Teleodontologia

A formação do cirurgião-dentista
além dos territórios


Abeno e Faculdade de Odontologia da USP iniciaram projeto de
implementação de núcleos de teleodontologia em instituições de ensino
superior públicas e privadas. A expansão e o aperfeiçoamento da iniciativa serão discutidos na 48ª Reunião Anual da entidade, que acontece de
21 a 23 de agosto, no Rio de Janeiro


O crescente uso da internet e das tecnologias de informação e comunicação trouxe novas perspectivas dentro da odontologia – entre elas, a teleodontologia, que dispensa o elemento “distância”, tanto de espaço quanto de tempo, e otimiza o ensino, a pesquisa e a atualização odontológica e até mesmo o atendimento e a assistência em saúde bucal, ampliando, diversificando e aperfeiçoando as formas de realizá-los. O tema está na discussão da 48ª Reunião Anual da Abeno, que acontece de 21 a 23 de agosto, No Windsor Guanabara Hotel, no Rio de Janeiro (RJ), com tema central Ser Professor.

Os conceitos da teleodontologia vêm sendo bem incorporados às atividades curriculares e de extensão de muitas instituições. Na Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FO-USP), por exemplo, foi criado, em 2007, o pioneiro Núcleo de Teleodontologia. Em dezembro de 2012, a Abeno deu início oficialmente ao projeto de implementação de núcleos similares nas instituições de ensino superior (IESs) das regiões Sul e Sudeste. “Essa iniciativa conjunta coloca Abeno e FO-USP na vanguarda do ensino odontológico e aponta a direção para que os avanços conquistados pela tecnologia possam ser alcançados por todas as faculdades de Odontologia do País”, comemora a presidente da Abeno, Maria Celeste Morita.

A intenção é capacitar as instituições no uso de tecnologias educacionais e dar suporte à formação de outros núcleos universitários de teleodontologia, ultrapassando as salas de aula e a própria faculdade. “As tendências mundiais da educação superior apontam como diretrizes a serem perseguidas a aprendizagem permanente, a responsabilidade pública e a dimensão social da educação superior e da pesquisa. As tecnologias da informação e comunicação devem ser instrumentos que apoiam objetivos educacionais que vão muito além da própria tecnologia”, defende Ana Estela Haddad, coordenadora da discussão específica sobre o assunto na programação da 48ª Reunião, professora associada do Departamento de Ortodontia e Odontopediatria da FO-USP e uma das responsáveis pela criação do Núcleo de Teleodontologia da instituição. Também coordena a atividade o prof. Humberto Antoniazzi, idealizador e coordenador do Núcleo.

Suporte técnico-pedagógico

O objetivo da atividade na 48ª Reunião é pontuar o projeto da Abeno com a FO-USP a partir de curso ofertado pela entidade aos interessados, com suporte técnico-pedagógico da faculdade. A intenção é ainda ambientar os participantes nas ações e participação na Rede Nacional de Teleodontologia, no SIG Teleodontologia, do Grupo de Interesse Especial de Odontologia da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), do Teledentistry Working Group da ISfTeH (Sociedade Europeia), na Revista da Abeno e no Jornal Brasileiro de Telessaúde, que terão números dedicados ao tema Teleodontologia.

Participe!

Com o tema geral Ser Professor, a 48ª Reunião também terá oficina de elaboração de itens para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), entre outras atividades. A programação completa está disponível no site do evento.

 

A Associação Brasileira de Ensino Odontológico foi fundada em 1956 e congrega representantes das instituições de ensino odontológico no Brasil. Consolidou-se como espaço privilegiado de debate de políticas no setor, permitindo o encontro de lideranças, formuladores de políticas, diretores de faculdades, coordenadores de curso, professores e alunos de graduação e pós-graduação preocupados com a educação do cirurgião-dentista. www.abeno.org.br