Reunião paralela durante o 32º Ciosp discute questões do Enade 2013. Participe!

 

 

No próximo dia 1º de fevereiro, durante a programação do 32º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (Ciosp), na capital paulista, a Abeno realiza reunião paralela na sede da Associação Paulista de Cirurgiões-dentistas (APCD),  promotora do evento. A entidade vai discutir as questões que geraram dúvidas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2013. Interessados em participar podem se inscrever no site da Abeno (www.abeno.org.br).

Na ocasião a Abeno vai constituir um documento com as solicitações das instituições de ensino superior (IESs) a ser encaminhado ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Além disso a entidade apresenta o programa de sua 49ª Reunião Anual, que acontece de 30 de julho a 1º de agosto, em João Pessoa (PB).

Mais informações: www.abeno.org.br.


Abeno e CRO-SP convocam IESs de SP para reunião sobre qualidade da formação

 

 

Com o objetivo de promover ações integradas de fortalecimento da qualidade da formação do cirurgião-dentista e do exercício profissional odontológico, a Abeno e o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) convidam as faculdades de Odontologia de São Paulo para sua 2° reunião com dirigentes e coordenadores de cursos. O encontro acontece no dia 1º de fevereiro, das 16h às 18h, na sede da APCD (Rua Voluntários da Pátria, 547, Santana, Zona Norte de São Paulo). Leia abaixo informações sobre a primeira reunião, realizada em dezembro.

A reunião dá continuidade à rede de trabalho formada por Abeno, CRO-SP e IESs em torno da promoção da qualidade da formação. A presidente da Abeno, Maria Celeste Morita, e o presidente do CRO-SP, Claudio Yukio Miyakeb, solicitam que as instituições viabilizem a participação dois representantes, preferencialmente o coordenador do curso e o diretor da faculdade. Os participantes devem preencher a ficha de inscrição que está disponível no site da Abeno até o dia 30 de janeiro.

Abeno e CRO-SP contam com a presença de todas as faculdades e cursos de Odontologia do estado de São Paulo.


Abeno e CRO-SP assinam termo de
parceria em prol da qualidade profissional

 

 

Focados cada vez mais na qualificação da formação profissional dos cirurgiões-dentistas, a Abeno e o Conselho Regional de São Paulo (CRO-SP) assinaram termo de parceria formalizando o início de um trabalho inédito de integração entre a formação odontológica e o exercício profissional. As entidades foram representadas por Maria Celeste Morita, presidente da Abeno, e por Cláudio Miyake, presidente do CRO-SP. A assinatura do termo de compromisso aconteceu em dezembro, no hotel Hampton Park, em São Paulo.

Na ocasião foi realizada a primeira reunião de trabalho da parceria com representantes de instituições de ensino superior (IESs) de todo o estado de São Paulo. Estiveram presentes mais de 30 coordenadores e dirigentes de cursos dos 46 existentes. Durante o encontro foram discutidos diversos outros temas de interesse da profissão, como formação profissional e ética na Odontologia. Também foi apresentada a Comissão de Ensino de Graduação em Odontologia, que ficará responsável por coordenar as atividades desenvolvidas pelas duas instituições. Fazem parte dela os conselheiros do CRO-SP Rogério Kairalla e Mary Caroline Skelton-Macedo; Maria Celeste Morita e Elisa Tanaka, da Abeno; Horácio Faig Leite, Silvio Issau e Estevão Kimpara, da Universidade do Estado de São Paulo (Unesp); Rui Brito e Rogério Motta, da São Leopoldo Mandic; Ana Estela Haddad e Dalton Ramos, da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FO-USP).

"Percebemos que era cada vez maior o número de processos éticos contra os profissionais da área odontológica com menos de 10 anos de formados. Começamos a nos questionar a causa disso. Então sentamos com o CRO-SP para que nos ajudasse a melhorar esses números. Temos a ética como ponto de convergência, por isso decidimos iniciar esse trabalho-piloto que terá início em São Paulo, mas que pretendemos expandir para todo o Brasil", enfatizou a profa. Celeste.

Para o presidente do CRO-SP, a primeira reunião com os representantes da IES foi o início de uma grande parceria. "Estamos focando no profissional, mas pensando também na população. Essa ação conjunta com a Abeno renderá bons frutos. O apoio das universidades públicas e privadas é fundamental nesse processo e esperamos que cada vez mais o profissional esteja consciente do seu papel e o faça de maneira correta. Essa parceria possibilita ainda debater com as instituições assuntos importantes, como o exame de proficiência e qualidade da formação", disse.

O próximo encontro, que dará continuidade às discussões, já tem data marcada: será no dia 1º de fevereiro, às 16h, durante o 32º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (Ciosp). As inscrições estão abertas no site da Abeno: www.abeno.org.br.

 

 

A Associação Brasileira de Ensino Odontológico foi fundada em 1956 e congrega representantes das instituições de ensino odontológico no Brasil. Consolidou-se como espaço privilegiado de debate de políticas no setor, permitindo o encontro de lideranças, formuladores de políticas, diretores de faculdades, coordenadores de curso, professores e alunos de graduação e pós-graduação preocupados com a educação do cirurgião-dentista. www.abeno.org.br