Em defesa do SUS

“A Associação Brasileira de Ensino Odontológico vem a público para expressar seu irrestrito apoio ao Sistema Único de Saúde e manifesta sua preocupação com eventuais medidas que afetem o funcionamento deste. O SUS representa uma importante conquista da sociedade brasileira ao garantir o direito à saúde através do acesso universal a todos os níveis de atenção. A relevância e necessidade do SUS para os cidadãos brasileiros são inquestionáveis e medidas políticas de gestão e de recursos financeiros são constantemente importantes para o aprimoramento do sistema, porém sempre garantindo a universalidade, a integralidade e a equidade, princípios

garantidos pela Constituição Federal de 1988 e legislação posterior”.

 

Londrina (PR), 14/9/2016

Profa. Maria Celeste Morita
Presidente da Abeno

 

2º etapa para aprimoramento
das DCNs será 29 e 30/9 na USP


Reunião das DCNs realizada no Rio de Janeiro em 13 de setembro último

A 2ª- etapa da consulta pública presencial para o aprimoramento das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) vai consolidar o documento final para encaminhamento pelas Abeno aos órgãos competentes, em encontro a ser realizado dias 29 e 30 de setembro, no Anfiteatro da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FO-USP), à Av. Prof. Linneu Prestes, 2277, na Cidade Universitária, em São Paulo .

Esta etapa presencial será feita após o encerramento da consulta pública online e dela deverão participar diretores, coordenadores e professores dos cursos de graduação de todo o país, entre as 13h30 e as 18h30 no dia 29/9 e das 8h30 às 16h00 no dia 30/9.

As inscrições para participação no encontro devem ser realizada por meio de formulário online no site da Abeno.

Clique aqui para o Formulário de Inscrição 

A Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno) deu início aos debates sobre revisão, aprimoramento e atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais de Odontologia, atendendo a Resolução do Conselho Nacional de Educação, número 3, de 19 de fevereiro de 2002, que define os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação destes profissionais.

A discussão sobre a necessidade deste aprimoramento é parte indissociável do processo de mudança na formação dos profissionais de saúde. Desta forma, mais de dez anos após sua publicação, em Assembleia realizada na 50ª Reunião Anual da Abeno, em Salvador (BA), de 12 a 14 de agosto de 2015, ficaram definidas a importância e encaminhamentos para uma consulta pública online, com o objetivo de receber contribuições para o aprimoramento das DCNs, que ficou disponibilizada no site da Abeno a partir de julho de 2015 até julho de 2016, considerando-se a 1ª etapa.

Durante a 51 ª Reunião da Abeno, de 20 a 22 de julho, em Curitiba (PR), foi realizado o 1º Encontro para Consulta Pública, presencial, com a participação de mais de 240 professores, realizando oficinas para o aprimoramento das DCNs, da qual resultou um documento, disponível no site da Abeno até 16 de setembro último, com vistas à 2ª etapa da consulta pública online, segundo informação do prof. Armando Hayassy, membro da Comissão de Ensino da Abeno.

Para ele, “é fundamental a participação dos coordenadores de cursos no processo”. Com essa finalidade, foi realizado também o Encontro de Coordenadores de Cursos de Graduação em Odontologia no Rio de Janeiro, no dia 13 de setembro, na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense, campus Niteroi-RJ , para recebimento e organização das propostas ao aprimoramento das DCNs.

A reunião do Rio de Janeiro teve a participação de coordenadores da FSJ, UFF – Niterói, Unesa, USS, UFRJ, UVA, Uerj, Unifeso, UFF- Nova Friburgo e Anhanguera-Niterói que discutiram a minuta das DCNs e elaboraram coletivamente um único documento de contribuições para o seu aprimoramento que, juntamente com outras contribuições, subsidiará a Comissão de Ensino da Abeno a elaborar uma nova minuta das DCNs, para a 2ª etapa da consulta pública presencial que acontecerá na USP- SP, nos dias 29 e 30 de setembro, consolidando o documento final para encaminhamento ao Conselho Nacional de Educação.

 

Odontologia perde prof. Luiz Clóvis
Cardoso Vieira, da CCS-UFSC

A Odontologia e a Abeno perdem o prof. Luiz Clóvis Cardoso Vieira, aos 67 anos, aposentado e que pertenceu ao Departamento de Odontologia do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ele foi Professor Titular de Dentística nos cursos de Graduação e Pós Graduação. Participou, também, por longo período, das atividades e reuniões da Abeno.

De acordo com as palavras do prof. Cleo Sousa, da UFSC, “perdemos um professor competente e, principalmente, um amigo”. O enterro ocorreu dia 6 de setembro, em Urubici.

 

A Associação Brasileira de Ensino Odontológico foi fundada em 1956 e congrega representantes das instituições de ensino odontológico no Brasil. Consolidou-se como espaço privilegiado de debate de políticas no setor, permitindo o encontro de lideranças, formuladores de políticas, diretores de faculdades, coordenadores de curso, professores e alunos de graduação e pós-graduação preocupados com a educação do cirurgião-dentista. www.abeno.org.br