursos humanos. “Crescemos, o Ministério da Saúde avança porque temos sistemas de trabalho. Este é um novo momento gerencial, um novo desafio, obedecendo a Lei Orgânica da Saúde, estabelecida no Decreto Presidencial 5708, e a Lei 8080, que determina nova legislação para os editais dos programas, entre eles os das redes de informação e comunicação. Passamos por uma ebulição de discussões, e isso é muito bom.”

Presidente da Federação Dentária Internacional (FDI), o carioca Roberto Vianna falou que “somos novos, pois há faculdades de Odontologia desde 1300. Porém, temos uma Odontologia reconhecida, com dirigentes brasileiros, nos últimos anos, nas principais entidades internacionais, como a FDI e a IADR. A produção científica nacional é maior do que a alemã e a japonesa em qualidade. É uma honra para a FDI estar aqui compartilhando este momento com a Abeno”.

Ailton Morilhas, presidente do Conselho Federal de Odontologia, declarou que a entidade tem feito reuniões em Brasília com todas as entidades institucionais do setor, e que a intenção é crescer junto para, se cada uma delas colaborar, a Odontologia ser melhor. “O compromisso do CFO é com a classe odontológica, com a população.”

Newton Miranda de Carvalho, presidente da Associação Braseira de Odontologia (ABO Nacional), disse que ensino e mercado de trabalho são focos da Abeno e da ABO, irmanadas nos mesmos princípios para a que é considerada a melhor Odontologia do mundo. “Temos a melhor prática, a melhor academia, temos que pensar como um todo, no cirurgião-dentista lá na ponta. Acredito que a Odontologia vai contribuir com a humanidade, e a Odontologia é grande, em parte, pelos profissionais e pelo trabalho da Abeno.”

Homenagem ao precursor - Na cerimônia de abertura do evento, José Dilson de Meneses prestou homenagem ao precursor da Abeno, Cláudio Ferreira de Melo, médico e cirurgião-dentista, que em 1956 fundou a Abeeo, depois transformada na entidade atual.

Em 55 anos, esta é a primeira vez que a Abeno é presidida por uma mulher, a profª Maria Celeste Morita, graduada em Odontologia pela Universidade Estadual de Londrina (1981), com mestrado e doutorado pela Universidade de Paris VI (Pierre et Marie Curie), França. Maria Celeste é professora associada da Universidade Estadual de Londrina (Paraná). Também no campo da atuação profissional tem vasta bagagem na área do ensino odontológico, participando de várias comissões no Ministério da Saúde e no Ministério da Educação.

Acompanhe!

Nas próximas edições do Abeno News você receberá informações sobre o conteúdo das palestras e conferências realizadas e sobre a I Mostra de Experiências Exitosas dos Projetos Pró-Saude, Pet-Saúde e Telessaúde da Área de Odontologia, que aconteceu durante a 46ª Reunião da entidade, em Florianópolis.