Abeno estabelece cooperação com
a ADEE
A Associação Brasileira de
Ensino Odontológico (Abeno) e a
Association for Dental Education
in Europe (ADEE) estabeleceram
acordo de cooperação, tendo como
primeiro resultado a vinda da
profa. Maria Cristina Manzanares
Céspedes, da Universidade de
Barcelona (Espanha) para
proferir conferência na 52ª
|
 |
Reunião Anual da Abeno, em julho
próximo, em Juiz de Fora (MG).
Entre os diversos trabalhos que
farão parte da cooperação entre
a entidade europeia e a
brasileira está o networking,
uma necessidade que é sentida
por todas as associações de
ensino ao redor do mundo. |

Entre outros objetivos da colaboração com a
ADEE estão promover troca de informações,
staff e programas, disseminar conhecimento
sobre educação odontológica e convergência
de padrões para a formação odontológica.
Na primeira foto, o presidente da
ADEE, Corrado Paganelli com a profa. Maria
Celeste Morita e a profa. Maria Cristina
Manzanares Céspedes, no evento Formando o
Futuro da Educação, no King’s Coollege (Londres-UK)
e na segunda, grupo de professores:
troca de experiências sobre educação
interprofissional. |
Dia 7/7/17: Oficina Construindo questões
“modelo Enade”
Enade avalia desempenho do aluno
em relação aos conteúdos das DCNs
Coordenada pela profa. Luciana
Ramalho, a Oficina Construindo
questões “modelo Enade” vai ser
realizada dia 7/7 na Sala 2, das
8h00 às 12h00, durante a 52ª-
Reunião da Abeno. A profa. Luciana
detalha que o Exame Nacional de
Desempenho do Estudante (Enade)
avalia a performance dos estudantes
em relação aos conteúdos
programáticos nas Diretrizes
Curriculares Nacionais (DCNs) de
Odontologia.
“São observadas as competências e
habilidades necessárias ao
aprofundamento da formação geral e
profissional, além do grau de
conhecimento em relação à realidade
brasileira e mundial”, |
 |
explica. Para atingir seus objetivos –
afirma – utiliza como instrumento itens de
múltipla escolha e itens discursivos.
“Na Oficina Construindo questões modelo
Enade - diz - vamos caracterizar os itens
da avaliação do Enade, como são construídos,
tipos de itens e grau de dificuldade e
multidisciplinaridade, assim como a
construção de chaves de resposta.”
Ela detalha que em seguida será proposta a
construção conjunta de itens Enade, a sua
ampla discussão e aperfeiçoamento,
enfatizando as diversas análises (técnica,
de sensibilidades e linguística) integrantes
do papel do avaliador de itens.
A Oficina utiliza, para atingir seus
objetivos, tipos de itens e grau de
dificuldade e multidisciplinaridade, assim
como a construção de chaves de reposta.
Quem é: A profa. Luciana
Ramalho possui graduação em
Odontologia pela Universidade
Federal da Bahia (1993),
Mestrado em Odontologia pela
Universidade Federal da Bahia
(1998) e Doutorado em
Odontologia (Estomatologia
Clínica) pela Pontifícia
Universidade Católica do Rio
Grande do Sul (2000). É
Professora Titular da
Universidade Federal da Bahia e
Chefe do Departamento de
Propedêutica e Clínica
Integrada, Membro da Comissão de
Avaliação Institucional e de
Cursos do Ministério da
Educação, tendo participado dos
últimos exames Enade para a
Odontologia como Coordenadora
de Área Técnica e como Revisora.
Integra o Comitê Local de
Bolsas de Iniciação Científica
da UFBA. É Consultora Ad Hoc da
Fundação de Amparo à Pesquisa do
Estado da Bahia (Fapesb) e do
Corpo Editorial científico da
Revista Odonto-ciências,e da
Revista Ortodontia SP. Tem
experiência na área de Pesquisa
Odontológica, com ênfase em
Laser, Estomatologia e Patologia
Bucal, atuando principalmente
nas Linhas de Pesquisa de Reparo
Tecidual e Fotobiomodulação,
Lesões Cancerizáveis e Câncer de
Boca. É docente permanente do
Programa de Pós-Graduação em
Odontologia e Saúde da UFBA e
sua ex-coordenadora, além das
atividades de tutora de
bolsistas de Iniciação
Científica do CNPq e da Fapesb.
Tem Pós-Doutorado (Estágio
Sênior) no Memorial Sloane
Kettering Cancer Center, NY-USA.
|
Mais
4 oficinas nos dias 5,6 e 7
Avaliação de aprendizagem
- A Oficina Construção de itens de respostas
livres e orientadas para a avaliação de
aprendizagem acontecerá dia 5/7, na sala 4,
das 9 às 12h00. Tem por objetivo favorecer e
estimular a construção de questões de
aprendizagem e elaboração de avaliações, com
itens de respostas abertas e objetivas,
utilizando a Taxonomia do domínio cognitivo
proposta por Bloon. |
 |
Inicialmente, será feita explanação
sensibilizadora sobre a necessidade da
avaliação num contexto formativo e
integrado. Em seguida, uma breve respectivas
estruturas. A oficina finalizará com a
construção e discussão de itens elaborados
pelos participantes
Objective Structure Clinical Examination
– OSCE
é a sigla que representa Exame Clínico
Objetivo Estruturado, que tem como meta a
avaliação prática de habilidades e
competências clínicas de futuros
profissionais de Saúde. A estrutura da
oficina, marcada para o dia 6/7, na sala 3,
das 8 às 12h00, iniciará com uma explanação
sobre a estrutura, organização e
meta-avaliação do OSCE, seguida de uma
visita guiada a um circuito de seis estações
e finalizada com a elaboração e discussão de
estações e checklists pelos participantes da
oficina. |
Simulação de PBL
–
A Oficina Aprendizagem baseada em problemas:
simulação de PBL vai trabalhar a Articulação
Interdisciplinar, que é uma metodologia
ativa de aprendizagem baseada em problemas
que integra as ciências básicas com a
clínica, tornando a aprendizagem dos
conteúdos dessas disciplinas significativa.
Acontece na Sala 3, no dia 6/7, das 8 às
12h00, e terá início com uma explanação
sobre o processo para em seguida ser
|
 |
feita uma simulação dos passos do método
tutorial com a participação de estudantes de
Odontologia. |
Ensino ativo, e-learning
– No dia 7/7, das 8 às 12h, das Sala 4, será
realizada a última oficina da 52ª- Reunião:
Ensino ativo, e-learning, e-book e
integração de conteúdos básicos e clínico:
Uma experiência nas aulas de embriologia
humana no curso de Medicina da Unicamp. |
 |
Dia 5/7, no Auditório
Reunião com estudantes tem
participação de IESs das 5 regiões do Brasil

Foto de 2014
A Reunião dos Estudantes é um momento riquíssimo em
diálogos e discussões importantes para o ensino em
Odontologia. São levantados temas referentes à
importância da liderança e participação estudantil,
gestão, experiência de bancos ativos de empréstimo de
materiais odontológicos, apoio psicológico e
dificuldades enfrentadas durante a graduação. A reunião
conta com a participação de professores, alunos de
graduação e pós-graduação de instituições das cinco
regiões do País. |