50ª Reunião da Abeno

DCNs devem efetivar as conquistas
da cidadania e da justiça social

Diretrizes Curriculares Nacionais – Proposta de Revisão e Atualização à Luz das demais Áreas da Saúde será o tema da conferência proferida pelo prof. Luiz Roberto Augusto Noro, dia 12 de agosto, como parte da grade científica da 50ª Reunião da Abeno em Salvador (BA)

Em debate na 50ª Reunião Anual da Abeno  o tema Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) – Proposta de Revisão e Atualização à Luz das demais Áreas da Saúde, será apresentado pelo ministrador Luiz Roberto Augusto Noro,  no dia 12 de agosto próximo, às 18horas, no Salão Principal do Centro de Convenções do Fiesta Bahia Hotel, em Salvador.

Para o conferencista, “as Diretrizes Curriculares Nacionais representaram enorme avanço para a construção de projetos pedagógicos coerentes com princípios constitucionais ao propor a ordenação da formação de profissionais de saúde pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”.

O prof. Noro, que tem atuação marcante no estudo

do processo ensino-aprendizagem e avaliação na educação superior, destaca que a proposição das diretrizes avançou de forma desigual nas instituições de educação superior, o que remete à necessidade de uma rediscussão das DCNs atuais. “É necessária essa nova perspectiva de incluir elementos que possam efetivar de forma concreta as conquistas almejadas, assim como estabelecer novas

estratégias para que a formação possa contribuir para a ampliação da cidadania e da justiça social”, destaca o conferencista.

O conferencista  é professor do Departamento de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Bucal. Graduado em Odontologia pela Faculdade de Farmácia e Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará  e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde é professor do Departamento de Odontologia. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Bucal.


Ano de grandes transformações enseja importantes discussões

Presidente da Abeno ressalta momento especial para a análise do ensino odontológico na 50ª0 Reunião

A professora Maria Celeste Morita, presidente da Abeno, considera que  o ensino da odontologia atravessa, neste ano, um período de grandes mudanças e “este é o momento de colocarmos em pauta importantes discussões durante a 50ª. Reunião”.  “Assim - complementa – é de relevância o debate das questões tais como alinhar nossos Projetos ao Plano Nacional de Educação?  Como Incorporar definitivamente as TICs no dia a dia do ensino odontológico? Que acúmulo temos sobre nossas experiências de integração com os serviços públicos? As DCNs de Odontologia irão mudar? O que será alterado a partir do novo Documento Orientador, nos processos de avaliação, desde a autorização,

credenciamento e recredenciamento?” Essas entre tantas outras questões serão debatidas no evento.

Celeste Morita reforça o papel da Reunião da ABENO, que a cada ano se caracteriza por ser um espaço de diálogo entre aqueles que têm como objetivo comum promover ensino odontológico de qualidade e com responsabilidade social. “Este ambiente vai propiciar o encontro de docentes, dirigentes de curso, tutores da rede de serviços públicos, estudantes de graduação e de pós-graduação, representantes da categoria e formuladores de políticas públicas, os personagens aptos às discussões dos temas de interesse para o ensino da odontologia de qualidade.”


Coordenadora do evento destaca
impacto de temas na programação

Grade científica engloba diversificado domínio de conhecimento,
intervenção e investigação do tema central do evento

A professora Viviane Maia, coordenadora da 50ª Reunião, reforça o evento como o espaço de encontro e debate de todos os que se interessam pelas questões da educação odontológica nos mais diversificados domínios de conhecimento, intervenção e investigação, com a abordagem central "Perspectivas Educacionais - Transformações em Curso".

