Revista da Abeno agora é Qualis B3

No mês de dezembro, a notícia chegou como um presente merecido: a Revista da Abeno recebeu o Qualis B3. Para a editora científica da publicação, profa. Vania Fontanella, a conquista é de todos: da equipe Abeno, revisores e autores e o imprescindível apoio da Coordenação de Área da Odontologia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes-MEC).

A presidente da Abeno, profa. Maria Celeste Morita, declarou que a “entidade teve a felicidade de contar com uma editora que não mediu esforços na caminhada”. “Creio – acrescentou - que todos os amigos da Abeno, incluindo os pareceristas e autores comemoram conosco essa excelente notícia.”

A nova classificação da Revista da Abeno tem um significado especial por ser o único periódico científico brasileiro cujo escopo é exatamente o ensino odontológico nos diversos níveis de formação, com vistas a contribuir para a obtenção de indicadores de qualidade neste campo.

Uma história de 16 anos

A Revista da Abeno  surgiu em 2001, com uma edição impressa  anual, e a partir de 2005 passou a semestral, tendo distribuição gratuita aos sócios e às instituições de ensino superior. Além disso, relata a professora Vania (foto), no período 2011-2015, a publicação participou da iniciativa Rev@Odonto, um portal de revistas brasileiras da área de odontologia.

A partir de 2015 a periodicidade da publicação passou a trimestral, em meio eletrônico na plataforma Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), de maneira a reduzir custos, aumentar a visibilidade de seu conteúdo e agilizar o processo de revisão por pares.

A profa. Vania Fontanella detalha que ao longo dos seus quase 16 anos de trajetória, a Revista da Abeno já publicou 259 artigos, sendo que 71 (27%) destes nos últimos 18 meses. Seus autores são, na grande maioria,  docentes, estudantes de graduação e pós-graduação em odontologia. Alguns artigos são marcos referenciais para a discussão de temas como Processo Ensino-aprendizagem, Diretrizes Curriculares Nacionais, Ensino em Serviço, Formação para o SUS e Teleodontologia, entre outros. Contudo, especialistas de outras áreas também prestaram grandes contribuições, como o artigo “Saber pensar”, do sociólogo Pedro Demo, publicado em 2005, com 273 citações.

Atualmente publica em média 12 artigos por edição, os quais podem ser redigidos em português, inglês ou espanhol, com processo de revisão por pares. Seu corpo editorial é composto por especialistas em diversas áreas da odontologia com vasta experiência em ensino. Além disso, vários pareceristas contribuem na revisão dos artigos.

A Revista da Abeno oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conteúdo ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

Para acessar:

http://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/issue/archive (edições mais recentes) e  http://www.abeno.org.br/revista-abeno-pdf.php (edições mais antigas)

Legado para consolidar -  O legado dos editores científicos prof. José Luiz Lage-Marques/USP (2001 a 2007  e  2010 a 2014) e profa. Vera Lúcia Silva Resende/UFMG (2007 a  2009), apoiados pelos seus respectivos conselhos editoriais,  foi alcançar o grande desafio de criar e consolidar a revista, indexando-a nas bases de dados BBO (Bibliografia Brasileira de Odontologia) e  LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), o que a classificou como B4 no Qualis Capes. 

Como meta, a  Base Scielo -  Em fevereiro de 2015  a profa. Vania foi designada pela Diretoria Abeno para assumir a Editoria  Científica da publicação, com a meta de buscar a elevação da classificação Qualis para B3. “Para tanto, explica, é necessário atender a inúmeros indicadores para indexar a revista na base Scielo, os quais incluem periodicidade, número de artigos, assim como percentual de artigos, autores e revisores com afiliação estrangeira, entre outros. Por tratar de ensino, a revista está sujeita aos critérios da área de Ciências Humanas do Scielo, o que torna a meta passível de ser atingida.”

A editora da Revista da Abeno lembra que os periódicos B4 estão, geralmente,  aprisionados em um círculo vicioso: recebem poucas submissões e são menos valorizados por resultarem em baixa pontuação na avaliação da pós-graduação. Com isso não conseguem subir na classificação, por não atingirem as métricas necessárias para a indexação no Scielo.

Círculo virtuoso - “Recebemos com muita satisfação a notícia da Revista da Abeno ter sido classificada como B3 no novo Qualis, como parte da estratégia estabelecida pela Capes para indução de periódicos nacionais, com vistas à sua qualificação”, afirma a editora.  

“Agora - aponta -  entramos em um círculo virtuoso: os artigos publicados na revista pontuam mais na avaliação, portanto o número e a qualidade das submissões aumentam. Esta estratégia já se provou exitosa com outros periódicos e ficamos extremamente gratos à Comissão Qualis da Área de Odontologia na Capes pela sensibilidade e por apostar em nosso trabalho. Tem sido um esforço coletivo, pois temos recebido apoio integral da Diretoria da Abeno, dos membros do Conselho Editorial, dos pareceristas e, principalmente, dos autores”.

“Já atingimos praticamente todos os critérios para indexação no Scielo e estamos, agora, buscando maior número de artigos em inglês, com autores afiliados a instituições estrangeiras, para que possamos deixar ao próximo editor científico uma revista apta a buscar classificação ainda superior.

Recompensa  gratificante – A profa. Vania conta que até então já participava do corpo editorial de algumas revistas nacionais e internacionais, além de realizar pareceres para vários periódicos. Contudo, o trabalho do editor científico é completamente diferente, pois exige muitas horas e esforço imenso. “Porém – ressalta - a recompensa é extremamente gratificante.”

Vania Fontanella é docente há mais de 30 anos e na última década dedicou-se ao ensino com ênfase na pós-graduação, também como coordenadora do programa. Relembra que a partir do momento em que começou a participar da Abeno, um novo universo se desvendou, pois as questões filosóficas superaram os aspectos técnicos. “Penso, como editora da revista, ter aprendido muito e posso deixar uma contribuição singela, porém efetiva, para a qualificação do ensino odontológico no Brasil.”


5 a 7 de julho: agende-se!

 

Juiz de Fora recebe 52ª Reunião

A realização da 52ª- Reunião da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno) vai acontecer neste ano n cidade mineira de Juiz de Fora, entre os dias
5 e 7 de julho próximo.

A professora Maria Celeste Morita, presidente da Abeno, esteve em Juiz de Fora, no final de 2016 para acertar a organização da 52ª Reunião. Do encontro com a equipe mineira estavam presentes além de Morita, Djalma Rabelo Ricardo, diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (FCMS/JF)-Suprema, Rodrigo Guerra de Oliveira e Elisa Emi Tanaka.

As próximas edições de 2017 do Abeno News trarão as novidades sobre a 52ª Reunião Anual da Abeno em Juiz de Fora e informações práticas sobre participação, hospedagem, inscrições e grade com programação dos três dias de evento. Aguarde!

A Associação Brasileira de Ensino Odontológico foi fundada em 1956 e congrega representantes das instituições de ensino odontológico no Brasil. Consolidou-se como espaço privilegiado de debate de políticas no setor, permitindo o encontro de lideranças, formuladores de políticas, diretores de faculdades, coordenadores de curso, professores e alunos de graduação e pós-graduação preocupados com a educação do cirurgião-dentista. www.abeno.org.br