52ª Reunião Abeno será de
5 a 7 de julho, em Juiz Fora

A professora Maria Celeste Morita, presidente da Abeno, esteve em Juiz de Fora (MG), para iniciar a organização da 52ª Reunião Anual da entidade, marcada para acontecer entre os dias 5 a 7 de julho próximo.

Do encontro participaram, além de Morita,Djalma Rabelo Ricarod, diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (FCMS/JF)-Suprema, Rodrigo Guerra de Oliveira e Elisa Emi Tanaka.

As próximas edições de 2017 do Abeno News trarão as novidades sobre a 52ª Reunião Anual da Abeno em Juiz de Fora e informações práticas sobre participação, inscrições e grade com programação dos três dias do evento. Aguarde!


Centro de Produção Digital da USP
promove Oficina Telessaúde/Teleodonto

O Centro de Produção Digital (CPDigi) Telessaúde/Teleodonto da USP realizou oficina para apresentar a ferramenta Authoring Tools desenvolvida pela UNA-SUS/UFMA para criar e-books no formato HTML5 compatível com qualquer dispositivo móvel, como por exemplo iOS e Android.

A ferramenta conta com uma interface simples e intuitiva que auxilia a otimização do processo de autoria dos livros digitais.

O evento ocorreu dia 1º de dezembro, no CPDigi Telessaúde/Teleodonto da USP e teve apoio institucional da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno) e da Saite.  Presentes também as professoras Ana Emília Oliveira, coordenadora Geral da UNA-SUS/UFMA, presidente da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde (ABTms) e Ana Estela Haddad, do CPDigi/Fousp e diretora de Relações Institucionais da ABTms, além da equipe da Abeno, com Celeste Morita, Valéria Avelar e Elisa Tanaka.


Lançamento via web Curso Odontologia para Pacientes com Comprometimento Sistêmico

Transmitido via web, o Curso Odontologia para Pacientes com Comprometimento Sistêmico foi apresentado pra todo o Brasil, dia 1º de dezembro. Desenvolvido pela UNA-SUS/UFMA, em parceria com a Faculdade de Odontologia da USP é dirigido a estudantes de Odontologia e profissionais da área, tem modo autoinstrucional e o objetivo de apresentar as principais características sistêmicas e cuidados odontológicos relacionados aos pacientes com comprometimento sistêmico.

Os e-books do curso integrarão a biblioteca virtual em saúde Saite Chore – iniciativa do Grupo de Pesquisa Saite, que tem a missão de desenvolver pesquisas e recursos educacionais em prol do conhecimento nas áreas da saúde, inovação, tecnologia e educação – que já disponibiliza 100 e-books interativos e gratuitos em 10 áreas temáticas. O curso autoinstrucional, com 3 unidades, tem carga-horária total de 45h.

A Saite Store, loja virtual desenvolvida pelo Grupo Saite, agora está disponível na Apple Store. Assim, o usuário que possuir tablet ou smartphone com sistema operacional IOS também terá a oportunidade de acessar diversos e-books (livros eletrônicos interativos), categorizados em áreas temáticas, e com lançamentos contínuos. Os usuários podem fazer download gratuito dos e-books e gerenciá-los de acordo com seu interesse, podendo acessá-los mesmo sem conexão com a internet.

O Curso Odontologia para Pacientes com Comprometimento Sistêmico oferecerá 10 mil vagas para todo o Brasil, e as inscrições já estão abertas desde o dia 6 de dezembro.

Foi organizado pelas professoras Ana Emília Figueiredo (UNA-SUS/UFMA), Ana Estela Haddad e Marina Helena Cury Gallottini (FOUSP), coordenadoras, e teve a participação das professoras e diretoras da Abeno Celeste Morita, Elisa Tanaka e de Valéria Avelar, de profissionais do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme) e da Universidade de São Paulo (USP), dentre outros.

INSCREVA-SE:

Curso Odontologia para Pacientes com Comprometimento Sistêmico
moodle2.ufma.unasus.gov.br
Saite Store: disponível na Apple Store e na Google Play


Documento Orientador em 2017

Profa. Celeste Morita em visita à
diretora de Avaliação da Educação
Superior do Inep/MEC,
profa. Margo Gomes de Oliveira Karnikowski
para tratar da finalização do
Documento Orientador já para
o início de 2017.

A Associação Brasileira de Ensino Odontológico foi fundada em 1956 e congrega representantes das instituições de ensino odontológico no Brasil. Consolidou-se como espaço privilegiado de debate de políticas no setor, permitindo o encontro de lideranças, formuladores de políticas, diretores de faculdades, coordenadores de curso, professores e alunos de graduação e pós-graduação preocupados com a educação do cirurgião-dentista. www.abeno.org.br