Abeno e
Inep
promovem
curso
inédito
para
avaliadores
de
cursos
de
Odontologia
|
Léo Kriger, da Abeno, apresenta a parceria entre a entidade e o Inep aos avaliadores participantes do curso |
Iniciativa
reuniu
avaliadores
de todas
as
regiões
do País
com o
objetivo
de
ampliar
sua
formação
nos
itens
específicos
de
Odontologia,
promovendo
a
qualidade
do
processo
e a
convergência
com as
Diretrizes
Curriculares
Nacionais
No
início
do mês,
nos dias
3 e 4 de
abril,
em
Brasília
(DF), a
Abeno e
o
Instituto
Nacional
de
Estudos
e
Pesquisas
Educacionais
(Inep)
promoveram
conjuntamente,
pela
primeira
vez na
história
da
avaliação
dos
cursos
de
graduação
do
Brasil,
o Curso
de
Formação
Continuada
para os
Avaliadores
de
Odontologia
do Banco
de
Avaliadores
do
Sistema
Nacional
de
Avaliação
da
Educação
Superior
(Sinaes-BASis).
A
iniciativa
inédita
ofereceu
a
avaliadores
de todas
as
regiões
do País
uma
série de
apresentações
sobre
aspectos
diversos
do
processo
de
avaliação,
seguidas
de
atividades
em grupo
para a
formulação
coletiva
de um
documento
orientador
das
comissões
de
avaliação
in loco.
|
Luiz Cláudio Costa, presidente do Inep |
O
ciclo de
palestras
foi
aberto
pelo
presidente
do Inep,
Luiz
Cláudio
Costa,
que
destacou
a
importância
da
parceria
para o
futuro
da
graduação
odontológica.
“Para
realizar
o que é
nossa
função
do Inep,
nossos
objetivos,
o Inep
precisa
estar
sempre
em
sintonia
com a
academia,
as
associações,
a
inteligência
brasileira
nas mais
diferentes
áreas. A
Abeno
nos traz
isso, a
competência
das
lideranças
que
entendem
as
especificidades
da
graduação
e que
nos
ajudam a
ter
instrumentos
cada vez
mais
eficazes
para
avaliarmos
os
cursos,
termos
uma
visão
clara do
estudante,
do corpo
docente
e das
instituições.
A Abeno
é
reconhecida
pela sua
competência
e pela
disponibilidade
de atuar
pela
melhoria
do
ensino
brasileiro.”
Em
seguida
foi
ministrada
a
palestra
Avaliação
como
Ação
Indutora
do
Desenvolvimento
da
Educação
Superior
e o
Compromisso
do
Avaliador,
por
Claudia
Maffini
Griboski,
diretora
de
Avaliação
da
Educação
Superior
do Inep.
"O
processo
de
avaliação
precisa
demonstrar
para as
instituições
e os
cursos
caminhos
para que
a
formação
melhore,
e é
fundamental
a
presença
da Abeno
nesse
contexto,
uma
instituição
que vem
trilhando
esse
caminho
de
cooperação
em nome
da
melhoria
do
ensino
odontológico",
declarou
Claudia.
O
primeiro
dia do
curso
contou
ainda
com as
palestras A Abeno
e a
Promoção
da
Qualidade
do
Ensino
de
Odontologia
Brasileiro,
por Léo
Kriger,
professor
adjunto
da
Universidade
Tuiuti
do
Paraná
(UTP) e
da
Universidade
Federal
do
Paraná
(UFPR) e
professor
titular
da
Pontifícia
Universidade
Católica
do
Paraná
(PUC-PR);
e
Diretrizes
Curriculares
Nacionais
e a
Relação
entre a
Saúde e
a
Educação,
por Ana
Estela
Haddad,
livre-docente
pela
Universidade
de São
Paulo
(USP).
|
As palestras foram ministradas por representantes da Abeno e do Inep. Da esq. para a dir.: Ana Estela Haddad, Antônio César Perri, Suzana Schwerz Funghetto e Claudia Maffini Griboski |
As
atividades
do dia
seguinte
foram
abertas
pela
palestra
Dimensões
do
Instrumento
de
Avaliação
–
Olhares
e
Perspectivas,
por
Suzana
Schwerz
Funghetto,
coordenadora-geral
de
Avaliação
dos
Cursos
de
Graduação
e
Instituições
de
Ensino
Superior
do Inep,
seguida
das
apresentações
A
Dimensão
Pedagógica
dos
Cursos
de
Graduação
em
Odontologia,
por
Antônio
César
Perri de
Carvalho,
da
Abeno, e
A
Formação
do
Cirurgião-dentista
para a
Realidade
Brasileira,
por Léo
Kriger.
Em
grupo,
os
avaliadores
discutiram
estudos
de caso
nas
dimensões
pedagógica
e de
infraestrutura,
como
estágio
supervisionado
e as
relações
com o
SUS. Ao
final,
foram
retomados
pontos
importantes
dos
casos
discutidos,
e os
presentes
receberam
orientações
para a
utilização
da
plataforma
Moodle.
Com a
palavra,
os
avaliadores
A
iniciativa
conjunta
da Abeno
e do
Inep foi
recebida
com
entusiasmo
pelos
avaliadores
que
participaram
do curso
em
Brasília.
Confira,
abaixo,
alguns
depoimentos.
“Foi um
momento
de muita
troca de
experiência
e de
aprendizado.
Ganhamos
importantes
referenciais
para que
nossos
cursos
sejam
cada vez
melhores,
refletindo
na
formação
do
cirurgião-dentista
e no bem-estar da
população.”
-
Alessandro
Lisboa,
do
Centro
de
Ensino
Superior
dos
Campos
Gerais
(Cescage),
de Ponta
Grossa
(PR)
“As
dúvidas
e os
questionamentos
de
alguns
são,
muitas
vezes,
contempladas
pela
realidade
de
outros
avaliadores,
e poder
contar
com a
contribuição
da Abeno
e do
Inep na
discussão
dessas
questões
nos
deixa
mais
seguros
para as
próximas
avaliações”.
-
Luciana
Ramalho,
da
Universidade
Federal
da Bahia
(UFBA)
“Este
curso é
ainda
mais
relevante
por
tratar
não só
do
processo
de
avaliação,
mas
também
da
formação
do
avaliador,
do
indivíduo.
Parabéns
à Abeno
e ao
Inep
pela
iniciativa.”
-
Cleverton
Roberto
de
Andrade,
da
Faculdade
de
Odontologia
de
Araraquara
da
Universidade
Estadual
Paulista
(Foar-Unesp)
“Momento
fundamental
para a
troca de
experiências
diante
da
diversidade
de um
país tão
grande e
plural
quanto o
Brasil.
Saímos
mais
amadurecidos
do
curso,
com as
energias
renovadas
para o
importante
papel
que
desempenhamos
na
avaliação
dos
cursos
para a
melhoria
da
formação
odontológica.”
-
Hilda
Souza,
da
Universidade
do
Estado
do Rio
de
Janeiro
(UERJ) |