Universidade e população mais próximas

Mostra científica inédita apresenta experiências de integração entre o
ensino odontológico e os serviços oferecidos à população. Entre os trabalhos selecionados estão atendimentos a adolescentes infratores, trabalhadores
e idosos, em diferentes regiões do País

 

Um grupo de pesquisadores vindos de instituições de ensino superior de diversas regiões do Brasil vai se reunir, entre os próximos dias 10 e 13, em Florianópolis (SC), para compartilhar experiências reais de integração entre ensino e serviços odontológicos, com o objetivo de reorientar a formação profissional na área e de promover transformações na prestação de serviços de saúde bucal e integral à população. As apresentações compõem a programação da 46ª Reunião da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno), e são uma iniciativa da entidade e do Ministério da Saúde.

Serão apresentados 62 trabalhos, todos realizados em instituições de ensino superior brasileiras, entre públicas e privadas, relatando experiências exitosas do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) e do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) na área da odontologia. A ideia é promover a reflexão sobre a implementação dessas políticas em todo o território nacional. 

Diversidade de temas e de realidades 

O Pró-Saúde tem, entre seus objetivos, a garantia de uma abordagem integral do processo saúde-doença com ênfase na Atenção Básica. Para fomentar essa integração e a formação de grupos de aprendizagem em áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde (SUS), o PET-Saúde é um instrumento dentro do Pró-Saúde para qualificação em serviço dos profissionais da área, envolvendo estudantes de graduação, profissionais dos serviços, gestores e docentes em suas ações.

Entre os trabalhos selecionados para a I Mostra de Experiências Exitosas dos Projetos Pró-Saúde e PET-Saúde da Área de Odontologia estão experiências de todas as regiões, com temáticas tão diversas quanto as realidades encontradas ao longo do vasto território brasileiro. Os casos relatados e as considerações acerca de seus resultados são complementares e podem ajudar a desenvolver novas iniciativas. Conheça algumas das experiências que serão compartilhadas: 

Adolescentes infratores - A integração do tripé do ensino superior – ensino, pesquisa e extensão – foi o caminho percorrido por pesquisadores da Faculdades Unidas do Norte de Minas Gerais (Funorte), em Montes Claros (MG), para oferecer atendimento odontológico de qualidade a adolescentes infratores, aproximando as metas do trabalho às do Pró-Saúde e garantindo atenção à saúde bucal dos jovens envolvidos.

As peculiaridades do atendimento a este público específico serão tratadas na exposição, assim como os resultados positivos obtidos com a devida atenção à saúde bucal dos jovens assistidos.

Combate à dengue - Pesquisa do Ministério da Saúde mostrou que subiu de 10 para 16 o número de Estados brasileiros com alto risco de serem afetados por epidemias de dengue. As áreas estão concentradas nas regiões Norte e Nordeste, além de parte da Sudeste. Integrando a estratégia de prevenção à doença e de assistência aos doentes, avalia-se a importância dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate a endemias. Diante disso, pesquisadores da Universidade de Fortaleza, na capital cearense, vão apresentar na 46ª Reunião Anual da Abeno experiências de participação do PET-Saúde na formação de uma equipe de agentes de saúde mirins para o combate à dengue. 

Novos cuidados para nova população - Nos últimos 20 anos, o idoso brasileiro teve a sua expectativa de sobrevida aumentada e reduziu o seu grau de deficiência física ou mental. Foi para esses homens e mulheres que se voltaram dois estudos que serão apresentados na Mostra. Na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi avaliada a contribuição do PET-Saúde no bem-estar do idoso através da formação de grupos na atenção básica. Já pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) apresentam estudo exploratório sobre a percepção da necessidade de prótese por idosos durante a campanha de vacinação contra a gripe H1N1 no município rio-grandense.

Tecnologia e humanização - Inovações metodológicas e do processo ensino-aprendizado, e de sua integração social, também farão parte da  mostra. Experiências com as mais diversas aplicações em diferentes localidades e da teleodontologia – promoção de capacitação, consultoria para cirurgiões-dentistas e diagnóstico de patologias bucais em populações de localização remota, por exemplo – serão apresentadas por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Ao mesmo tempo em que consideram o uso de novas tecnologias no processo da aprendizagem e da prática odontológicas, os pesquisadores da Mostra também privilegiam o elemento humano. Da USP de Ribeirão Preto vem trabalho sobre políticas de incentivo à aproximação ensino-serviço nos cursos de saúde. Já da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), experiências de equipes multidisciplinares do PET-Saúde na humanização em unidade de Saúde da Família de Maceió.

Inscrições on-line

Estudantes, professores, pesquisadores e cirurgiões-dentistas de todo o País podem participar da 46ª Reunião da Abeno e acompanhar as exibições da I Mostra de Experiências Exitosas dos Projetos Pró-Saúde e PET-Saúde da Área de Odontologia.

O evento acontece de 10 a 13 de agosto, no Majestic Palace Hotel (Av. Beira Mar Norte, 2746), na área central de Florianópolis, ao lado do Shopping Beira Mar e próximo a outros hotéis.

Mais informações e inscrições:

Prixe Eventos
www.prixeventos.com.br
reuniaoabeno@prixeventos.com.br
(51) 3249.6164

Abeno
www.abeno.org.br
abeno@abeno.org.br
(43) 3026.2900