51ª REUNIÃO DA ABENO NA PUC-CURITIBA (PR)

Em debate os rumos da formação odontológica e Mudanças nos Processos de avaliação no Enade 2016, com a presença da nova presidente do Inep.

CONFIRA MAIS: DE 20 A 22 DE JULHO

 

Presidente do Inep, profa. Maria Inês Fini,
fala sobre Procedimentos
de Avaliação e do Enade 2016 na 51ª Abeno

A nova presidente do Inep, educadora Maria Inês Fini, participa da 51ª Reunião Abeno, que acontece de 20 a 22 de julho, na PUC-Curitiba (Paraná). Convidada a proferir a conferência Perspectivas da Avaliação Superior: Avanços e Mudanças nos Processos de Avaliação – Documento Orientador In Loco e no Enade 2016, ela fará sua apresentação no dia 22/7 (sexta-feira), às 15h15, exatamente sobre o processo que se debruçará também na direção do Inep/ Enade.

A educadora assumiu recentemente o cargo na Inep, mas volta à instituição onde atuou de 1996 a 2002, a convite do ministro da Educação. Ela se diz “muito honrada em retornar para uma casa que tem orgulho de dizer que ajudou a reestruturar, a partir da década de 1990. Volto para conviver com os sistemas nacionais de avaliação, tanto da educação básica quanto da superior, em uma instituição totalmente robustecida".

A nova presidente destaca que a instituição possui "equipes muito competentes e capazes de levar adiante um projeto maravilhoso para o qual o Inep foi criado".  No Inep, comandou também a Diretoria de Avaliação para Certificação de Competências e o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), além de participar da criação e implementação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). 


"Um olhar para a graduação"

Profa. Maria Celeste Morita*

A 51ª Reunião da ABENO acontecerá de 20 a 22 de julho de 2016 na cidade de Curitiba (PR) e terá como tema central "Um olhar para a graduação".

Olhar para a graduação diz respeito ao entendimento docente do todo do seu papel e da proposta de ensino requerida. Olhar para a graduação diz respeito aos Projetos Pedagógicos, à adoção de currículos integrados, com eixos longitudinais e transversais claramente definidos, com estratégias de ensino-aprendizagem condizentes com o que é almejado. Olhar para a graduação requer a proposição e a adoção de caminhos que levem ao alcance de um futuro profissional com perfil generalista, humanista, crítico, reflexivo, apto a tomar as melhores decisões, condizentes com a realidade e as demandas advindas da sociedade. Ou seja, olhar para a graduação é um meio e fim para avanços no cuidado da população!

O ensino odontológico, assim como outros setores do país, passa por um momento de grandes preocupações quanto ao seu financiamento, exigindo soluções que permitam a redução de custos. Nesse sentido a ABENO retorna ao seu local de origem: a 51ª Reunião será desenvolvida dentro de uma Universidade. É com grande prazer que vamos nos reunir na PUC do Paraná, dirigida pelo inestimável prof. Monir Tacla.

Agende-se! Convide seus pares e participe da 51ª Reunião da Abeno! Traga suas experiências, dúvidas, sugestões e questionamentos! A Abeno é formada por pessoas como você, comprometidas com o ensino, que têm a missão de fomentar e induzir avanços na formação e no exercício da Odontologia. Contamos com a sua presença!

*Maria Celeste Morita é presidente da Abeno

http://reuniaoanual.abeno.org.br/51reuniao/index.php


Confira datas e horários de apresentação de pôsteres

Os trabalhos aprovados para apresentação na modalidade de Pôster para a Reunião da Abeno em Curitiba (PR) serão distribuídos em cinco sessões, duas a cada dia nos dias 20 e 21/07 sendo uma no período da manhã e outra no período da tarde e uma no dia 22/07 no período da manhã.

Veja detalhes da exposição aqui.

http://reuniaoanual.abeno.org.br/51reuniao/index.php?area=inscricoes_de_trabalhos_abeno

Hospedagem: faça a sua reserva

Participantes

Os 51ª Reunião da Abeno, em Curitiba, têm preços especiais de hospedagem durante o evento, no Hotel GO Inn. Ao fazer a reserva devem especificar a condição de participante para terem direito ao desconto estipulado.

Central de reservas
Telefone: 55 41 3340-4070
E-mail:
reservas1.curitiba@atlanticahotels.com.br

Para estudantes de Graduação

Também para hospedagem, os alunos de Graduação devem entrar em contato com a presidente da Comissão Estudantil Curitiba Emily Godinho Correa, da Odontologia-PUC

Contatos

Telefone 55 41 9540 8918/e-mail emilygcorrea@hotmail.com

Mais informações no link

CLIQUE AQUI

Lançamento do Catálogo de Instrumentais será dia 21/7 na
51ª Reunião da Abeno

O Catálogo de Instrumentais da Abeno será lançado oficialmente dia 21 deste mês, durante a reunião dos diretores e coordenadores de Clínicas Odontológicas Universitárias, na 51ª- Reunião da Abeno, na PUC-Curitiba (Paraná).

Resultado de trabalho feito com coordenação da Abeno, com as Instiuições de Ensino Superior (IESs) brasileiras, o Projeto Instrumentais foi aprimorado durante dois anos e teve por objetivo a formação do catálogo com os instrumentais a serem utilizados nos cursos de Odontologia em todo o País, padronizando-os e evitando gastos desnecessários por parte dos alunos e suas famílias.


Abeno debate ensino Odontológico na FIO

O ensino Odontológico e os exames de proficiência foram temas de debates na Reunião Plenária da Federação Interestadual de Odontologia (FIO), realizada em junho em São Paulo, com a presença da  profa. Maria Celeste Morita, presidente da Associação Brasileiro de Ensino Odontológico. Participaram também da reunião o prof. Reinaldo Ayer de Oliveira, do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp).

Morita apresentou painel sobre os desafios do ensino da Odontologia no Brasil e o exame de proficiência na profissão. Já Ayer fez uma análise da experiência do Cremesp com o exame de avaliação de recém- graduados, instituído há 11 anos.

Pela manhã, além dos informes da diretoria, a reunião teve uma palestra do presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), Ronald Ferreira dos Santos, com o tema O Controle Social na Saúde – o Papel do Conselho Nacional de Saúde.

II Encontro Abeno com alunos de Odontologia do Seridó

Com total de 201 inscritos no II Encontro de Estudantes do Seridó, no município de Caicó (Rio Grande do Norte), o evento, apoiado pela Abeno, foi um sucesso, com participação ativa dos alunos presentes em todas as atividades, segundo o prof. Seabra.

 

A Associação Brasileira de Ensino Odontológico foi fundada em 1956 e congrega representantes das instituições de ensino odontológico no Brasil. Consolidou-se como espaço privilegiado de debate de políticas no setor, permitindo o encontro de lideranças, formuladores de políticas, diretores de faculdades, coordenadores de curso, professores e alunos de graduação e pós-graduação preocupados com a educação do cirurgião-dentista. www.abeno.org.br