O local e o global
na 49ª Reunião da Abeno, na Paraíba

Com experiências internacionais e mais espaço para estudantes e gestores, encontro anual da entidade tem como tema central uma proposta: Ousar para Transformar no Ensino Odontológico. Participe!

 

Em encontro das lideranças da Abeno realizado em janeiro durante o Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (Ciosp), foi apresentada a programação da 49ª Reunião Anual da entidade, que acontece de 30 de julho a 1º de agosto, no Tropical Tambaú Hotel, em João Pessoa (PB). Entre os destaques estão a apresentação de experiências internacionais e mais espaço para estudantes e gestores. A programação completa está disponível no site da Abeno: www.abeno.org.br

O ensino odontológico
no Brasil e no mundo

Com o tema central Ousar para Transformar no Ensino Odontológico, a programação está dividida em três subtemas, contemplando a abordagem docente para a geração de estudantes em torno dos meios digitais, o uso de tecnologias da informação e comunicação e a gestão e avaliação do ensino odontológico. Serão apresentadas experiências exitosas no conceito proposto pelo tema central no Brasil e internacionalmente, com apresentações de Alex Bustos Leal, da Universidad de Concepción e presidente da Asociación Chilena de Enseñanza de la Odontología (Acheo); Damien Wansley, da University of Birmighan e presidente da Association for Dental Education in Europe (ADEE); e Daniel Rey de Carvalho, da Universidade Católica de Brasília (UCB-DF). 

O presidente da Organização Europeia de Pesquisa em Cariologia (Orca), Andreas Schulte, da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, ministra o minicurso Cariologia - Desafios e Perspectivas, aberto aos participantes da 49ª Reunião.

Professores, alunos e gestores

A programação conta ainda com exposição de pôsteres e reunião exclusiva com acadêmicos de odontologia. Em paralelo acontecem reuniões da plenária do Conselho Federal de Odontologia (CFO), do PET e Pró-Saúde, das residências multiprofissionais, da Teleodontologia, do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) e com coordenadores de clínicas odontológicas nas instituições e gestores de cursos de pós-graduação stricto sensu. 

No âmbito da gestão será oferecido o Curso para Gestores e Preceptores do Sistema Único de Saúde (SUS): Qualificação da Gestão em Saúde Bucal, Integração Ensino x Serviço, com Mitsue Fujimaki e Raquel Terada, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e Paulo Savio Angeiras de Goes, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Também haverá reunião dos avaliadores de cursos de graduação em odontologia, cadastrados no Banco de Avaliadores (BASis) do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), conferências sobre o documento orientador de avaliações de cursos e avaliação do Enade 2013. A 49ª Reunião Anual da Abeno será encerrada com a Assembleia Geral da entidade. 

Na reunião da Abeno durante o Ciosp foi apresentada ainda a estrutura do congresso, que será realizado no Centro de Convenções do Hotel Tropical Tambaú, espaço para 1.500 pessoas com um auditório master, dois salões e 10 salas de apoio.

 

MAIS ABENO NO CIOSP

Abeno formula solicitações ao Inep
sobre questões do Enade 2013

A reunião da Abeno durante o Ciosp, no dia 1º de fevereiro, também discutiu as questões que geraram dúvidas no Enade 2013. Foi elaborado um documento com solicitações das instituições de ensino superior ao Inep. O objetivo é contribuir para a melhoria do sistema de avaliação externa dos cursos de odontologia no País.

Entre as solicitações estão: verificar junto ao Inep meios legais para compartilhar com os alunos a responsabilidade quanto aos resultados do Enade; repensar o modelo de avaliação dos alunos e cursos de graduação sugerindo-se maior frequência das visitas dos avaliadores in loco com critérios e indicadores específicos de odontologia (documento orientador); repensar a avaliação da infraestrutura e do projeto pedagógico, componentes do CPC, com base no questionário socioeconômico dos alunos; capacitar os elaboradores e revisores do Enade no domínio das DCNs, principalmente focando no perfil egresso generalista; considerar as competências procedimentais e habilidades técnicas exigidas na formação do cirurgião-dentista; ampliar e antecipar a seleção dos elaboradores e revisores de itens, considerando que há um prazo de três anos entre as provas; e solicitar às IESs que se posicionem em relação às questões com problemas técnicos ou conceituais enviando recursos fundamentados para o Inep e para a Abeno.

A Comissão de Ensino da entidade vai encaminhar ao Inep um posicionamento acerca das questões com problemas, identificados pelas IESs, que se manifestaram.

 

Celeste (Abeno), Morilhas (CFO) e Miyake (CRO-SP)

 

Abeno, CFO e CRO-SP discutem qualidade da formação profissional

Ainda durante o Ciosp, a Abeno recebeu o presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Ailton Morilhas Rodrigues, e do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP), Claudio Yukio Miyake, para discutir junto às IESs ações integradas de fortalecimento da qualidade da formação do cirurgião-dentista e do exercício profissional odontológico.

Claudio Miyake falou da importância da parceria com a Abeno. “Como órgão que rege a odontologia brasileira, temos diversas demandas relacionadas ao exercício profissional, de todas as ordens. Confiamos na Abeno para trabalhar junto ao CRO-SP no que se refere à formação odontológica e à qualidade do ensino e do aprendizado porque trata-se de uma entidade que, por meio de seu trabalho e de sua credibilidade, dialoga diretamente com todos os envolvidos nesse processo.” De acordo com Claudio Miyake, 40% dos processos éticos registrados dizem respeito a profissionais com menos de cinco anos de formado, o que, para ele, chama a atenção à formação profissional. “Precisamos trabalhar juntos para que os cirurgiões-dentistas que vão entrar no mercado estejam mais preparados para as questões próprias à prática profissional. A Abeno é uma importante parceira nesse nosso objetivo em comum.” 

O presidente do CFO parabenizou as entidades pelo trabalho conjunto. “Somente unidos é que superaremos os desafios que ainda estão diante do desenvolvimento da nossa odontologia. Abeno e CRO-SP estão dando um exemplo de como unir esforços pelo fortalecimento do cirurgião-dentista e pela consequente promoção da saúde bucal.”

No dia anterior, 31 de janeiro, a presidente da Abeno, Maria Celeste Morita, participou do lançamento do selo e do carimbo comemorativos dos 50 anos do CFO. Um álbum contendo a peça filatélica e uma réplica do carimbo foram entregues por um representante da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos a profissionais que se destacaram na Odontologia.

A Associação Brasileira de Ensino Odontológico foi fundada em 1956 e congrega representantes das instituições de ensino odontológico no Brasil. Consolidou-se como espaço privilegiado de debate de políticas no setor, permitindo o encontro de lideranças, formuladores de políticas, diretores de faculdades, coordenadores de curso, professores e alunos de graduação e pós-graduação preocupados com a educação do cirurgião-dentista.www.abeno.org.br