47ª Reunião da Abeno debate presente
e perspectivas das Diretrizes Curriculares

NOVA DATA: 22 a 25 de agosto, no Royal Palm Plaza, em Campinas (SP)

 

Instalações do local do evento com amplas facilidades para os participantes



A Associação Brasileira de Ensino Odntológico (Abeno) prepara sua reunião anual, a 47ª, dentro da nova proposta de atuação da entidade, que agora abre seus espaços de discussão sobre o ensino odontológico não só a gestores, mas também a professores e estudantes da área, que são os atores de todo o processo educativo.
Para a presidente da Abeno, professora Maria Celeste Morita (foto), “é essencial a participação dos estudantes e professores de Odontologia nos debates da entidade, para ampliar o escopo das análises sobre o processo de mudanças na educação, com a atuação de profissionais de todos os níveis do Brasil, inclusive os de pós-graduação.”
A 47ª- Reunião da Abeno é o foro para que esses novos rumos do ensino odontológico realmente se transformem em realidade, a partir das discussões do tema central do evento: 10 Anos de Diretrizes Curriculares, Realidade Atual, Avanços, Atores e Perspectivas. Durante quatro dias - de 22 a 25 de agosto deste ano - toda a comunidade da área estará reunida para avaliar os resultados da última década e propor decisões para o futuro.



Grandes temas abordam evolução e avanços

Em Campinas (SP), sede da 47ª- Reunião da Abeno, serão apresentados os grandes temas do evento, entre eles A Evolução das Diretrizes Curriculares Nacionais (Prof. Antonio César Perri de Carvalho); Perspectivas do Enade 2013 (Profs. Luiz Cláudio Costa, Claudia Maffini Griboski e Prof. Dr. Fernando Fiol); Educação – Como Ensinar Hoje (Prof. Rui Fava ); Formação Docente e Atuais Tendências Pedagógicas (Prof. Mário Sérgio Cortella); Preceptoria e Tutoria – Atores na Consolidação das Diretrizes (Dr. Sigisfredo Brenelli e Dra. Marinês Reibinitz); Tecnologia de Testes – Elaboração de Questões para Avaliações do Ensino-aprendizagem na Odontologia (Profa. Ivani Aparecida Lombardi).

Veja a íntegra da programação em www.abeno.org.br


Aspectos da 46º Reunião ABENO, realizada em 2011, em Florianópolis

Seminário, Reuniões
Paralelas e Pôsteres

ativam participação
dos congressistas

Estão programados também para acontecer durante a 47ª Reunião da Abeno o Seminário Ensinando e Aprendendo, coordenado pela Profa. Elaine Bauer Veeck; reunião sobre Educação e Trabalho no Mercosul (Profa. Irilene Fernandes, Profa. Maria Celeste Morita e o presidente do CFO, Ainton Morilhas. Lino João da Costa será o coordenador) e apresentação de Pôsteres, além de sete Reuniões Paralelas:

1.
Coordenadores de Cursos de Pós-graduação Stricto-Sensu em Odontologia
2.Grupos de Trabalho do Mercosul - Mercosul Educativo (MEC) e SGTS 11 (Grupo do Exercício Profissional -MS)
3.Grupos do PET Saúde e PRO Saúde
4.Grupos de Teleodontologia
5.Grupos de Residências Multiprofissionais
6.Bancos de Dentes do País – Funcionamento e Regulamentação
7.Grupo de Professores de Ética e
Bioética em Odontologia


Entidades discutem ações para viabilizar contratação do Provab

A Abeno participou da reunião que discutiu a questão do encaminhamento de ações para o Provab, com representantes das áreas de enfermagem e Odontologia. Presentes, também, representantes da Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO), Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e Associação Brasileira de Enfermagem (Aben).

Na ocasião, foi apresentada a proposta de concessão de bolsas aos cirurgiões- dentistas e enfermeiros selecionados no Programa e não contratados pelos municípios.

O projeto prevê a criação de bolsas, com duração de 12 meses, renda mensal no valor de R$ 2.360,00 e carga horária de 40 horas semanais.A supervisão será presencial e a distância, monitorada por tutores de instituição de ensino superior, hospitais de ensino ou outros serviços de saúde com experiência em ensino. A distribuição desses profissionais será feita pelo Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde está assumindo o compromisso e a responsabilidade de garantir as bolsas aos profissionais que ainda não foram contratados. É importante que as entidades representantes dos trabalhadores e ensino participem desse esforço para, juntamente com o Ministério da Saúde, consolidar a proposta.


PROFESSORES, ALUNOS E GESTORES:

Inscrevam-se na 47ª Reunião da Abeno!
Faça parte dos debates sobre as mudanças educacionais
na Odontologia Contate a Abeno para mais informações e
para ver o programa da 47ª Reunião na íntegra.

abeno@abeno.org.br
www.abeno.org.br
 


 

A Associação Brasileira de Ensino Odontológico foi fundada em 1956 e congrega representantes das instituições de ensino odontológico no Brasil. Consolidou-se como espaço privilegiado de debate de políticas no setor, permitindo o encontro de lideranças, formuladores de políticas, diretores de faculdades, coordenadores de curso, professores e alunos de graduação e pós-graduação preocupados com a educação do cirurgião-dentista.