48ª Reunião discute formação do
cirurgião-dentista e os serviços de saúde

 

Residência multiprofissional e integração do ensino em saúde com os
serviços oferecidos à população serão abordadas pela programação do evento, que acontece de 21 a 23 de agosto, no Rio de Janeiro

Em meio às discussões sobre as recentes medidas do governo federal para a formação em Medicina, que criam novas vagas e tornam obrigatório na matriz curricular o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) por dois anos, a 48ª Reunião da Abeno envolve professores, estudantes e gestores da educação na reflexão sobre a formação do cirurgião-dentista e seu papel no desenvolvimento do sistema de saúde brasileiro. Entre as reuniões paralelas que acontecem ao longo do evento, de 21 a 23 de agosto, no Windsor Guanabara Hotel, no Rio de Janeiro (RJ), serão discutidos os programas PET e Pró-Saúde, políticas públicas que contribuem com a reorientação da formação profissional em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), e a residência multiprofissional, importante modalidade da formação de recursos humanos para o SUS.

Cirurgiões-dentistas universalizados

O Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-saúde) e o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde) favorecem a integração entre o ensino na área e os serviços de saúde, importante defesa da Abeno. Diante da relevância dos programas e exercendo seu papel de promover espaços que possibilitem o diálogo e a troca de experiências entre instituições de ensino superior, a entidade tem promovido uma série de atividades relacionadas ao tema ao longo de suas reuniões anuais. Na edição do ano passado foi realizada a I Reunião Paralela dos Projetos PET e Pró-Saúde, na qual foram discutidos os avanços e as perspectivas dos programas. Em 2011 aconteceu a 1ª Mostra de Experiências Exitosas dos Projetos PET e Pró-Saúde, que contou com a apresentação de 62 trabalhos, de autores vindos de 25 instituições de ensino de todas as regiões do País.

As discussões deste ano serão coordenadas pelas professoras Lucimar Aparecida Britto Codato, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), e Raquel Sano Suga Terada, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), com relatoria da profa. Elaine Quedas de Assis, da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid).

Residência multiprofissional, saúde integral

Também fazem parte da programação das reuniões anuais da Abeno os trabalhos da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde na regulação da área. A entidade promove uma série de ações para desenvolver os programas de residência na Odontologia. O processo se inicia com o cadastramento de informações no Sistema da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (SisCNRMS), passando por avaliação in locu. Os programas recebem parecer das câmaras técnicas, que são compostas por representantes dos conselhos e das associações de ensino das 14 profissões da saúde, entre outros membros.

Na 48ª Reunião da Abeno, as discussões sobre as residências multiprofissionais serão coordenadas pelo prof. José Galba de Meneses Gomes, da Universidade de Fortaleza (Unifor), com relatoria da profa. Mitsue Fujimaki Hayacibara, da UEM. 

Estudantes e professores vão ao Rio

A exemplo da edição passada, a Abeno realiza na 48ª Reunião encontro com estudantes de graduação, com o objetivo de aprimorar a comunicação da entidade com os futuros cirurgiões-dentistas e contribuir com a atividade estudantil. Neste ano a reunião paralela dos estudantes acontece no dia 21 e será coordenada pela presidente da Abeno, profa. Maria Celeste Morita, da UEL, pelo vice-presidente, prof. Adair Busato, da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), e pelo prof. Cláudio José Amante, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Com o tema geral Ser Professor, a 48ª Reunião também terá discussões sobre Teleodontologia, com coordenação dos professores João Humberto Antoniazzi e Ana Estela Haddad, da Universidade de São Paulo (USP), e oficina de elaboração de itens para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), com o prof. Mauro Luiz Rabelo, da Universidade de Brasília (UnB). A programação completa está disponível no site www.reuniaoanual.abeno.org.br.

 

DIRETORIA EM AÇÃO              DIRETORIA EM AÇÃO              DIRETORIA EM AÇÃO

 

No dia 29 de maio, a Abeno foi à 12ª Jornada Universitária de Odontologia do Rio Grande do Norte, em Natal. A presidente da entidade, Maria Celeste Morita, ministrou a palestra Tendências Atuais no Currículo de Odontologia, com discussões sobre critérios imprescindíveis para a formação do CD e os avanços e desafios das Diretrizes Curriculares Nacionais. Também foi realizada oficina sobre o tema.

 

Ainda no mês de maio, a convite do diretor da Faculdade de Odontologia da Universidade Central do Equador, Napoleón Arteaga, e da Organização de Faculdades, Escolas e Departamentos de Odontologia da União de Universidades da América Latina, a Abeno foi à conferência de faculdades de Odontologia em Quito, Equador. Maria Celeste Morita ministrou a palestra Formação de Recursos Humanos Odontológicos, Tendências e Desafios. O evento foi coordenado por Alejandro Farfán.

A Associação Brasileira de Ensino Odontológico foi fundada em 1956 e congrega representantes das instituições de ensino odontológico no Brasil. Consolidou-se como espaço privilegiado de debate de políticas no setor, permitindo o encontro de lideranças, formuladores de políticas, diretores de faculdades, coordenadores de curso, professores e alunos de graduação e pós-graduação preocupados com a educação do cirurgião-dentista. www.abeno.org.br