47ª Reunião da Abeno:
O novo cirurgião-dentista passa por aqui

As Diretrizes Curriculares Nacionais, responsáveis pela maior revolução do ensino odontológico e da formação do cirurgião-dentista brasileiro na última década, serão o foco da edição deste ano do evento, que reúne porta-vozes da Odontologia para traçar panorama das instituições de ensino superior e refletir sobre seus rumos e perspectivas
 


Com uma década de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Odontologia, homologadas em 2002, uma outra realidade na formação odontológica já se descortina, preparando os profissionais do século 21 para os novos desafios da área. É esse cenário dinâmico que professores, estudantes e gestores de instituições de ensino superior (IESs) públicas e privadas de todo o País discutirão na 47ª Reunião da Abeno, de 22 e 25 de agosto, no Royal Palm Plaza, em Campinas (SP). As inscrições já estão abertas no site da entidade (www.abeno.org.br), e podem ser feitas a preços especiais até 20 de julho.
O tema desta edição – 10 Anos de Diretrizes Curriculares, Realidade Atual, Avanços, Atores e Perspectivas – será amplamente discutido ao longo de toda a programação.
 

Trajetória da década que mudou
o rumo da formação odontológica

Contextualizando as discussões, o evento será aberto pela apresentação A Evolução das Diretrizes Curriculares Nacionais, com o prof. Antônio César Perri de Carvalho (foto), que já atuou no corpo docente e na gestão da Universidade Estadual Paulista (Unesp), como professor titular e pró-reitor da instituição. Na ocasião, será apresentada a trajetória de uma década dos documentos que mudaram os rumos da formação odontológica brasileira e que, através da atuação da Abeno, culminaram com a efetivação do mais amplo esforço nacional em apoio ao ensino de Odontologia. A implementação das Diretrizes foi objeto de projeto de cooperação técnica entre a entidade, o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Antônio César Perri também já atuou como pesquisador do Núcleo de Pesquisas sobre Ensino Superior da Universidade de São Paulo (Nupes-USP), presidente da Comissão de Ensino de Odontologia da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu-MEC) e presidente da Abeno. É autor de diversos livros sobre ensino odontológico. As discussões do tema serão coordenadas pelo prof. Adair Stefanello Busato, da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).
 

O futuro começou:
novas estratégias para as DCNs

Em outro momento da programação, serão apresentadas Experiências de IESs Públicas e Privadas na Consolidação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), com Elisa Emi Tanaka (foto à esq.), coordenadora do Curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e professora associada do Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil da instituição. Serão discutidos o caso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), apresentado pelo diretor da Faculdade de Odontologia, Pantelis Vanaki Rados; a experiência da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), apresentada pelo coordenador do Curso de Odontologia, Eduardo José Seabra Filho; e o exemplo da Universidade de Fortaleza (Unifor), apresentado pela coordenadora do Curso de Odontologia, Karol Silva de Moura.
Segundo Elisa, o objetivo da mesa será “discutir as estratégias utilizadas para a implantação das clínicas integradas, estágios supervisionados na rede de serviços, mudanças curriculares e enfrentamento das dificuldades e resistências à implantação das Diretrizes e, ao mesmo tempo, compartilhar estas experiências com todos os participantes para que possam auxiliar os cursos de Odontologia do País”.


Enade, o
termômetro dos estudantes em 2013



Outra importante frente de trabalho pela melhoria do ensino superior brasileiro será tema de discussões: o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Uma mesa dedicada às perspectivas da edição de 2013 será coordenada pelo prof. Leo Kriger (foto), da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Ele também é coordenador de Saúde Bucal do Paraná e membro do Conselho Fiscal da Abeno. Da mesa participam Luiz Cláudio Costa, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Claudia Maffini Griboski, diretora de Avaliação da Educação Superior do Inep, e Fernando Fiol, reitor da Universidade de Sorocaba (Uniso).
 


Programação para todos
visa construção coletiva

Além de palestras, mesas redondas, seminários e apresentação de pôsteres, estão programadas reuniões paralelas de coordenadores de cursos de pós-graduação stricto-sensu em Odontologia; grupos de trabalho do Mercosul; grupos do Pet-Saúde e do Pró-Saúde, do Ministério da Saúde; grupos de Teleodontologia; grupos de Residências Multiprofissionais; profissionais de bancos de dentes do País; e professores de Ética e Bioética em Odontologia.

Para a presidente da Abeno, Maria Celeste Morita (1ª foto à esq.), “é essencial a participação dos estudantes e professores de Odontologia nos debates da entidade, para ampliar o escopo das análises sobre o processo de mudanças na educação, com a atuação de profissionais de todos os níveis do Brasil, inclusive os de pós-graduação”.

Já para o prof. Rui Brito (foto ao lado), coordenador da graduação da Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic e também da 47ª- Reunião da Abeno, “a expectativa para a edição deste ano é de reunir ainda mais professores, estudantes e gestores em torno do processo de construção coletiva do ensino odontológico brasileiro. Para isso, tivemos o cuidado de pensar na acessibilidade em todas as esferas da Reunião, desde a sua ampla programação até a localização do evento, planejada de maneira estratégica”.


Confira programação completa

A programação completa da 47ª Reunião da
Abeno está disponível no site da entidade,
assim como todas as informações do evento, foro para que os novos rumos do ensino odontológico
se transformem em realidade. Inscreva-se até 20 de julho com 20% de desconto: www.abeno.org.br

 

 

Faça parte do
grupo no FaceBook


A 47ª Reunião da Abeno tem
grupo formado no Facebook.
Veja novidades e participe:
http://www.facebook.com/
groups/332690596792842/

 

 

A Associação Brasileira de Ensino Odontológico foi fundada em 1956 e congrega representantes das instituições de ensino odontológico no Brasil. Consolidou-se como espaço privilegiado de debate de políticas no setor, permitindo o encontro de lideranças, formuladores de políticas, diretores de faculdades, coordenadores de curso, professores e alunos de graduação e pós-graduação preocupados com a educação do cirurgião-dentista.