Abeno propõe reformulação das DCNs

Cento e vinte e três Instituições de Ensino Superior (IESs) de todo o Brasil, coordenadas pela Abeno, participaram das decisões sugeridas para a reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), que resultou em ofício entregue ao presidente da Câmara de Educação Superior,  Luiz Roberto Liza Curi, em novembro. A Abeno aguarda a aprovação da proposta

Em documento enviado ao presidente da Câmara de Educação Superior, Luiz Roberto Liza Curi, a profa. Maria Celeste Morita, presidente da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno) propõe a reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs).  Luiz Roberto Liza Curi é sociólogo e doutor em Economia pela Universidade de Campinas (Unicamp), sociólogo e uma das personalidades de maior evidência na educação brasileira.

No encaminhamento da Abeno, é apresentado o processo que permitiu a construção da recomendação para revisar as DCNs. Para a presidente da Abeno, o que tornou possível o projeto "foi uma contribuição feita por muitas mãos e que reflete uma ampla consulta pública”.


A presidente da Abeno Maria Celeste Morita e o presidente da Câmara de Educação Superior Luiz Roberto Liza Curi, em Brasília

Ela explica que “participaram Instituições de Ensino Superior (IESs) de todas as categorias administrativas e regiões brasileiras. Muitos avanços compuseram o documento e seria difícil sintetizar todos os pontos mas destaco, além da formação para o SUS, a necessidade de preparar para a gestão de consultórios”.  Celeste Morita ressalta também a necessidade de se exercer a odontologia baseada em evidências e a ênfase que deve ser dada à formação ética do estudante.

“O novo documento dará mais clareza a todos os pontos relacionados ao desenvolvimento curricular da Odontologia”, afirma a presidente da Abeno.

Aprimoramento é indissociável à nova formação

No ofício enviado à Câmara de Educação Superior, a Abeno detalha todo o trabalho desenvolvido para chegar ao resultado final. Em julho de 2015, a Abeno iniciou os debates sobre revisão, aprimoramento e atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Odontologia (DCN), Resolução do Conselho Nacional de Educação, número 3, de 19 de fevereiro de 2002, documento que define os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação destes profissionais.

Celeste Morita destaca que a discussão sobre a necessidade deste aprimoramento é parte indissociável do processo de mudança na formação dos profissionais de saúde. A atual DCN do curso de graduação em Odontologia completou, este ano, 2016, quatorze anos de sua publicação. Ao longo deste período entraram em vigor novas Políticas Nacionais de Atenção Básica e de Atenção em Saúde Bucal além de novas Portarias e Resoluções do Ministério da Educação, explica o documento à Câmara de Educação Superior.

Neste cenário, em Assembleia realizada na 50ª Reunião Anual da Abeno, em Salvador (BA), em agosto de 2015, ficaram definidas a importância e encaminhamentos para uma ampla consulta pública, com o objetivo de receber contribuições para o aprimoramento das DCN em vigor.

Sugestões envolveram mais de 300 professores

Desenvolvida em seis etapas e cinco fases, as reuniões online e presenciais tiveram a participação de 123 Instituições de Ensino Superior (IESs) de todo o Brasil e 300 professores e coordenadores de cursos de Odontologia.

A 1ª etapa desta consulta pública se consolidou em duas fases, em consultas online e presenciais, da seguinte forma:

·        1ª fase – 1ª consulta pública online no período de julho de 2015 a julho de 2016, tendo recebido a contribuição de 23 (vinte e três) Instituições relacionadas ao ensino odontológico no país, relação destas instituições;

·        2ª fase – 1ª consulta pública presencial durante a 51ª Reunião Anual da Abeno, em julho deste ano em Curitiba-PR, por meio de amplo debate com mais de 240 professores e coordenadores de cursos de Odontologia, relação destas instituições no final deste ofício. Nesta oportunidade foi utilizada a minuta de um documento preliminar das DCN composto das contribuições recebidas na 1ª fase.

A 2ª etapa desta consulta pública se consolidou em outras duas fases:

·        3ª fase – 2ª consulta pública online no período de agosto a setembro de 2016, tendo recebido a contribuição de 38 Instituições relacionadas ao ensino odontológico no país, relação destas instituições;

·        4ª fase – 2ª consulta pública presencial em evento público, específico para esta finalidade, na Faculdade de Odontologia da USP - SP nos dias 29 e 30/09/2016, por meio de plenária pública com a presença de 60 participantes, entre professores, coordenadores e estudantes representantes de diversas regiões do país e membros de Conselhos Regionais de Odontologia, considerando-se uma nova minuta de documento preliminar das DCN com as contribuições recebidas na 3ª fase, relação destas instituições.

A 3ª etapa desta consulta pública se consolidou em outras duas fases:

·        5ª fase - constituição de uma comissão representada pelos estados da Bahia, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. Nesta etapa, professores designados coordenadores por região do país finalizaram a redação e consolidaram as contribuições com revisão e atualização de terminologias e adequação da legislação relacionada;

·        6ª fase - a Comissão de Ensino da Abeno consolidou o documento final para encaminhamento ao Conselho Nacional de Educação (CNE).

 

A Associação Brasileira de Ensino Odontológico foi fundada em 1956 e congrega representantes das instituições de ensino odontológico no Brasil. Consolidou-se como espaço privilegiado de debate de políticas no setor, permitindo o encontro de lideranças, formuladores de políticas, diretores de faculdades, coordenadores de curso, professores e alunos de graduação e pós-graduação preocupados com a educação do cirurgião-dentista. www.abeno.org.br