Por dentro
da programação

Nova realidade
em construção
nas IESs e reunião paralela de estudantes de graduação

 

Diversas experiências de instituições de ensino superior (IESs) públicas e privadas na consolidação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), em curso ao longo dos últimos anos em várias regiões do País, serão compartilhadas com o público desta 47ª Reunião da Abeno. À frente da mesa que vai discutir o tema está Elisa Emi Tanaka (foto), professora associada do Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil da Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestre e doutora em Diagnóstico Bucal - Radiologia pela Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora do Curso de Odontologia e do Projeto Pró-Saúde Odontologia da UEL.

Serão apresentadas e discutidas experiências positivas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com Pantelis Varvaki Rados, diretor da Faculdade de Odontologia; da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), com Eduardo José Guerra Seabra, coordenador do Curso de Odontologia; e da Universidade de Fortaleza (Unifor), com Karol Silva de Moura, coordenadora do Curso de Odontologia. “O principal objetivo desta mesa redonda é discutir as estratégias utilizadas para a implantação das clínicas integradas, estágios supervisionados na rede de serviços, mudanças curriculares e enfrentamento das dificuldades e resistências à implantação das Diretrizes, compartilhando essas experiências com todos os participantes para que possam auxiliar os cursos de Odontologia do País”, adianta a profª Elisa, que vai coordenar as discussões com foco em métodos reproduzíveis em outras faculdades.

A mesa redonda Experiências de Instituições de IESs Públicas e Privadas na Consolidação das DCNs acontece no primeiro dia da 47ª Reunião da Abeno, das 10h30 às 12h. Mais informações sobre a programação estão disponíveis no site do evento (reuniaoanual.abeno.org.br).

Faculdades têm até 10/8 para
indicar estudantes à Abeno


Como parte da 47ª Reunião, a Abeno vai realizar, pela primeira vez, reunião paralela com estudantes de graduação em Odontologia para compor uma comissão estudantil. A iniciativa está sendo tomada por conta do interesse da entidade de aproximar os acadêmicos para melhorar a comunicação, a integração e a atividade estudantil por meio de encontros em suas reuniões anuais e, também, ampliar a participação na Internet, em redes sociais, fóruns de discussões e ouvidoria.

A reunião paralela Grupo de Estudantes de Graduação em Odontologia do Brasil será realizada no dia 23 de agosto, às 16h, na sala 1.

A Abeno solicita aos coordenadores de cursos que seja feita nas IESs a seleção de um estudante do 3º ou 4º ano da graduação (em cursos de cinco anos) para compor esse grupo. Nos links abaixo, pode ser acessado o formulário para cadastro estudantil que deve ser preenchido, assinado pelo responsável do curso de Odontologia (diretor ou coordenador) e pelo estudante selecionado, encaminhado digitalizado para o e-mail abenoreuniao47@gmail.com até o dia 10 de agosto, para que a Abeno possa viabilizar a isenção do valor de inscrição ao representante no evento e confirmar sua indicação.

http://abeno.org.br/ckfinder/userfiles/files/oficio-circ-03-12.pdf
http://abeno.org.br/ckfinder/userfiles/files/ficha-cadastro.pdf

CONVOCAÇÃO
Assembleia Geral


A Abeno informa que, de acordo com o artigo 25 do seu estatuto, e seguindo orientação da presidente da entidade, Maria Celeste Morita, foi publicado Edital de Convocação para Assembleia Geral Ordinária, que acontecerá no dia 25 de agosto de 2012, durante a 47ª Reunião da Abeno, em Campinas (SP).

Acesse o edital on-line:
http://abeno.org.br/ckfinder/userfiles/files/edital-de-convocacao-abeno.jpg

 

A Associação Brasileira de Ensino Odontológico foi fundada em 1956 e congrega representantes das instituições de ensino odontológico no Brasil. Consolidou-se como espaço privilegiado de debate de políticas no setor, permitindo o encontro de lideranças, formuladores de políticas, diretores de faculdades, coordenadores de curso, professores e alunos de graduação e pós-graduação preocupados com a educação do cirurgião-dentista.

Edita Comunicação Integrada