Abeno e Núcleo de Teleodontologia da FO-USP
iniciam capacitação de IESs em teleodontologia

 

Evento contou com transmissão inédita pela Internet, com mais de 180 conexões simultâneas em todo o Brasil somadas à participação presencial de 120 pessoas, entre docentes e gestores de cursos de Odontologia de diversas instituições de ensino superior

 

Em parceria com o Núcleo de Teleodontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FO-USP), a Abeno deu início oficialmente ao projeto de implementação de núcleos de teleodontologia nas instituições de ensino superior (IESs) do Sul e do Sudeste, em evento que compartilhou experiências exitosas na área. Transmitido em tempo real pelos sites da Abeno, do Núcleo de Teleodontologia FO-USP e do IPTV USP, a experiência de reunião presencial e on-line, inédita na faculdade, levou à participação remota de cerca de 70 pessoas pela manhã, sendo que à tarde foram contabilizadas mais de 180 conexões simultâneas. No local, além de representantes da Abeno e da FO-USP, uma plateia de cerca de120 participantes,entre coordenadores de cursos de Odontologia e professores de diversas IESs.

Compuseram a mesa de abertura dos trabalhos a presidente da Abeno, Maria Celeste Morita; o diretor da FO-USP, Rodney Garcia Rocha; o coordenador do Núcleo de Teleodontologia da faculdade, João Humberto Antoniazzi; e a presidente da Comissão de Cultura e Extensão da Fo-USP, Marlene Fenyo Soeiro de Matos Pereira, representando a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Maria Arminda do Nascimento Arruda. Para Celeste Morita, “a iniciativa coloca Abeno e FO-USP na vanguarda do ensino odontológico e aponta a direção para que os avanços conquistados pela tecnologia possam ser alcançados por todas as faculdades de Odontologia do País.” A ideia, já em desenvolvimento, é capacitar as instituições no uso de tecnologias educacionais e dar suporte à formação de núcleos universitários de teleodontologia. O diretor da FO-USP, Rodney Garcia Rocha, lembrou que o Núcleo de Teleodontologia da instituição foi formado em 2006, com o objetivo de “ultrapassar as salas de aula e a própria faculdade”. Para ele, a reunião para a iniciativa do curso de capacitação evidencia o amadurecimento do núcleo. Nesse contexto, Antoniazzi, idealizador e coordenador do Núcleo de Teleodontologia, exaltou a preocupação da instituição com o futuro das novas gerações. “Ser docente é ser um constante pesquisador da cabeça dos alunos, e o núcleo vem se preparando para pesquisas pedagógicas e para a quebra de paradigmas.”

Ana Estela Haddad deu início às apresentações do evento

As atividades do dia foram introduzidas por Ana Estela Haddad, professora associada do Departamento de Ortodontia e Odontopediatria da FO-USP e uma das responsáveis pela criação do Núcleo de Teleodontologia, que enfatizou a importância da capacitação que será promovida a partir das discussões geradas pelo evento. “As tendências mundiais da educação superior apontam como diretrizes a serem perseguidas a aprendizagem permanente, a responsabilidade pública e a dimensão social da educação superior e da pesquisa. As tecnologias da informação e comunicação (TICs) devem ser instrumentos que apoiam objetivos educacionais que vão muito além da própria tecnologia”, defendeu.
 

A tecnologia ao alcance das IESs
 

Márcio Bunte (UFMG) ministrou a palestra magna, sobre tecnologia e educação

Ao longo do dia foram ministradas palestras sobre experiências exitosas de telessaúde com ações de teleodontologia, com apresentações de Caren Bavaresco, do Núcleo de Telessáude do Rio Grande do Sul; Márcia Rendeiro, do Núcleo de Telessaúde do Rio de Janeiro; Adélia Mota, da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul; e Mary Caroline Skelton Macedo, do Núcleo de Teleodontologia FO-USP. 

A palestra magna foi ministrada por Márcio Bunte,que apresentou a experiência da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na área e tratou das tendências do uso das TICs. Com mestrado em Engenharia Industrial e Pesquisa de Operações pela University of California at Berkeley (EUA) e em Ciência da Computação pela UFMG, onde é professor assistente e diretor do Laboratório de Computação Científica, Bunte dirige a Associação Brasileira de Ensino a Distância e tem ampla experiência na aplicação da tecnologia em ambientes educacionais. O pesquisador foi um dos percussores do uso da ferramenta Moodle no Brasil, software livre de apoio à aprendizagem, executado em ambiente virtual. O programa permite a criação de cursos on-line, páginas de disciplinas, grupos de trabalho e comunidades de aprendizagem, disponível em 75 línguas diferentes. O Moodle conta com 25.000 sites registados, em 175 países.

 

DIRETORIA EM AÇÃO

Apresentação para a Cisb, em Brasília

No dia 5 de novembro, a Abeno participou de reunião da Comissão Intersetorial de Saúde Bucal, a Cisb, no Plenário do Conselho Nacional de Saúde Omilton Visconde, no Ministério da Saúde, em Brasília (DF). Na ocasião, a presidente da Abeno, Maria Celeste Morita, representou também o Ministério da Educação e falou sobre os 10 anos das Diretrizes Curriculares Nacionais.

Parceria com Inep para avaliadores de cursos

Em parceria com a Diretoria de Avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a Abeno vai desenvolver ação voltada aos avaliadores de curso. A ideia é ampliar a formação dos avaliadores nos itens específicos de Odontologia, promovendo qualidade do processo e a convergência com as Diretrizes Curriculares Nacionais. A parceria foi tratada com a diretora de Avaliação do Inep, Claudia Maffini Griboski.

Integração de faculdades ao SUS

Com a Coordenação Nacional de Saúde Bucal, a Abeno iniciou processo de discussão sobre o papel das faculdades de Odontologia como prestadores de serviços no SUS. "A integração dos cursos de Odontologia na rede de serviços, incluindo uma participação mais efetiva na rede, sobretudo nos níveis secundários e terciário é altamente desejável", defende a presidente da Abeno - na foto, em reunião com o coordenador-geral de Saúde Bucal, Gilberto Pucca Jr.

A Associação Brasileira de Ensino Odontológico foi fundada em 1956 e congrega representantes das instituições de ensino odontológico no Brasil. Consolidou-se como espaço privilegiado de debate de políticas no setor, permitindo o encontro de lideranças, formuladores de políticas, diretores de faculdades, coordenadores de curso, professores e alunos de graduação e pós-graduação preocupados com a educação do cirurgião-dentista.