Ao falar da programação preparada para os três dias da Reunião da Abeno em Salvador, ela destaca o fato da programação contemplar diversos temas que causam impacto no ensino, sendo a conferência de abertura com o ilustre prof. Cipriano Luckesi bacharel em Teologia pela PUC/São Paulo, licenciado em Filosofia (UCSal),  mestre em Ciências Sociais (UFBA) e doutor em Educação (PUC/São Paulo). E mais: “A participação de renomados conferencistas nacionais, conhecedores profundos das nossas demandas, discutindo

suas experiências e questões das Universidades Públicas e Privadas, debatendo excelentes conteúdos científicos de interesse do professor e do gestor do ensino odontológico”. Ela cita ainda  a gestão da Clínica Escola nas IES, as residências multiprofissionais e os desafios e perspectivas da Cariologia, apontando a realização, em paralelo, do 4º Encontro dos Estudantes dos Cursos de Odontologia do Brasil e a Reunião da Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral (Sobep).


Inovações Transformadoras: Avaliação, Estágio Curricular e Extensão no 1º dia do evento

No dia 12 de agosto haverá exposição de pôsteres no período da manhã e tarde (Sala 1) e três reuniões paralelas: Residências Multiprofissionais (sala 2,) e Reunião com Acadêmicos de Odontologia (sala 3), ambas das 8h00 às 10h30. A Reunião da Teleodontologia será das 11h00 às 12h30, na Sala.

No período das tarde haverá a abertura oficial, com mesa formada pela Diretoria da Abeno e autoridades, das 14h00 às 15h00, no Salão Principal, sob coordenação da professora Viviane Maia (UFBA e FBDC), seguida da conferência com o prof. Cipriano Luckesi abordando Paradigmas da Avaliação no Ensino Superior: Larga Escala x Formativa (das 15h às 17h00).

Também no 1º dia da 50ª- Reunião da Abeno estão programas as conferências Extensão na Graduação em Odontologia e o Plano Nacional de Educação, com o prof. Mário Uriarte Neto (Univali-SC e Abeno); DCN em Odontologia – Proposta de Revisão e Atualização do Documento à Luz das Demais Áreas da Saúde, com o prof. Luiz Roberto Augusto Noro (UFRN) (das 18h às 18h30), com discussão plenária até as 19h30.

Veja aqui a programação completa

Agência Travel to Travel auxilia sua viagem à Bahia

Salvador(Bahia)  é a sede da 50ª Reunião da Abeno, que acontecerá no Fiesta Hotel, localizado em uma das melhores áreas da cidade, Itaigara, bairro no coração da parte moderna de Salvador e próximo dos melhores restaurantes, bares e principais shoppings: Iguatemi, Itaigara (em frente ao hotel), e Salvador Shopping. O local do evento fica apenas a 20 minutos do aeroporto internacional e a 15 minutos do Centro Histórico.

Instalado anexo ao hotel, o Fiesta Convention Center é o bom resultado de projeto equilibrado de arquitetura e tecnologia, colocando o Fiesta entre os melhores hotéis para congressos do Brasil.

SERVIÇO

Para se hospedar, além do próprio hotel do evento, o participante pode escolher outro local na ampla rede hoteleira que a cidade oferece. As reservas podem ser feitas diretamente na agência Travel to Travel.

Hotel do evento: Fiesta Hotel, Av. Antônio Carlos Magalhães, 741, Itaigara, Salvador, BA, telefone 71 3352-0000, recepcao@fiestahotel.com.br, http://www.fiestahotel.com.br

Outros hotéis: Agência Travel to Travel: fone 0800 600 8350 http://traveltotravel.com.br/eventos

 

Inscrição para trabalhos vai até o dia 5 de junho

O prazo para inscrição de trabalhos na 50ª Reunião da Abeno vai até o próximo dia
5 de junho. Os interessados podem submeter trabalhos para a sessão de pôsteres e para o Seminário Ensinando e Aprendendo.  A divulgação da relação dos trabalhos aprovados será feita dia 12 de junho. Mais informações na página do evento  
reuniaoanual.abeno.org.br/50reuniao.

 

A Associação Brasileira de Ensino Odontológico foi fundada em 1956 e congrega representantes das instituições de ensino odontológico no Brasil. Consolidou-se como espaço privilegiado de debate de políticas no setor, permitindo o encontro de lideranças, formuladores de políticas, diretores de faculdades, coordenadores de curso, professores e alunos de graduação e pós-graduação preocupados com a educação do cirurgião-dentista. www.abeno.org.br