Reunião da Abeno em Juiz de Fora

 

A 52ª- Reunião da Abeno realiza-se de 5 a 7 de julho deste ano na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Veja a grade científica do evento e informações sobre como participar em http://reuniaoanual.abeno.org.br/52reuniao/. AGENDE-SE

VISITE O SITE DA 52ª REUNIÃO ANUAL DA ABENO

http://reuniaoanual.abeno.org.br/52reuniao/

Prof. Rui Brito, da área de Odonto,
é o novo Diretor de Avaliação do Inep

 

Profa. Maria Celeste Morita, presidente da Abeno, com prof. Rui Brito, atual diretor da Daes/Inep, em reunião em Brasília. Brito é graduado em Odontologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tem mestrado e doutorado em Biologia e Patologia Bucodental (Unicamp) e foi coordenador do Curso de Odontologia na Faculdade São Leopoldo Mandic.

O novo diretor de Avaliação do Inep é o professor Rui Britto, participante ativo da Abeno e que foi coordenador da 47ª Reunião da entidade, realizada em Campinas em 2012. A professora Maria Celeste Morita, presidente da Abeno, manteve reunião com o novo diretor, em Brasília, em fevereiro, para tratar de pautas de interesse da Odontologia por meio da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno).

Na visita ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foram abordados diversos assuntos com destaque para análise do Documento Orientador das Avaliações in loco de Cursos de Graduação específico à Odontologia, que vem sendo atualizado há tempos mas ainda não implantado.

“O atraso desta publicação é decorrente de diversas modificações ocorridas no Documento  Orientador de referência (adotado para avaliações de todos os cursos de graduação, de todas as áreas), com a introdução de novos indicadores que exigiram reformulações e aprovação para que ele fosse concluído e implantado”, destaca Morita.

Durante o encontro com o diretor da Daes/Inep também ficou acertada a conferência que o prof. Rui Brito vai proferir na 52ª Reunião da Abeno a ser realizada em Juiz de Fora (MG), em julho próximo. O tema a ser apresentado será “Enade - Prova 2016 e Perspectivas Futuras”. 

Novos avaliadores – Além deste, foi analisada também a necessidade de expansão do banco de avaliadores in loco do Inep, o que deve acontecer em breve, uma vez que a alteração da Portaria 40, publicada em janeiro deste ano, permite que o processo de Capacitação dos avaliadores seja feito a distância, diminuindo os custos e facilitando sua execução mais rapidamente. Os planos são de colocar de 1.600 a 3 mil novos avaliadores no BASis de todas as áreas de conhecimento até dezembro de 2017. 


Abeno participa do Fórum sobre
Ensino a Distância na área da Saúde

 

À esq.: Abeno com presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter da Silva Jorge João, um dos principais idealizadores e promotores do Fórum sobre EAD. À dir.: com Gilcilene Chaer, do CRO-DF e da Associação Brasileira de Educação Farmacêutica (ABEF),  o presidente da Associação Brasileira de Ensino Médico (ABEM), Sigisfredo Luis Brenelli, Ester Dalla Costa, da ABEF e Márcia Sakai, da ABEM, em reunião de trabalho para discutir o EAD na área da Saúde

A Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno) participou do Fórum sobre Ensino a Distância (EAD) na área da Saúde, que aconteceu dia 24 de fevereiro, em Brasília, com a presença de diversas entidades e promovido pelo Conselho Federal de Farmácia e Fórum dos Conselhos Federais (FCFAS).

No encontro foi produzido o documento a ser encaminhado ao ministro da Educação e ao Conselho Nacional de Educação (CNE) manifestando a preocupação das entidades de Saúde com o avanço do ensino a distância no setor. “O grupo analisou, sobretudo, as particularidades do ensino na Saúde, que requerem o desenvolvimento de competências para o trabalho humanizado e o treinamento técnico especializado para atividades práticas”, explica a presidente da Abeno, Maria Celeste Morita.

Cerca de 180 pessoas das diversas entidades da área da Saúde lotaram o auditório do encontro. Recentemente o Conselho Nacional de Saúde se manifestou sobre o tema, apontando cenário em que a qualidade do ensino presencial na graduação em Saúde já é uma preocupação e o ensino a distância encontra-se em plena expansão.  Segundo o Sistema e-MEC de Instituições e Cursos de Educação Superior estão autorizadas 274,1 mil vagas de ensino a distância em 11 das 14 profissões da Saúde, com exceção de vagas para Medicina, Psicologia e Odontologia.

Carta aberta - Na sequência do Fórum as entidades de ensino de Medicina (Abem,), Odontologia (Abeno) e Farmácia (Abef) se reuniram para iniciar a elaboração de documento conjunto sobre o tema. Outras entidades relacionadas ao ensino na área da Saúde que não puderam comparecer à reunião deverão participar na finalização da carta aberta a ser divulgada pela web sobre o EAD nas profissões da Saúde.

Documento do CFF e FCFAS expõe a atual situação do EAD e pondera sobre os prós e contra desse sistema. Confira neste link para mais informações:
http://www.cff.org.br/noticia.php?id=4353 


CFO que trabalhar em parceria com a Abeno

Juliano do Vale, presidente do CFO, Morita e Ermensson Jorge, vice-presidente do CFO

Na primeira reunião com a atual Diretoria do Conselho Federal de Odontologia (CFO), dia 8 de março, na nova sede da autarquia, no Largo Norte, em Brasília (DF), a Abeno teve a oportunidade de abordar temas que relacionam a formação odontológica e o exercício profissional e ouviu do presidente da autarquia, Juliano do Vale, a intenção de trabalho conjunto entre as duas entidades.

Maria Celeste Morita conheceu as novas instalações do CFO e, acompanhada do presidente e seu vice Ermensson Jorge, tratou de assuntos relativos à Resolução do CNE 11/03/2016 sobre a garantia de critérios de regulação e de acompanhamento e avaliação específicos para a área da Saúde.

A presidente da Abeno apontou também na ocasião a necessidade de alinhamento e trabalho conjunto de todas as entidades representativas da Odontologia em prol da qualidade da formação e do exercício profissional do setor.  Ela fez também relato pormenorizado sobre a questão do estágio e do ensino a distância na Odontologia.

No caso do ensino a distância e do estágio, o presidente do CFO reiterou que é importante estabelecer regras que protejam também a sociedade, que é uma das atribuições do CFO. “Vamos trabalhar em parceria com a Abeno,” conclui Juliano do Vale.

“A reunião foi extremamente importante para o alinhamento do trabalho das duas entidades em prol da Odontologia. O momento exige essa ação conjunta,” afirma Celeste Morita. “Todos terão a ganhar, principalmente a população brasileira, se nós somarmos esforços para garantir um exercício profissional ético e responsável para o cirurgião-dentista”, conclui.

 

A Associação Brasileira de Ensino Odontológico foi fundada em 1956 e congrega representantes das instituições de ensino odontológico no Brasil. Consolidou-se como espaço privilegiado de debate de políticas no setor, permitindo o encontro de lideranças, formuladores de políticas, diretores de faculdades, coordenadores de curso, professores e alunos de graduação e pós-graduação preocupados com a educação do cirurgião-dentista. www.abeno.org.br