Reunião da Abeno no 30º Ciosp teve presença da Diretoria, parceiros e associados, em São Paulo

Abeno apresenta programa
para dois anos de gestão


Para contribuir com a integração e a ampliação do alcance das políticas públicas, a presidente da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno), Maria Celeste Morita, apresentou em reunião com diretores e associados da Abeno, realizada em janeiro, em São Paulo, programa que implantará a formação de redes de trabalho e cooperação que contemplem a formação em Odontologia. A serem desenvolvidas durante os próximos dois anos, as atividades do projeto se estenderão até agosto de 2014. Em breve, a Abeno irá fazer reunião preparatória em São Paulo para colocar em andamento essas atividades.

Ainda durante a reunião, realizada paralelamente ao Congresso Internacional de Odontologia, em São Paulo, foram colocadas em pauta também as discussões sobre o Enade 2010 e contribuições para o Enade 2013, com as quais a Abeno vai elaborar um documento para o Inep, contando com a contribuição dos coordenadores de cursos de Odontologia. Os que desejam colaborar, devem enviar sugestões endereçadas ao e-mail abeno@abeno.org.br.

A professora Maria Celeste Morita anunciou, também, na ocasião, a realização da 47ª Reunião da Abeno, que acontecerá em Campinas (SP), entre 15 e 18 de agosto próximo. Veja mais informações neste boletim.


 

Linhas de ação objetivam
formação em Odontologia


Entre as linhas de ação da Abeno estão os projetos Pró e Pet-Saúde, de Residência Multiprofissional, de Matriz Curricular em Odontologia, de Teleodontologia, de Valorização do Profissional da Atenção Básica e o de Aquisição de Instrumentos Odontológicos e Políticas de Inclusão Social. Segue neste ano a parceria Abeno-Colgate, que realizou eventos regionais em cinco capitais brasileiras para discutir a modernização de currículos e os benefícios na formação do cirurgião-dentista.

Além desses projetos, será lançada a Série Odontologia Essencial (confira a seguir), em parceria com a Editora Artes Médicas, oferecendo principalmente ao estudante de Odontologia e ao cirurgião-dentista recém-formado a possibilidade de se aprofundar em temas específicos da profissão que irão auxiliá-lo na prática clínica.


Série Odontologia Essencial/Abeno
Especialistas repassam conhecimento
a acadêmicos e recém-formados

 

Dividida em três áreas – Odontolologia Básica, Odontologia Clínica e Temas Interdisciplinares - a Série Odontologia Essencial, realização da Abeno e Editora Artes Médicas, é um dos projetos de maior envergadura já desenvolvido no Brasil na área de graduação em Odontologia.

Organizada pelos professores Léo Kriger, Samuel Moysés e Simone T. Moysés, com a coordenação da professora Maria Celeste Morita, presidente da Abeno, esta série reunirá em 30 volumes todo o currículo ministrado nos cursos de graduação em Odontologia do País. Os livros serão escritos por proeminentes especialistas e organizados da forma mais didática possível.

Os textos, ricamente ilustrados e processados pedagogicamente, estarão contidos em volumes de até 128 páginas e trarão o conteúdo de cada matéria do curso, visando dar ao aluno um conhecimento básico e capacitando-o para, futuramente, desempenhar de forma eficaz a profissão que escolheu.
 

Cidade de Campinas, local do evento em agosto próximo
 

 

47ª Reunião Abeno
coloca em debate 10 anos
de Diretrizes Curriculares


Os quatro dias de evento da 47ª Reunião da Abeno abrirão espaço para o debate do tema central: 10 Anos de Diretrizes Curriculares Nacionais - Realidade Atual, Avanços, Atores e Perspectivas e repetirá o sucesso da edição 2011, com a apresentação de trabalhos selecionados previamente sobre Experiências Exitosas em Ensino, em universidades de todo o Brasil.

Entre as apresentações na 47ª Reunião estão: Enade (MEC-Inep), Formação Docente e Atuais Tendências Pedagógicas, Preceptoria e Tutoria, Macropolíticas de Saúde e Educação e Processo de Acreditação – Mercosul, além do Seminário Ensinando e Aprendendo, mostra de pôsteres e reunião da Diretoria e da Comissão de Ensino.
Estão programadas também reuniões paralelas de diversos grupos de professores.
Uma das principais metas da atual Diretoria da Abeno é intensificar a participação de estudantes de graduação e de pós-graduação em Odontologia nas reuniões da entidade.
Acompanhe novidades sobre o evento e programação completa, em breve, no site www.abeno.org.br.

 

Publique na Revista
da Abeno


"A Revista da Abeno é um dos poucos veículos que trata o ensino odontologico. Uma publicação que discute com clareza as idéias da pesquisa/ensino e suas relações com o aprimoramento da Odontologia brasileira. Cuidar carinhosamente da vida da Revista é missão de cada um de nós."

José Luis Lage-Marques

Editor científico da Revista Abeno

Revista da Abeno tem
publicação resgatada

A publicação das edições em atraso da Revista da Abeno representou um desafio para a atual Diretoria da entidade, mas também uma conquista para os associados e universidades de todo o Brasil. A presidente da Abeno e o professor José Luiz Lage-Marques, como editor científico da revista, dedicaram-se arduamente a resgatar o periódico desde as edições 2008/2, 2009/1 e 2 até a de 2010, esta em condição ahead print. Assumiram essa tarefa, mas eticamente mantiveram nas publicações a diretoria anterior, referente ao período em atraso. A edição 2011/1 foi lançada durante a 46ª Reunião da entidade, em Florianópolis, com a publicação dos anais da reunião e  artigos selecionados sobre  Experiências Exitosas dos Projetos PET-Saúde, Pró-Saúde e Teleodontologia de 15 unidades da Federação.


Call for papers

A Abeno faz, agora, uma chamada para que autores enviem trabalhos para publicação na Revis
ta da Abeno, dentro do objetivo do periódico, que é a apresentação de resultados obtidos por experimentos, ideias e discussões que levem ao aprimoramento do ensino das especialidades da Odontologia nos mais diferentes níveis de formação. Podem ser enviadas para análise pesquisas originais, revisões, crônicas e resultados de discussões, com referência ao campo do ensino da Odontologia e áreas correlatas.
A Revista da Abeno é indexada na BBO e Lilacs e suas edições podem ser lidas no site Abeno, bem como mais informações: abeno@abeno.org.br
 

A Associação Brasileira de Ensino Odontológico foi fundada em 1956 e congrega representantes das instituições de ensino odontológico no Brasil. Consolidou-se como espaço privilegiado de debate de políticas no setor, permitindo o encontro de lideranças, formuladores de políticas, diretores de faculdades, coordenadores de curso, professores e alunos de graduação e pós-graduação preocupados com a educação do cirurgião-dentista.