Abeno estabelece cooperação com a ADEE

A Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno) e a Association for Dental Education in Europe (ADEE) estabeleceram acordo de cooperação, tendo como primeiro resultado a vinda da profa. Maria Cristina Manzanares Céspedes, da Universidade de Barcelona (Espanha) para proferir conferência na 52ª

Reunião Anual da Abeno, em julho próximo, em Juiz de Fora (MG).

Entre os diversos trabalhos que farão parte da cooperação entre a entidade europeia e a brasileira está o networking, uma necessidade que é sentida por todas as associações de ensino ao redor do mundo.

Entre outros objetivos da colaboração com a ADEE estão promover troca de informações, staff e programas, disseminar conhecimento sobre educação odontológica e convergência de padrões para a formação odontológica.

Na primeira foto, o presidente da ADEE, Corrado Paganelli com a profa. Maria Celeste Morita e a profa. Maria Cristina Manzanares Céspedes, no evento Formando o Futuro da Educação, no King’s Coollege (Londres-UK) e  na segunda, grupo de professores: troca de experiências sobre educação interprofissional.

Dia 7/7/17: Oficina Construindo questões “modelo Enade

Enade avalia desempenho do aluno 
em relação aos conteúdos das DCNs

Coordenada pela profa. Luciana Ramalho, a Oficina Construindo questões “modelo Enade” vai ser realizada dia 7/7 na Sala 2, das 8h00 às 12h00, durante a 52ª- Reunião da Abeno. A profa. Luciana detalha que o Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade) avalia a performance dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de Odontologia.

“São observadas as competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, além do grau de conhecimento em relação à realidade brasileira e mundial”,

explica. Para atingir seus objetivos – afirma – utiliza como instrumento itens de múltipla escolha e itens discursivos.

“Na Oficina  Construindo questões modelo Enade - diz -  vamos caracterizar os itens da avaliação do Enade, como são construídos, tipos de itens e grau de dificuldade  e multidisciplinaridade, assim como a construção de chaves de resposta.”

Ela detalha que em seguida será proposta a construção conjunta de itens Enade, a sua ampla discussão e  aperfeiçoamento, enfatizando as diversas análises (técnica, de sensibilidades e linguística) integrantes do papel do avaliador  de itens.

A Oficina utiliza, para atingir seus objetivos, tipos de itens e grau de dificuldade e  multidisciplinaridade, assim como a construção de chaves de reposta.

Quem é:  A profa. Luciana Ramalho possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia (1993), Mestrado em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia (1998) e Doutorado em Odontologia (Estomatologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000). É Professora Titular da Universidade Federal da Bahia e Chefe do Departamento de Propedêutica e Clínica Integrada, Membro da Comissão de Avaliação Institucional e de Cursos do Ministério da Educação, tendo participado dos últimos  exames Enade para a Odontologia  como Coordenadora de Área Técnica e como Revisora. Integra  o Comitê Local de Bolsas de Iniciação Científica da UFBA. É Consultora Ad Hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e do Corpo Editorial científico da Revista Odonto-ciências,e da Revista Ortodontia SP. Tem experiência na área de Pesquisa Odontológica, com ênfase em Laser, Estomatologia e Patologia Bucal, atuando principalmente nas Linhas de Pesquisa de Reparo Tecidual e Fotobiomodulação, Lesões Cancerizáveis e Câncer de Boca. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Odontologia e Saúde da UFBA e sua ex-coordenadora, além das atividades de tutora de bolsistas de Iniciação Científica do CNPq e da Fapesb. Tem Pós-Doutorado (Estágio Sênior) no Memorial Sloane Kettering Cancer Center, NY-USA.

 Mais 4 oficinas nos dias 5,6 e 7

Avaliação de aprendizagem - A Oficina Construção de itens de respostas livres e orientadas para a avaliação de aprendizagem acontecerá dia 5/7, na sala 4, das 9 às 12h00. Tem por objetivo favorecer e estimular a construção de questões de aprendizagem e elaboração de avaliações, com itens de respostas abertas e objetivas, utilizando a Taxonomia do domínio cognitivo proposta por Bloon.

Inicialmente, será feita explanação sensibilizadora sobre a necessidade da avaliação num contexto formativo e integrado. Em seguida, uma breve respectivas estruturas. A oficina finalizará com a construção e discussão de itens elaborados pelos participantes

Objective Structure Clinical ExaminationOSCE é a sigla que representa Exame Clínico Objetivo Estruturado, que tem como meta a avaliação prática de habilidades e competências clínicas de futuros profissionais de Saúde. A estrutura da oficina, marcada para o dia 6/7, na sala 3, das 8 às 12h00, iniciará com uma explanação sobre a estrutura, organização e meta-avaliação do OSCE, seguida de uma visita guiada a um circuito de seis estações e finalizada com a elaboração e discussão de estações e checklists pelos participantes da oficina.

Simulação de PBL A Oficina Aprendizagem baseada em problemas: simulação de PBL vai trabalhar a Articulação Interdisciplinar, que é uma metodologia ativa de aprendizagem baseada em problemas que integra as ciências básicas com a clínica, tornando a aprendizagem dos conteúdos dessas disciplinas significativa. Acontece na Sala 3, no dia 6/7, das 8 às 12h00, e terá início com uma explanação sobre o processo para em seguida ser

feita uma simulação dos passos do método tutorial com a participação de estudantes de Odontologia.

Ensino ativo, e-learning – No dia 7/7, das 8 às 12h, das Sala 4, será realizada a última oficina da 52ª- Reunião: Ensino  ativo, e-learning, e-book e integração de conteúdos básicos e clínico: Uma experiência nas aulas de embriologia humana no curso de Medicina da Unicamp.


Dia 5/7, no Auditório

Reunião com estudantes tem
participação de IESs das 5 regiões do Brasil


Foto de 2014

A Reunião dos Estudantes é um momento riquíssimo em diálogos e discussões importantes para o ensino em Odontologia. São levantados temas referentes à importância da liderança e participação estudantil, gestão, experiência de bancos ativos de empréstimo de materiais odontológicos, apoio psicológico e dificuldades enfrentadas durante a graduação. A reunião conta com a participação de professores, alunos de graduação e pós-graduação de instituições das cinco regiões do País.

A Associação Brasileira de Ensino Odontológico foi fundada em 1956 e congrega representantes das instituições de ensino odontológico no Brasil. Consolidou-se como espaço privilegiado de debate de políticas no setor, permitindo o encontro de lideranças, formuladores de políticas, diretores de faculdades, coordenadores de curso, professores e alunos de graduação e pós-graduação preocupados com a educação do cirurgião-dentista. www.abeno.org.br