31/7: 49ª Reunião da Abeno, em João Pessoa
Workshop de Cariologia:  a importância
da matéria nos cursos de Odontologia


Cariologia Clínica - Fábio Correia Sampaio/Franklin Delano S.Forte
 

Especialistas do mais alto nível, do Brasil e do Exterior, vão participar do I Workshop  sobre o Currículo de Cariologia, durante a 49ª Reunião da Associação Brasileira de Ensino Odontológico, na capital da Paraíba. Está confirmada a participação dos professores Marcelo Bonecker (USP), Sonia Groisman (UFRJ), Saul Martins (UFMG), Jonas Rodrigues (UFRGS) e apoio da Abeno e da Aliança Global para um Futuro Livre de Cárie (ACFF, da sigla em inglês)-Colgate. O workshop é promovido pela European Organization for Caries Research (Orca), cujo presidente prof. Andreas Schulte (Heidelberg University, Alemanha) ministrará minicurso sobre Cariologia no mesmo dia, das 11h00 às 12h30.

Em debate - Conhecimentos Básicos em Cariologia, Avaliação do Risco e Diagnóstico de Cárie, Tomada de Decisão e Terapias Preventivas não-Restauradoras e Cariologia Baseada em Evidência e

Prática em Saúde Pública serão os temas debatidos durante o evento, de acordo com informações do prof. Fábio Correia Sampaio (Disciplina de Cariologia da UFPB e doutor em Cariologia pela Universidade de Oslo, Noruega), coordenador do workshop.

Cariologia no currículo - Para o prof. Fábio Sampaio, a importância do debate do tema está intimamente ligada ao pequeno número de universidades que estão inserindo Cariologia no currículo, abrindo uma defasagem na formação do acadêmico de Odontologia. “E é esta mudança que vamos colocar em discussão no workshop, para apontar novos caminhos para a formação do acadêmico, passando do conjunto tradicional de habilidades técnicas, clínicas e biológicas para um foco alterado e expandido que adicione novas habilidades capazes de sustentar ações focadas em promoção da saúde e com base na integralidade do cuidado”.

SERVIÇO
I Workshop sobre o Currículo de Cariologia
Convite extensivo aos interessados no tema
Dia 31/7, das 17h00 às 19h30, Sala Cabedelo do Hotel Tambaú         
Inscrição gratuita: enviar nome completo e instituição que representa para:
E-mail:
cariologia@ccs.ufpb.br
Inscrições no local também serão aceitas


Abeno coloca em foco o aprimoramento do Enade

A 49ª Reunião da Abeno em João Pessoa programou também como parte de destaque de sua grade científica, a avaliação do Enade de Odontologia em 2013, para o dia 1/8, das 14h30 às 16h00. Coordenada pelo prof. José Ranali (foto), presidente da Comissão de Ensino da Abeno e Unicamp-SP,  terá a participação da profa. Claudia Maffini Griboski, diretora de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Segundo o prof. Ranali, “como sempre tem sido seu trabalho, a Abeno, ao longo de décadas, vem ouvindo, discutindo e propondo transformações que visam a permanente busca da qualidade no ensino de Odontologia.  Seja para aprimorar os conteúdos programáticos dos cursos, seja para oferecer inovações no processo de ensino-aprendizagem”.“

Nessa linha – explica - estaremos discutindo as questões relativas ao Enade, com ênfase ao último, 2013. É sempre uma oportunidade importante para os dirigentes e coordenadores de curso expressarem suas sugestões, as análises técnicas e conceituais com vista ao aprimoramento do modelo.”

Em Fortaleza (CE)

ENCONTRO EDUCACIONAL NETWORK- TUFH 2014
ATENÇÃO: ENVIE RESUMO DE TRABALHO ATÉ 31/7

A NETWORK  é  uma organização não-governamental, parceira da OMS, que organiza encontros educacionais anuais  tendo como orientação o movimento  TUFH  - em inglês, Towards Unity For Health, ou seja, Rumo à Unidade na Saúde.

Em 2014,  a  NETWORK -TUFH realiza sua conferência anual em  Fortaleza (CE), entre 19 e 23 de novembro, e convida os profissionais e acadêmicos de saúde a inscreverem trabalhos científicos até o dia 31 de julho para submissão.

Em sua conferência anual reúne estudantes, representantes da academia e profissionais da saúde e formuladores de políticas de todo o mundo.

Através de ampla variedade de estratégias de aprendizagem - conferências plenárias, painéis, sessões temáticas de pôsteres, oficinas, sessões didáticas e visitas a equipamentos comunitários - os participantes são encorajados a refletir sobre suas estórias e projetos com uma visão apreciativa, o que resulta numa oportunidade de estímulo à troca de ideias e experiências.

A Abeno é a entidade apoiadora do encontro educacional.

SERVIÇO
Network-TUHF 2014
19 a 23 de novembro/2014
Fortaleza, Ceará
Inscrição de trabalhos até 31 de julho
Mais informações,  como inscrever-se ou enviar trabalho em:
http://www.the-networktufh.org/

 

A Associação Brasileira de Ensino Odontológico foi fundada em 1956 e congrega representantes das instituições de ensino odontológico no Brasil. Consolidou-se como espaço privilegiado de debate de políticas no setor, permitindo o encontro de lideranças, formuladores de políticas, diretores de faculdades, coordenadores de curso, professores e alunos de graduação e pós-graduação preocupados com a educação do cirurgião-dentista. www.abeno.org.br