49ª Reunião Abeno, em João Pessoa (PB)

As mais importantes questões do ensino
odontológico brasileiro estarão em debate

Programação foi construída para vencer desafios frente ao ensino odontológico da  geração globalizada que tem como rotina a tecnologia de informação. “Para isso, é preciso ousar na abordagem e no ensino”, declara a presidente da Abeno, Maria Celeste Morita

Entre 30 de julho e 1º de agosto próximo, as mais importantes discussões sobre os rumos futuros do ensino odontológico estarão em pauta durante a realização da 49ª Reunião da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno), com a apresentação de grade científica com mais de 20 temas levadas a plenário e participação de 30 conferencistas do Brasil e do Exterior. O evento acontece no Hotel Tambaú, em João Pessoa (PB).

Com o tema central Ousar para transformar no Ensino Odontológico, o evento se abre em três subtemas com abordagens voltadas ao docente, ao uso de tecnologias de informação e comunicação e à gestão e avaliação do ensino odontológico. Para a presidente da Abeno, profa. Maria Celeste Morita (foto), “a programação foi construída para abordar os fortes desafios que a profissão se depara no dia a dia,  porque trabalhamos com uma geração altamente globalizada, cuja rotina é totalmente vinculada às tecnologias de informação”. “Para formá-la com qualidade, precisamos ousar na abordagem e no ensino odontológico”, declara.

O primeiro subtema será Ousar na Abordagem Docente para a Geração Digital (dia 30/7). Destaque nesse dia também para a conferência Ousar para Transformar na Abordagem Docente, na abertura oficial, com a psicanalista e especialista em elaboração e implementação de políticas públicas Viviane Mosé (das 15h30 às 17h00).

Dentro do  segundo subtema, Ousar no Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (31/7), haverá minicurso de Cariologia com o prof. Andreas Schulte (Alemanha) e conferência Uso de Tecnologias de Informação no Ensino Odontológico, por Damien Wansley (Reino Unido).

Já o terceiro subtema, Ousar na Gestão e Avaliação do Ensino Odontológico (1/8) apresentará conferência da profa. Maria Celeste Morita (13h30 às 14h30) sobre Documento Orientador de Avaliações de Cursos de Graduação em Odontologia. O Documento Orientador é uma contribuição da Abeno, construído em parceria com o Inep, para subsidiar os procedimentos de avaliação in loco de cursos de Odontologia no País. “Além da Formação Continuada de Avaliadores de Odontologia do Basis, realizada pela parceria Abeno-Inep em 2013, o Documento Orientador é mais uma ação para consolidar as Diretrizes Curriculares Nacionais”, ressalta a presidente da Abeno.

PET e Prosaúde, Teleodontologia e mais

A programação abrange também reuniões dos seguintes grupos ligados ao ensino odontológico: PET e Prosaúde, Residências Multiprofissionais, Teleodontologia, Coordenadores de Clínicas Odontológicas nas Instituições e a Questão das Próteses nas Clínicas de Ensino, Coordenadores de Cursos de Pós-graduação Stricto Sensu,Comissão de Ensino da Abeno/CRO-SP, Avaliadores de Cursos de Graduação em Odontologia, Avaliação do Enade de Odontologia em 2013.

Acadêmicos e exposição de pôsteres

A  Abeno inclui em sua grade, pelo quarto ano consecutivo, Reunião com Acadêmicos de Odontologia (31/7, das 8h00 às 10h30), coordenada pelo prof. Adair Luiz Stephanello Busato e profa. Maria Celeste Morita, com palestra do prof. Fábio Sampaio, da Colgate.

Experiências Exitosas do Brasil, Chile e Europa

O relato de Experiências Exitosas: Ousadia no Ensino Odontológico  encerra a grade de apresentações no dia 1/8, entre 17h30 e 19h00, com apresentações do Brasil, pelo prof. Daniel Rey de Carvalho (UCB-DF); do Chile, com o prof. Alex Bustos (Universidad de Concepción e presidente da Associação Chilena de Ensino Odontológico) e do prof. Damien Wansley (Universidade de Birmighan- UK, e presidente da Associação Europeia de Ensino Odontológico).

SERVIÇO

Você pode conferir a programação completa da 49ª Abeno em:
http://reuniaoanual.abeno.org.br/49reuniao/
Inscrições até o evento em:
http://reuniaoanual.abeno.org.br/49reuniao/index.php?area=valores_de_inscricao

A Associação Brasileira de Ensino Odontológico foi fundada em 1956 e congrega representantes das instituições de ensino odontológico no Brasil. Consolidou-se como espaço privilegiado de debate de políticas no setor, permitindo o encontro de lideranças, formuladores de políticas, diretores de faculdades, coordenadores de curso, professores e alunos de graduação e pós-graduação preocupados com a educação do cirurgião-dentista. www.abeno.org.br