49ª Reunião Abeno - 30/7 a 1/8, em João Pessoa (PB)

Pró e Pet-Saúde e Teleodontologia: Abeno abre espaço para discutir contribuições desses programas

Ensino na odontologia, tecnologia de informação e ciência estão sob o guarda-chuva do tema central da 49ª Reunião da  Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno): Ousar para Transformar o Ensino Odontológico.  Pró e Pet-Saúde
e Teleodontologia estão entre os 20 temas escolhidos para debates
 

Os Programas Pró e Pet-Saúde, parte importante da grade da 49ª Reunião da Abeno, favorecem a potencializam a reorientação profissional em Odontologia, seguindo os pressupostos das Diretrizes Curriculares Nacionais. Iniciativas governamentais, reforçam a integração ensino-serviço e ação conjunto entre docentes, estudantes, gestores profissionais da rede de serviços em áreas estratégicas do SUS, sempre a partir das necessidades socioeconômicas e culturais da população. A Abeno, que tem entre seus objetivos criar espaços para a troca de experiências, construções e proposições de

 ações que permitam avanços na formação odontológica, inclui em sua programação Reunião Paralela entre os integrantes desses dois projetos (dia 30/8, das 9h00 às 10h30).

Segundo uma das coordenadoras da Reunião Paralela Pet e Pró-Saúde, profa. Lucimar Aparecida Britto Codato (UEL),“os programas serão discutidos em três questionamentos:
como têm contribuído de fato em termos da prática pedagógica docente da odontologia, que contribuições e programas trazem para os preceptores da Rede de Serviços, e como têm contribuído para os serviços de saúde e para a população”. Para  a profa. Lucimar, “sem dúvida será um importante momento para o ensino brasileiro em odontologia”.


Avanços da Teleodontologia colocam Brasil
como pioneiro nessa ciência

Evento que tem como tema Ousar para Transformar o Ensino Odontológico, a 49ª Reunião da Abeno insere Reunião de Teleodontologia (dia 30/8, das 11h00 às 12h30) em sua grade para mostrar os avanços de implementação de núcleos de Teleodontologia nas Instituições de Ensino Superior (IESs) que tenham cursos de Odontologia, envolvendo os participantes da Rede Nacional.

Coordenada pelo prof. João Humberto Antoniazzi e profa. Ana Estela Haddad, ambos da FOUSP, a reunião abordará  a Teleodontologia. Para a relatora Maine Skelton, (foto) também da FOUSP,  “a ciência Teleodontologia é inovadora e tem conquistado a atenção de pesquisadores do mundo todo. O Brasil tem sido pioneiro no desenvolvimento do apoio das Tecnologias de Informação e Comunicação na Odontologia, ampliando as ações de capacitação profissional e oferecendo

teleassistência de qualidade, dando suporte à tomada de decisão clínica”.

Na reunião será realizada também a atualização das ações e lançamento da Rede Social de suporte à Rede Nacional de Teleodontologia, assim como serão tratados aspectos do andamento do Repositório Abeno de Recursos Educacionais na Odontologia, integrando a Rede Nacional e todo o esforço conjunto de aproximação das IES e suporte entre elas.

Abeno cria Comissão Nacional de Estudantes

A Comissão Nacional de Estudantes será lançada oficialmente durante o 3º Encontro dos Estudantes dos Cursos de Odontologia do Brasil, em João Pessoa, no segundo dia da 49ª Reunião da Abeno (31/8, das 8h00 às 10h30).

O segmento estudantil, por sua importância, estará, assim, incorporado nas reuniões da Abeno. Para a profa. Maria Celeste Morita, presidente da entidade e que inseriu o acadêmico na 47ª Reunião, em Florianópolis, deu prosseguimento a ele na 48ª-, em Campinas (SP) e, agora, incorpora-o oficialmente às reuniões da Abeno na 49ª, “o estudante é considerado indispensável na discussão sobre políticas e ações no ensino da odontologia.

Como marco histórico, a participação de estudantes transforma-se em Comissão Nacional de Estudantes, tendo um coordenador da Abeno e uma diretoria de estudantes. Na 49ª- Reunião, a proposta é discutir os seguintes temas:
1 - A nota do Enade como referencial para o
     mercado de trabalho

2 - Democratização nos Centros
     Acadêmicos:
     2.1 - Eleições para a Diretoria dos
             Centros Acadêmicos

     2.2 -Escolha de representantes das cinco
            regiões - sul, sudeste, centro-oeste,
            norte e nordeste

     2.3 - Escolha da Presidência da
             Comissão, com mandato de 2 anos.

 

SERVIÇO

A 49ª Reunião da Abeno acontece de 30/7 a 1/8
no Hotal Tambaú, em João Pessoa (Paraíba)

Você pode conferir a programação completa da 49ª Abeno em:

http://reuniaoanual.abeno.org.br/49reuniao/

Inscrições até o evento em:

http://reuniaoanual.abeno.org.br/49reuniao/index.php?area=valores_de_inscricao

A Associação Brasileira de Ensino Odontológico foi fundada em 1956 e congrega representantes das instituições de ensino odontológico no Brasil. Consolidou-se como espaço privilegiado de debate de políticas no setor, permitindo o encontro de lideranças, formuladores de políticas, diretores de faculdades, coordenadores de curso, professores e alunos de graduação e pós-graduação preocupados com a educação do cirurgião-dentista. www.abeno.org.br