47ª Reunião Abeno
Discussão
inédita sobre
bancos de dentes


No dia 24 de agosto, a 47ª Reunião da Abeno vai reunir, pela primeira vez no Brasil, profissionais e pesquisadores da Odontologia para discutir as diretrizes de trabalho nos bancos de dentes em funcionamento no País. Apesar do ineditismo da discussão em foro científico, o tema ganha cada vez mais relevância devido ao uso de dentes em pesquisas e o consentimento da doação desses órgãos, determinado pela Constituição Federal.

A reunião paralela Bancos de Dentes Humanos – Funcionamento e Regulamentação será coordenada pelos professores José Carlos Pettorossi Imparato (1ª foto), da Universidade de São Paulo (USP), da Faculdade São Leopoldo Mandic (SLMandic) e reitor da Universidade Camilo Castelo Branco (Unicastelo), e Rui Brito Júnior (2ª foto), coordenador da graduação da SLMandic e da 47ª Reunião da Abeno. “Trata-se de uma oportunidade para os coordenadores dos bancos de dentes brasileiros discutirem sobre legislação e experiências. A São Leopoldo Mandic possui um banco de dentes com um trabalho já estruturado e poderá contribuir com várias referências. Para este ano, buscamos desenvolver um evento diferenciado e abrir para a participação de alunos da graduação e da pós-graduação, que podem e devem contribuir para o processo”, destaca Brito.


Presente e perspectivas do ensino odontológico

Seguindo sua nova proposta de atuação, a Abeno agora abre seus espaços de discussão sobre o ensino odontológico não só a gestores, mas também a professores e estudantes da área, que são os atores de todo o processo educativo. Para a presidente da entidade, profa. Maria Celeste Morita (foto ao lado), “é essencial essa maior participação para ampliar o escopo das análises sobre o processo de mudanças na educação".

E a 47ª Reunião da Abeno, que acontece de 22 a 25 de agosto, é o foro para que esses novos rumos realmente se transformem em realidade, principalmente a partir das discussões do tema central do evento: 10 Anos de Diretrizes Curriculares, Realidade Atual, Avanços, Atores e Perspectivas, com destaque para a conferência A Evolução das Diretrizes Curriculares Nacionais, ministrada pelo Prof. Antônio César Perri de Carvalho.

Grandes temas abordam evolução e avanços

Durante a reunião anual da Abeno será dado destaque também a outros importantes temas, entre eles Perspectivas do Enade 2013 (Profs. Luiz Cláudio Costa, Claudia Maffini Griboski e Prof. Dr. Fernando Fiol); Educação – Como Ensinar Hoje (Prof. Rui Fava); Formação Docente e Atuais Tendências Pedagógicas (Prof. Mário Sérgio Cortella); Preceptoria e Tutoria – Atores na Consolidação das Diretrizes (Dra. Marinês Reibinitz e representante do Departamento de Gestão da Educação na Saúde do Ministério da Saúde); Tecnologia de Testes – Elaboração de Questões para Avaliações do Ensino-aprendizagem na Odontologia (Profa. Ivani Aparecida Lombardi).

Mais informações sobre a 47ª Reunião da Abeno em www.abeno.org.br, onde também podem ser feitas as inscrições até a data do evento.

 

A Associação Brasileira de Ensino Odontológico foi fundada em 1956 e congrega representantes das instituições de ensino odontológico no Brasil. Consolidou-se como espaço privilegiado de debate de políticas no setor, permitindo o encontro de lideranças, formuladores de políticas, diretores de faculdades, coordenadores de curso, professores e alunos de graduação e pós-graduação preocupados com a educação do cirurgião-dentista.

Edita Comunicação Integrada