Diretrizes Curriculares de Odontologia
devem em breve ser pautadas no CNE

Em visita ao Conselho Nacional de Educação, em Brasília, a presidente da Abeno, Maria Celeste Morita, entre o prof.Prof. Luiz Roberto Liza Cury, presidente da Câmara de Educação Superior do CNE (dir.), e o prof. Arlindo Abreu de Castro, da Unieuro

A proposta de aperfeiçoamento das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de Odontologia, amplamente discutida pela Abeno e que contou com a participação de 132 Instituições de Ensino Superior (IESs) brasileiras, segue agora para etapa de trabalho com a Comissão Relatora no Conselho Nacional de Educação (CNE).   O processo de discussão se deu em quatro fases, conforme explica a presidente da Abeno, profa. Maria Celeste Morita, que tem acompanhado de perto todas as etapas, que podem ser conhecidas a seguir:

Na 1ª fase, ocorreu consulta pública online inicial no período de julho de 2015 a julho de 2016, tendo recebido a contribuição de 23 Instituições relacionadas ao ensino odontológico no país.

Na 2ª fase, houve a 1ª consulta pública presencial durante a 51ª Reunião Anual da Abeno, em julho de 2016, em Curitiba (PR), por meio de amplo debate com mais de 240 professores e coordenadores de cursos de Odontologia. Nesta oportunidade foi utilizada a minuta de um documento preliminar das DCNs composto por contribuições recebidas na 1ª fase.

Na 3ª fase aconteceu 2ª consulta pública online, no período de agosto a setembro de 2016, tendo recebido a contribuição de 38 Instituições relacionadas ao ensino odontológico no país.

Na 4ª fase foi realizada a 2ª consulta pública presencial em evento público, específico para esta finalidade, na Faculdade de Odontologia da USP-SP (FO-USP), nos dias 29 e 30 de setembro de 2016, por meio de plenária pública com a presença de 60 participantes, entre professores, coordenadores e estudantes representantes de diversas regiões do país e membros de Conselhos Regionais de Odontologia (CROs).

A Comissão relatora do CNE agora vai revisar o documento que será apreciado em audiência pública, possivelmente no início do segundo semestre de 2017.

 

Abeno participa de reunião sobre DCNs 
no Conselho Nacional de Saúde, no MS

A Reunião Ampliada da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho do Conselho Nacional de Saúde (CIRH-RT/CNS) foi realizada em Brasília,  (em 02/06), para discutir a elaboração de um documento orientador para as Diretrizes Curriculares Nacionais comuns a todos os cursos de graduação na área da Saúde.

 Para a profa. Maria Celeste Morita, presidente da Abeno e presente à reunião, a proposta da CIRH é imprimir o olhar do controle/participação social sobre a temática.

“ O tema da formação em saúde é muito importante para o país por isso é preciso ter ampla participação de representantes de associações de ensino, dos conselhos de profissionais, das executivas estudantis, federações da profissão da saúde e dos usuários dos serviços de saúde,  enfim, de todos os envolvidos”, afirma.

A proposta é que os textos e os diálogos estabelecidos com essas representações contribuam para a construção coletiva de uma Resolução, a ser amplamente divulgada e encaminhada ao Conselho Nacional de Educação.

 

Dia 6/7, das 8h às 12h, Sala 1:

Reunião dos coordenadores de
Pós-graduação Stricto Sensu

Tradicionalmente, a reunião de coordenadores de Pós-graduação Stricto Sensu tem sido um espaço privilegiado nos eventos anuais da Abeno, principalmente para interlocução com a Coordenação de área na Capes. Docentes e coordenadores dos cursos de graduação e pós-graduação discutem os nós críticos e as estratégias exitosas na formação qualificada para a docência em Odontologia. Neste ano, vai representar a coordenação  da área a profa. Ana Estela Haddad (foto), da USP-SP e membro do Comitê Assessor de Odontologia na Capes.

6/7, das 8h às 12h

Estágio Supervisionado abre experiências
de integração entre ensino e serviços

O evento vai acontecer no Auditório Principal para analisar  a questão, uma vez que todas as IESs apresentam suas peculiaridades, dificuldades e sucessos. Desde a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) nos Cursos de Odontologia,  o oferecimento do  Estágio Supervisionado nos cursos de Odontologia tornou-se obrigatório e desde então tem merecido ampla discussão.

A experiência acumulada de inúmeras IES e dos gestores regionais e locais permite estabelecer um parâmetro possível da atuação com qualidade e eficiência em todos os níveis de atenção.

Estudantes  nas UBSs - A Abeno recomenda fortemente que essas atividades sejam realizadas nas unidades nas unidades de saúde do setor público. O Ministério da Saúde, através da implantação do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes), formalizou as contrapartidas e demais compromissos pactuados entre as instituições de ensino e os gestores municipais e estaduais do SUS e organizou, de forma planejada e articulada, a atuação de estudantes da área da saúde para que possam atuar na rede pública de saúde, especialmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), espaços de aprendizagem fundamentais para a formação dos alunos.

As interações entre  as IESs  e os serviços públicos de saúde mostram características distintas em cada localidade. Entretanto a troca de experiências demonstra ser uma estratégia eficaz para superar boa parte das dificuldades, ainda que devam ser adaptadas à realidade local. Esta atividade objetiva oferecer, através de relatos de experiência, algumas soluções para superar as barreiras da integração ensino-serviços.

Como será feita a apresentação
de pôsteres na 52ª Reunião

O Espaço Profa. Dra. Dyle Campello da Conceição vai abrigar  durante a 52ª Reunião da Abeno a Exposição de Pôsteres, durante os três dias do evento, um local de bastante troca de informações. No dia 5/7, das 14h00 às 18h00; dia 6/7, das 8h00 às 17h30; dia 7/7, das 8h00 às 12h00. Neste ano, foram selecionados 185 trabalhos para serem apresentados nesta categoria.

Quem se inscreveu para participar desta etapa da Reunião deverá observar determinadas regras. Para a mostra de pôsteres, eles deverão ter no máximo 1,50m de altura por 0,90cm de largura e seu título tem de ser o mesmo apresentado no resumo, além de constar abaixo dele o nome completo do autor, coautores e filiação institucional. A padronização permite melhor observação e segue critérios técnicos.

Demais itens a serem observados estão no hotsite da 52ª- Reunião. Confira: http://reuniaoanual.abeno.org.br/52reuniao/index.php?area=regulamento_dos_posteres_na_abeno

 

A Associação Brasileira de Ensino Odontológico foi fundada em 1956 e congrega representantes das instituições de ensino odontológico no Brasil. Consolidou-se como espaço privilegiado de debate de políticas no setor, permitindo o encontro de lideranças, formuladores de políticas, diretores de faculdades, coordenadores de curso, professores e alunos de graduação e pós-graduação preocupados com a educação do cirurgião-dentista. www.abeno.org.br