Com apoio das IESs, Abeno
reúne estudantes pela primeira vez

Acadêmicos participaram da 47ª Reunião da Abeno e
puderam contribuir com as discussões sobre ensino odontológico.
Rede de alunos atuantes será mantida


Um dos objetivos atuais da Abeno é ouvir mais os acadêmicos de Odontologia e, mais que isso, ajudar a formar lideranças entre eles, envolvendo-os nos processos de discussão e incentivando-os a ter mais voz e maior representatividade. Um importante passo nesse sentido foi dado durante a 47ª Reunião Anual, realizada em agosto, em Campinas (SP) – primeira edição do evento a abrir suas portas para ampla participação dos estudantes.

Foi promovido, inclusive, encontro especial voltado aos estudantes, que contou com a participação de 47 pessoas, sendo 31 delas alunos e as demais, professores. Na ocasião, todos puderam falar sobre a realidade vivida em suas faculdades, as dificuldades que enfrentam, o que veem de bom e de problemático tanto no ensino quanto na profissão.

A presidente da Abeno, Maria Celeste Morita, destaca que este foi um momento histórico para a entidade e reforça o importante apoio das instituições que enviaram estudantes representantes, custeando sua ida. Foram 23 instituições de diversos estados do País: Universidade Estadual de Londrina (UEL); Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Universidade de Passo Fundo (UPF); União Metropolitana de Educação e Cultura (Unime); Universidade Paranaense (Unipar); Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Campus Araçatuba; Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Campus São José dos Campos; Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Campus Araraquara; Universidade Federal de Goiás (UFG); Universidade Luterana do Brasil (Ulbra); Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Universidade do Oeste Paulista (Unoeste); Faculdade São Leopoldo Mandic; Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc); Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Universidade de Brasília (UnB); Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Universidade Federal Fluminense (UFF); Universidade Estadual de Maringá (UEM); Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas); e Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas.

184 trabalhos de 58 IESs

Outra novidade da 47ª Reunião Anual da Abeno foi o número recorde de trabalhos científicos apresentados em pôsteres: 184 trabalhos aprovados vindos de 58 instituições de ensino de todo o País. Este número é 110% maior que o número de trabalhos apresentados na Reunião da Abeno de 2011.

Além dos pôsteres, três trabalhos foram selecionados para apresentação oral no Seminário Ensinando e Aprendendo:

  • Ensino a Distância como Ferramenta de Valorização da Odontologia Através da Democratização do Conhecimento. Autores: Letícia de Souza Lopes, Maria Eduarda Duarte, Roberta Jorge, Stephanie Novaes, Hilda Maria, Cesar dos Reis Perez. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)

  • 18 anos de Integração Ensino/Serviço - Relato de Experiências do Curso de Odontologia da UEM Autores: Silvia Maria Rocha Piedade Damasceno, Raquel Sano Suga Terada, Rosângela Raddi Pedreiro Forestiero, Renata Correa Pascotto, Cynthia Junqueira Rigolon, Mitsue Fujimaki Hayacibara. Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Prefeitura Municipal de Maringá

  • Tecnologias de Informação e Comunicação e Produção de Inteligência Coletiva a Serviço da Saúde Bucal Coletiva: A Experiência do SIG-Saúde Bucal Coletiva Autores: Mitsue Fujimaki Hayacibara, Adélia Delfina da Motta Silva Correia, Valéria Rodrigues de Lacerda, José Antonio de Abreu Oliveira, Raquel Sano Suga Terada, Cassius Torres Pereira. Universidade Estadual de Maringá (UEM)


DIRETORIA EM AÇÃO

 

Cooperação internacional
no Chile

A presidente da Abeno, Maria Celeste Morita (à direita), participou, no último mês de setembro, de reunião da Associação Chilena de Ensino Odontológico (Acheo), a convite do presidente da entidade, Alex Bustos Leal (ao centro).

A iniciativa teve como objetivo a aproximação das duas entidades para trabalhos conjuntos e cooperação internacional.

Na ocasião, a presidente da Abeno ministrou conferência no 1º Simpósio Odontologia Baseada em Evidência, com o tema Desenvolvimento de Linhas de Pesquisa em Saúde Pública, ao lado dos pesquisadores chilenos Patricio Smith, que ministrou palestra sobre Regulação de Células Mesenquimais na Reparação Periodontal, e Raúl Frugone, que falou sobre Manejo em ATM.

 

 

Gestão do SUS no PR

Ainda em setembro, a presidente Maria Celeste Morita participou, no dia 18, em Londrina (PR), da Oficina de Inovação da Gestão do Processo de Trabalho na Região Macro 4. Estiveram no encontro os coordenadores municipais de Saúde Bucal da região.

A exemplo de outras oficinas nas macrorregiões, o tema central foi a inserção da saúde bucal na Rede Mãe Paranaense. O evento aconteceu no Hotel Londri Star e foi coordenado por Mauro Azevedo, coordenador regional de Saúde Bucal da 17ª Regional de Saúde. A presidente da Abeno falou sobre Promoção de Saúde, Humanização e Acolhimento, junto a Lucimar Codatto Brito e Maura Sassahara, ambas da Universidade Estadual de Londrina.

 

Abeno vai capacitar IESs
para Teleodontologia

Em agosto, a Abeno anunciou que, entre os projetos da entidade, iria trabalhar no auxílio dos professores na utilização das novas tecnologias educacionais e no estímulo à expansão da rede de Teleodontologia.
Colocando o plano em prática, aconteceu na FO-USP, em setembro, a reunião de definição dos objetivos para a capacitação das Instituições de Ensino Superior (IESs) no uso de tecnologias educacionais e suporte à formação de um núcleo universitário de Teleodontologia.
Estiveram presentes a presidente da Abeno, profa. Maria Celeste Morita, e representantes dos Núcleos de Teleodontologia da UERJ, da Secretaria de Estado da Saúde do Mato Grosso do Sul, da UFRGS, da USP e da Bireme (foto).

 

A Associação Brasileira de Ensino Odontológico foi fundada em 1956 e congrega representantes das instituições de ensino odontológico no Brasil. Consolidou-se como espaço privilegiado de debate de políticas no setor, permitindo o encontro de lideranças, formuladores de políticas, diretores de faculdades, coordenadores de curso, professores e alunos de graduação e pós-graduação preocupados com a educação do cirurgião-dentista.