Abeno engajada nas discussões sobre
residência multiprofissional em saúde

A Abeno participou do 4º Seminário Nacional sobre Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde – Experiências, Avanços e Desafios, realizado pelo Ministério da Saúde nos últimos dias 29 e 30 de setembro, em Brasília (DF). O evento contou com cerca de 450 participantes, entre coordenadores de cursos, residentes e preceptores. Representou a Abeno o prof. José Galba de Meneses Gomes.

Durante o encontro, os participantes se dividiram em oito grupos e elaboraram aproximadamente 190 propostas, que foram apresentadas durante a plenária final. No trabalho foram discutidos temas como política de educação, formação em serviço, gestão, financiamento e participação social. As propostas expostas trataram, entre outros aspectos, do incentivo à inserção dos residentes nas discussões dos conselhos e câmaras temáticas; da necessidade de fomentar e garantir as práticas integrativas entre profissões na lógica do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) para as residências nessa área; da garantia a representatividade dos programas de residência no Conselho Nacional de Saúde (CNS); da garantia de estágios eletivos dentro das áreas de conhecimento; da realização de educação permanente para os docentes envolvidos na residência; e da possibilidade de criação de política nacional de residências em saúde.

Grupo de trabalho

A plenária final deliberou ainda sobre a criação de um grupo de trabalho abrigado no CNS, que deve apresentar até janeiro ao pleno do órgão as propostas consolidadas e que foram de consenso nos trabalhos durante o Seminário. Foi aprovada também moção de repúdio à aprovação na Câmara Federal do PLC 79/2011, que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares para administrar hospitais universitários federais. O texto foi encaminhado ao Senado Federal.

A mesa da plenária final foi formada por Francisco Batista Jr., do CNS; Ana Estela Haddad, da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde do Ministério da Saúde; Jeanne Liliane Marlene Michel, da Diretoria de Hospitais Universitários e Residência em Saúde do Ministério da Educação; Caterine Dossis, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass); e Marilda Sirani, do Conselho Nacional de Secretários Municipais em Saúde (Conasems).

Fique por dentro

Instituída pela lei 11.129, de 2005, e definida como modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu voltada para a educação em serviço, destinada às categorias profissionais que integram a área de saúde, a residência multiprofissional caracteriza-se como um programa de cooperação intersetorial para favorecer a inserção qualificada dos jovens profissionais da saúde no mercado de trabalho, particularmente em áreas prioritárias do Sistema Único de Saúde (SUS). Através dela, os jovens cirurgiões-dentistas têm ao seu alcance uma formação profissional mais humanizada, preocupada com a promoção da saúde, com a integralidade da atenção e com o acolhimento da população.

Liogi Iwaki Filho ministrou palestra em reunião paralela sobre o tema

Residência multiprofissional
na pauta da Abeno

A inserção do cirurgião-dentista na residência multiprofissional foi tema de destaque na 46ª Reunião da entidade, em Florianópilos (SC)

 

Em paralelo à programação da 46ª Reunião da Abeno, realizada pela entidade entre os dias 10 e 13 de agosto, em Florianópolis (SC), a Abeno promoveu encontro de coordenadores de residência em Odontologia, coordenado pelo prof. Daniel Rey de Carvalho, diretor do Curso de Odontologia da Universidade Católica de Brasília, e com palestra do prof. Liogi Iwaki Filho, da Universidade Estadual de Maringá. Na apresentação, cujo tema foi Estágio Atual da Residência em Odontologia, o palestrante falou da história da área e sua experiência na Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde, em Brasília (DF).

Galba, Ana Estela Haddad e Daniel Rey

Ainda na programação da 46ª Reunião da Abeno, a diretora de Programa da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, ministrou palestra sobre a inserção do cirurgião-dentista na residência multiprofissional.

Em sua apresentação, Ana Estela tratou das perspectivas para o cenário brasileiro, citando o trabalho conjunto do Ministério da Educação com o Ministério da Saúde; a integração entre a residência médica e a residência multiprofissional; e o alinhamento com as demandas do SUS,  as diretrizes curriculares de graduação e os programas de pós-graduação stricto sensu. Dentro das ações governamentais de apoio às residências multiprofissionais está a implantação do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde na rede de hospitais universitários federais pelo MEC, com 35 programas em 2010 (500 vagas) e 38 programas em 2011 (700 vagas), com investimento de R$ 40 milhões por ano.

Programas de residência em áreas profissionais de saúde, além da Medicina, já existem há cerca de 30 anos, porém sem regulamentação. Ana Estela explicou que na década de 90 teve início movimentação política pela regulamentação desses programas. “A ação do Ministério da Saúde, no sentido de apoiar a criação dos programas de residência multiprofissional em Saúde da Família, foi essencial para a evolução desse movimento.” A diretora concluiu sua apresentação falando do futuro da residência, que seria o da integração com a Atenção Básica e a Atenção Hospitalar do SUS, citando Paulo Freire: “Ninguém nasce feito, nos fazemos aos poucos, na prática social de que tomamos parte”.

 

A Associação Brasileira de Ensino Odontológico foi fundada em 1956 e congrega representantes das instituições de ensino odontológico no Brasil. Consolidou-se como espaço privilegiado de debate de políticas no setor, permitindo o encontro de lideranças, formuladores de políticas, diretores de faculdades, coordenadores de curso, professores e alunos de graduação e pós-graduação preocupados com a educação do cirurgião-dentista.