>> CLIQUE E ACESSE O EDITAL <<

 

Abeno promove curso de atualização em Teleodontologia – inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para curso de atualização em Teleodontologia do projeto Formação de Redes de Trabalho e Cooperação Relacionadas a Políticas Públicas Nacionais que Contemplam a Formação em Odontologia, da Abeno, financiado pelo Ministério da Saúde em cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). O curso é coordenado pela entidade e pelo Núcleo de Teleodontologia da FO-USP em parceria com o núcleos de Telessaúde da UERJ, da UFRGS e da Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul, unidades integrantes do Programa Telessaúde Brasil.

O curso de extensão universitária tem o objetivo de promover a atualização de conhecimentos com relação às tecnologias educacionais interativas, quanto às aplicações das tecnologias de informação e comunicação utilizadas no processo de ensino-aprendizagem e sobre teleassistência em Odontologia. Integrando um conjunto de iniciativas voltadas para a ampliação e consolidação da Rede Nacional de Teleodontologia, a atualização tem como público docentes de cursos de Odontologia membros da Abeno interessados em constituir núcleos de Teleodontologia e Telessaúde, integrando-se à rede e passando a desenvolver, de forma colaborativa, atividades de teleducação e teleassistência voltadas para a atenção à saúde bucal, além de cirurgiões-dentistas que atuam na rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), na assistência ou na gestão em saúde, e alunos de pós-graduação.

Módulos

A carga horária total do curso é de 48 horas, distribuídas em quatro meses, sendo a parte ministrada a distância dividida em três módulos temáticos com duração de 12 horas cada um. O primeiro módulo trata de como instalar e gerenciar um núcleo de Teleodontologia, o seguinte de como ele pode apoiar a instalação do serviço de teleconsultorias e de segunda opinião formativa e o final de como a iniciativa estimula e apoia na instituição a formação de uma cultura de uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) interativas para mediar o processo de aprendizagem.

Estão previstos dois momentos presenciais, sendo o primeiro no início do curso, quando serão feitas as apresentações dos objetivos pedagógicos, da metodologia de trabalho e de avaliação e será ministrado o desenvolvimento do módulo introdutório de ambientação na plataforma Moodle. Este momento presencial tem  duração de quatro horas. O segundo momento presencial será ao final, com duração de oito horas, num seminário de discussão sobre os módulos ministrados e avaliação individual presencial.

Inscrições

São oferecidas 50 vagas. Interessados em participar devem seguir os procedimentos descritos no edital do curso, disponível no site da Abeno.

A primeira atividade presencial está prevista para ser realizada na FOUSP, em São Paulo (SP), no dia 20 de agosto, das 14h às 18h. A divulgação das inscrições homologadas será feita até o limite de preenchimento de vagas, e os candidatos receberão a confirmação por e-mail.

 

A Associação Brasileira de Ensino Odontológico foi fundada em 1956 e congrega representantes das instituições de ensino odontológico no Brasil. Consolidou-se como espaço privilegiado de debate de políticas no setor, permitindo o encontro de lideranças, formuladores de políticas, diretores de faculdades, coordenadores de curso, professores e alunos de graduação e pós-graduação preocupados com a educação do cirurgião-dentista.www.abeno.org.br