Abeno anuncia novos projetos


Momento inédito: estudantes e professores na reunião voltada aos graduandos, entre eles a presidente da Abeno, Maria Celeste Morita, e o vice-presidente, Adair Luiz Stephanello Busato

A entidade anunciou, em sua Reunião Anual, os projetos em que está trabalhando,
como a construção de Matriz Curricular, lançamento de material didático e participação
em programas do Ministério da Saúde. O evento reuniu professores, gestores e,
pela primeira vez, estudantes em torno de importantes temas

         


Abertura da 47ª Reunião da Abeno


Alex Bustos, presidente da Associação
Chilena de Ensino em Odontologia
participou do evento

 

 

A presidente da Abeno, profa. Maria Celeste Morita, anunciou, durante a 47ª Reunião Anual, em agosto, os projetos em que a entidade está empenhada. Segundo Morita, a Abeno entra numa nova fase, com perspectiva de atuar nos mais abrangentes temas que envolvem a educação odontológica, inclusive acompanhando as políticas públicas que englobam esta formação. E os projetos em andamento indicam isso:

  • Construção de uma Matriz Curricular de Odontologia, dando significado às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs)

  • Auxílio a professores na utilização das novas tecnologias educacionais, por meio de oficinas regionais de capacitação, e estimulando a expansão da rede de Teleodontologia

  • Atuação na criação das redes dos Projetos Pró e Pet-Saúde, do Ministério da Saúde, assim como da Residência Multiprofissional em Saúde

  • Acompanhamento da implantação do Programa de Valorização do Profissional de Atenção Básica (Provab), também do Ministério da Saúde, produzindo informações que possam auxiliar na fixação de profissionais no interior do País e diminuir as desigualdades regionais de distribuição

  • Pautar, analisar e propor medidas de apoio à aquisição de instrumentais odontológicos do estudante de Odontologia

  • Lançamento, em parceria com a Editora Artes Médicas, de coleção com 30 fascículos denominada Odontologia Essencial, para preencher a lacuna de material didático com preço acessível.
     

 

Destaques da 47ª Reunião
Esta edição da Reunião da Abeno também foi marcada pela apresentação e debate de diversos temas importantes ao ensino odontológico entre professores, gestores e, pela primeira vez, estudantes. A participação inédita de graduandos é um momento histórico para a entidade, e a reunião voltada a eles contou com 47 participantes, sendo 31 deles estudantes e os demais, professores.

Também foi feito um balanço dos 10 anos das Diretrizes Curriculares Nacionais em Odontologia, tema central do evento, com palestra do prof. Antônio Cesar Perri de Carvalho (Unesp) e apresentação das experiências de três faculdades na aplicação das DCNs. Outro tema discutido foram as perspectivas para o Enade 2013, que contou com a participação da diretora de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Claudia Maffini Griboski, e destacou a participação que a Abeno vem tendo neste processo.

 
Mercosul

A discussão sobre as negociações e avanços na educação e trabalho em Odontologia no contexto do Mercosul ganhou destaque com duas reuniões, inclusive com a participação de envolvidos no processo a acreditação de cursos na região. O prof. Alex Bustos, presidente da Associação Chilena de Ensino em Odontologia (Acheo), e Álvaro Maglia Canzani, professor titular da Faculdade de Odontologia da Universidade de La República, de Montevidéu (Uruguai) estiveram presentes.

Também participaram destes debates Miraci Mendes Astun, coordenadora geral da Regulação e Negociação do Trabalho em Saúde do Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde (Degerts) do Ministério da Saúde; Irilene Fernandes de Paula, assessora da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) para o Sistema ARCU-SUL /UFU; e Suzana Schwerz Funghetto, coordenadora geral de Avaliação dos Cursos de Graduação e Instituições de Ensino Superior do Inep.

 

Banco de Dentes

Pela primeira vez também foi realizada reunião sobre Bancos de Dentes para uso em pesquisa e ensino. A discussão aconteceu em momento oportuno já que novas reformulações têm sido feitas direcionando para a criação dos Biobancos e Biorrepositório de Dentes Humanos.
 


Revista Abeno em dia
A reunião de 2012 teve ainda uma importância especial, pois nela foram entregues as edições nº 2 de 2011 e nº 1 de 2012 da revista Abeno, retomando a periodicidade da publicação, que havia sido herdada da gestão anterior atrasada em quatro números.

 
Formação Docente
Uma das palestras do evento com maior público presente foi a Formação Docente e Atuais Tendências Pedagógicas, ministrada pelo filósofo e educador Mário Sérgio Cortella, professor da PUC-SP (na foto, de barba). Na apresentação ele fez uma reflexão sobre os avanços na educação, o que fazer e o que evitar para atualizar a atividade docente.

A Associação Brasileira de Ensino Odontológico foi fundada em 1956 e congrega representantes das instituições de ensino odontológico no Brasil. Consolidou-se como espaço privilegiado de debate de políticas no setor, permitindo o encontro de lideranças, formuladores de políticas, diretores de faculdades, coordenadores de curso, professores e alunos de graduação e pós-graduação preocupados com a educação do cirurgião-dentista.

Edita Comunicação Integrada