Abeno lança Curso de Teleodontologia para docentes e coloca Brasil na liderança mundial

A Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno), em parceria com o Núcleo de Teleodontologia da FOUSP,  lançou em São Paulo, em agosto, o Curso de Atualização em Teleodontologia. Para a presidente da entidade, profa. Maria Celeste Morita, a iniciativa coloca o Brasil em papel de liderança mundial. “Não temos mais espaço físico, estamos todos em rede,  este é um passo histórico e, com certeza, coloca o ensino odontológico em posição pioneira.” Ao se referir à profa. Ana Estela Haddad, uma das coordenadoras do Teleodonto, a presidente da Abeno destacou que “ ela  estar à frente desse projeto demonstra  seu destemor sobre o novo, este é um momento emocionante do programa, que começou timidamente e com muitas  dúvidas e hoje trabalha nacionalmente em rede, reconstruindo suas múltiplas aplicações”.

O Curso Atualização em Teleodontologia: Capacitação Docente e Suporte às IES para a  criação de Redes de Aprendizagem e Trabalho Colaborativo em Saúde tem o apoio do Ministério da Saúde, Organização Pan-americana de Saúde (Opas), Núcleo de
Teleodontologia da Faculdade de Odontologia

da USP (NTO-FOUSP), em parceria com os núcleos de Telessaúde da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul e unidades integrantes do Programa Telessaúde Brasil. Tem como público-alvo docentes de cursos de Odontologia interessados em construir Núcleos de Teleodontologia e Telessaúde, integrando-se à Rede Nacional de Teleodontologia.

Presente na ocasião, o diretor da FOUSP prof. Waldyr Jorge destacou que “o ensino a distância tornou o mundo pequeno e nós, professores, não podemos ficar distantes da realidade atual”. Ele agradeceu a atuação dos coordenadores do Núcleo de Teleodonto – prof.  João Humberto Antoniazzi, Ana Estela Haddad e Maine Skelton e  de  Maria Celeste Morita. “Que essa rede se concretize e fortaleça, temos o dever de ser competentes”, disse ao falar que  o projeto começa a tomar corpo e a se reproduzir. “Esta é uma contribuição que todos - a Faculdade de Odontologia, a de Medicina e a Abeno -  têm que dar.”

 

DNA do saber

O coordenador do NTO, prof. João Humberto Antoniazzi, destacou que o núcleo tem sete anos, nesse tempo progrediu muito e sua história se confunde com a busca do caminho para a Odontologia e a Medicina encontrarem seus potenciais e suas necessidades. “Neste momento, disse, já estamos ultrapassados mas a Teleodontologia  vai ter, sem dúvida nenhuma, impacto significativo no projeto de treinamento virtual a distância, permitindo o intercâmbio pessoal para aproximar o professor, o aluno e o colega de profissão.  “ O professor terá que pensar globalmente – enfatizou -  porque o aluno terá acesso a tudo.  Como será daqui a 20 anos?  O futuro é o desafio e a Teleodontologia tem essa missão: experimentar o que é feito hoje para ser corrigido no futuro. Precisamos fazer com que a Universidade esteja junto da sociedade, contígua à missão educativa, para tornar o profissional apto aos novos padrões de utilização da tecnologia. É nossa missão também fazer a educação continuada de cada um dos egressos da Universidade, para resgatar este espaço e para que ela não tenha apenas alunos matriculados mas toda a história do homem que lá se formou. A Medicina e a Odontologia devem deter os conceitos pedagógicos para atender a comunidade no exercício da profissão. Levem o DNA do saber para se habilitarem a esse futuro”,  exortou o prof. Antoniazzi.

Docentes brasileiros e da América Latina

A profa. Ana Estela Haddad destacou o êxito do curso pela presença de professores de cursos de Odontologia de 27 cidades em 15 Estados brasileiros: Sergipe, Pernambuco, São Paulo, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Paraná, Mato Grosso, Santa Catarina, Minas Gerais, Amazonas, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Bahia, Maranhão e Piauí; além da presença de docentes da América Latina: Idália Rodríguez Delgado, da Universidade Autonóma Nuevo León,  México; e  María Fernanda Neira Muñoz, da Universidade El Bosque, da Colômbia (foto).

As professoras. Maria Celeste Morita, Ana Estela Haddad e Maine Skelton apresentaram o programa, objetivos, cronograma e avaliação do curso, seguido do Módulo 1: Ambientação no Moodle. O prof. Igor Stuart Medeiros, presidente da Comissão de Cultura e Extensão da FOUSP, e o coordenador nacional da Rede Nacional de Telemedicina (Rute), Luiz Ary Messina Medina, também estiveram presentes ao evento.

 

A Associação Brasileira de Ensino Odontológico foi fundada em 1956 e congrega representantes das instituições de ensino odontológico no Brasil. Consolidou-se como espaço privilegiado de debate de políticas no setor, permitindo o encontro de lideranças, formuladores de políticas, diretores de faculdades, coordenadores de curso, professores e alunos de graduação e pós-graduação preocupados com a educação do cirurgião-dentista. www.abeno.org.br