Temas imperdíveis na
49ª Reunião da Abeno:

“Ousar para Transformar o Ensino Odontológico”

Programação de excelência vai debater o ensino odontológico durante a 49ª Reunião da Abeno (Associação Brasileira do Ensino Odontológico), entre 30 de julho e 1º de agosto, no Hotel Tambaú, em João Pessoa (Paraíba). A nata do ensino e da pesquisa mundial e brasileira estará  no evento com foco voltado ao tema Ousar para Transformar o Ensino Odontológico.

Cariologia - Da grade preparada para a 49ª Reunião Abeno faz parte o minicurso Cariologia – Desafios e Perspectivas, a cargo do prof. Andreas Schulte (foto à direita), da Universidade de Heidelberg (Alemanha),  presidente da respeitada instituição Organização Europeia de Pesquisa em Cariologia (Orca, sigla em inglês), no dia 31 de julho.

Tecnologia da Informação - Na mesma data, destaque para a conferência Uso de Tecnologia da Informação e Comunicação no Ensino Odontológico – Exames Clínicos Objetivos e Estruturados (Osce, da sigla em inglês)  para Avaliação de Competências Clínicas e Atitudinais, proferida pelo prof. Damien Wansley (Reino Unido), presidente da  Associação Europeia para a Educação Odontológica (ADEE, da sigla em inglês).

Abertura com Viviane Mosé - Antes, porém, na abertura do evento, dia 30 de julho,  na abertura oficial, estará a celebrada psicanalista e filósofa Viviane Mosé, mestre e doutora em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialista em elaboração e implementação de políticas públicas, para proferir a conferência tema da 49ª Reunião da Abeno.

Fazem parte também da grade, no dia 31,  as conferências sobre Interações Midiáticas no Ensino Odontológico:  Produção de Material Didático Virtual (prof. Eduardo Galembbeck- Unicamp-SP), Aprendizagem por Projetos  (profa. Ana Estela Haddad, USP-SP) e Prontuários Eletrônicos (profa. Cláudia Batista de Melo (UFPB-PB).

Inscreva-se e participe de um momento muito especial do ensino odontológico

 

Uma das menores e mais antigas capitais do Nordeste, João Pessoa, capital da Paraíba, reúne ruas arborizadas, orla preservada pela legislação que limita a altura dos prédios, povo hospitaleiro e belas praias, além  de rico acervo histórico-arquitetônico, que  guarda imponentes construções barrocas datadas do século 16. É neste local histórico e cultural que se realiza a 39ª Reunião da Abeno,  agregando à cultura local o debate do ensino odontológico brasileiro, seus desafios e seu futuro.

Veja como participar e inscreva-se na página da 39ª Reunião.  Confira em http://reuniaoanual.abeno.org.br/49reuniao/

No dia 1º de agosto está programada a conferência Documento Orientador de Avaliações de Cursos de Graduação em Odontologia, proferida pela profa. Maria Celeste Morita (UEL-PR), presidente da Abeno.

Como tem acontecido nas reuniões anteriores, haverá apresentação e avaliação de Experiências Exitosas, com a participação dos professores Daniel Rey de Carvalho (UCB-DF), Alex Bustos Leal (Universidad de Concepción/Chile e presidente da Associação Chilena de Ensino Odontológico, Acheo), no dia 31/7.

A Reunião com os Acadêmicos de Odontologia, coordenada pelo prof. Adair Luiz Busato, terá palestra do prof. Fábio Sampaio, da Colgate, dia 1/8.

A 49ª Reunião Anual da Abeno vai acontecer de 30 de julho a 1º de agosto próximo, no Centro de Convenções do Hotel Tropical Tambaú, João Pessoa (Paraíba), espaço para 1.500 pessoas com auditório master, dois salões e 10 salas de apoio.

Você pode conferir todos os detalhes da programação no site da Abeno: www.abeno.org.br.


Abeno no I Simpósio Curso de Odontologia EPM-Unifesp

A presidente da Abeno, profa. Maria Celeste Morita, participou no dia 28 de maio do I Simpósio Curso de Odontologia – EPM-Unifesp, que promoveu ampla discussão sobre a criação do curso de Odontologia da Escola Paulista de Medicina, que reforça o diferencial de forte integração interdisciplinar e atuação hospitalar que o curso poderá oferecer na formação do aluno de odontologia.

Ao lado de pró-reitores, diretores, docentes e coordenadores de programas de pós-graduação e
de residência médica e multiprofissional em saúde, a presidente da Abeno proferiu palestra sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais. Para a profa. Maria Celeste Morita, " a Unifesp tem uma

Maria Angélica Pedra Minhoto, Pró-Reitora de Graduação, profa. Maria Celeste Morita e Ana Estela Haddad, no  simpósio

imensa capacidade instalada e a experiência de possuir um curso de medicina de excelência.

A oportunidade de formar um cirurgião-dentista com perfil generalista e que contribua na equipe de saúde é excepcional. Acredito que um curso de odontologia completamente inovador possa surgir nesta instituição".

Participaram também da abertura do evento Maria Angélica Pedra Minhoto (Pró-Reitora de Graduação), Antonio Carlos Lopes (diretor da Escola Paulista de Medicina –EPM), Eduardo Medeiros (Câmara Técnica de Graduação), Rosana Puccini (diretora do Campus São Paulo), Sonia Maria Silveira Barros (diretora da Escola Paulista de Enfermagem) e Álvaro Atallah (presidente do Conselho Gestor do Hospital Universitário.

Ana Estela Haddad - Faculdade de Odontologia da USP; Denise Caluta Abranches - coordenadora do Serviço de Odontologia do HU/Unifesp e Ricardo Luiz Smith – Docente do Departamento de Morfologia da EPM também ministraram palestras.

Entre outros temas apresentados e discutidos estavam Formação na Graduação em Odontologia (Aderência, Perfil e Tendências dos Curso de Odontologia, Projeto Político-pedagógico do Curso de Odontologia da Unifesp, O Serviço de Odontologia do Hospital Universitário/Unifesp e Proposta de Projeto Pedagógico do Curso de Odontologia.

O simpósio foi direcionado a diretores, coordenadores de cursos, docentes, pesquisadores, técnicos administrativos, além de estudantes, residentes e pós-graduandos, que se reuniram Anfiteatro Leitão da Cunha, no campus São Paulo, sob coordenação de Eduardo Medeiros, Rosana Fiorini Puccini e Denise Abranches.

A Associação Brasileira de Ensino Odontológico foi fundada em 1956 e congrega representantes das instituições de ensino odontológico no Brasil. Consolidou-se como espaço privilegiado de debate de políticas no setor, permitindo o encontro de lideranças, formuladores de políticas, diretores de faculdades, coordenadores de curso, professores e alunos de graduação e pós-graduação preocupados com a educação do cirurgião-dentista. www.abeno.org.br